FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ganhei uma tuia jacaré de formatura, o que fazer???help
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rorobles

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 10:41 am    Assunto: Ganhei uma tuia jacaré de formatura, o que fazer???help Responder com citação

Olá pessoal do fórum, eu me formei na faculdade e ganhei de presente uma tuia jacaré de 6 anos. Sou iniciante e gostaria de ajuda para o que podar e onde podar, para que ela fique cada vez mais bonita e saudável.
Ganhei tb uma jabuticaba, bem malsai, como dizem por aqui, rs, ela eu vou deixar crescer, colocar pra mamar, rs
Deixo as fotos.
Tuia Jacaré

e a jabuticaba

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

amigo, acho que sua jabú não é tão ruima assim, só precisa de um pouco de atenção e uma limpeza.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

ENTÃO, NO MOMENTO NÃO TEM NADA PRA FAZER , NÃO É A ÉPOCA DE PODAR O JACARÉ, É SÓ AGUA MSM .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rorobles

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

wlsjurai escreveu:
amigo, acho que sua jabú não é tão ruima assim, só precisa de um pouco de atenção e uma limpeza.

Boa noite amigo wlsjurai..
Obrigado pela atenção e pelo carinho com a jabu, rsrsrs.
Se puder me dar uma dica do que vc chama de limpeza, eu agradeço.
Obrigado
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rorobles

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo L C escreveu:
ENTÃO, NO MOMENTO NÃO TEM NADA PRA FAZER , NÃO É A ÉPOCA DE PODAR O JACARÉ, É SÓ AGUA MSM .

Opa Ricardo.
Obrigado pela dica, então vou continuar com a rega...
Abração
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2012 7:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rodrigo, foram dois ótimos presentes que voce recebeu, disso eu tenho certeza e posso garantir a voce que doravante voce só irá ter que aprimorar seu conhecimento técnico sobre cultivo, para que no futuro possa ter em mãos dois lindos bonsai com que abrilhantar seu viveiro e despertar em que observe as plantas, toda a admiração que irão causar.

De fato, a melhor época para intervir tanto numa espécie quanto na outra, é no inverno, e não agora no verão. Mas vc pode ir fazendo alguns trabalhinhos menos invasivos, como retirar com as pontas dos dedos as acículas secas e galhinhos mortos no junipero procumbens (nome correto da "tuia"), bem como tambem na jabu. Acículas é o nome que se dá para as folhas do junipero, em formato de agulhas. Com essa limpeza e a exposição solar o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde e somente depois de verificar que o solo está, de fato, seco, suas plantas irão se desenvolver melhor, vez que terão maior incidência de luz e calor solar, além de melhoria na circulação do oxigenio entre os ramos, o que sempre beneficia qualquer espécie, particularmente essas.

Na sequencia, elimine tambem o musgo, pedrinhas e gramineas ou ervas daninhas que estiverem crescendo na superficie do solo. Elas apenas servem para atrapalhar a rega e dificultar a correta oxigenação na parte superior das raizes de suas plantas, e não trazem nenhum beneficio. O musgo, esse então é um grande vilão. Depositado para enfeitar, não tem nenhuma serventia, e compromete sobremaneira o desenvolvimento de qualquer planta, se não se cuidar de sua eliminação desde logo.

Para finalizar: use uma faquinha ou canivete, e remova um dedo ou dois do solo junto da borda em ambos os vasos, até o fundo deste. No buraco, preencha com um novo substrato, contendo uma mistura de carvão, areia grossa de construnção sem peneirar e caco ceramico. Não há problema algum se cortar fora algumas poucas raízes no momento de fazer esse trabalho, posso assegurar.

Esse trabalho visa preparar as plantas para serem devidamente reenvasadas no inverno, de maneira a permitir um desenvolvimento radicular (das raízes) mais intenso dentro desse composto que indiquei. Além disso, esse tipo de solo promove uma maior aeração no sistema radicular, além de aumentar a drenagem da agua da rega diária.

Por ultimo: dentro de 15 dias, a contar dessa intervenção, comece a adubar. Um bom adubo é o osmocote, que poderá ser depositado sobre o solo, próximo da borda do vaso. Em cada vaso voce pode colocar umas quatro colherinhas de chá, cheias, em cada um dos quatro cantos (se for redondo o vaso, imagine o canto, rss). Como trata-se de um adubo de liberação lenta, a decomposição irá ser naturalmente forçada pela planta, na medida de suas necessidades. Esse reforço irá fortalecer suas plantas, preparando-as para serem devidamente trabalhadas quando a época correta vier.

Qualquer duvida, é só perguntar. Seja bem vindo à nossa familia bonsai, e espero que essas duas sejam apenas o preambulo para outras tantas mais. Boa sorte e não deixe de estudar bem todos os tópicos, artigos e material que encontrar em nosso forum e em sites alternativos.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rorobles

MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2012 10:31 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Rodrigo, foram dois ótimos presentes que voce recebeu, disso eu tenho certeza e posso garantir a voce que doravante voce só irá ter que aprimorar seu conhecimento técnico sobre cultivo, para que no futuro possa ter em mãos dois lindos bonsai com que abrilhantar seu viveiro e despertar em que observe as plantas, toda a admiração que irão causar.

Obrigado Nickfury,
Fico muito agradecido pelas boas vindas e pelas dicas, vou amanhã mesmo retirar o musgo e as ervinhas essa semana ainda vou preparar o substrato, só preciso arrumar o caco de telha, inclusive deixa eu tirar mais uma duvida, rspode-se substituir o caco de telha por pedrisco de aquário? ou vou ter que lembrar meus tempos de prisioneiro em outras vidas e quebrar pedras?rsrs
Grande Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2012 8:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lamento, mas terá que por a mão na marreta, ou martelo, e partir para a quebradeira. O caco ceramico é insubstituível, não tem como trocá-lo por pedra de aquario. Se vc pegar um pedacinho e observar no microscopio, verá furinhos diminutos, chamados microporos. Nesse local a agua da rega diária deposita micro gotas, que ficam retidas durante o transcorrer do dia, e que vai, aos poucos, se dispersando para as raizes, contribuindo para mante-las umidas por mais tempo.

Com isso, estabelece-se um ciclo de vital importancia para o sistema radicular da planta, pois o substrato que tem esse material em sua composição não só drena o excesso, como retem o estritamente necessário para a sobrevida das plantas cultivadas nele. Então, considere esse aspecto para entender qual a importancia de ter esse material presente na composição do substrato. E por que não pode ser substituido.

Geralmente, quebramos telhas de ceramica, usadas, do tipo colonial ou francesa. Na falta, usa-se tambem tijolinho maciço ou furado, mas é um material de segunda categoria, que resiste bem menos, pulverizando-se com maior intensidade e mais rapidamente que o da telha. Quanto mais grossa e dura a telha, melhor.

Use uma bacia plastica, um segmento de madeira tipo vigotão para apoiar, e desça o martelo com calma, para fragmentar em tamanhos variados e adequados. Se quiser, cubra com um pano grosso ou um pedaço de camara de ar de caminhão, que é mais grossa e resistente, enquanto força a quebra, evitando que espirre longe pedaços pequenos. Use sempre óculos de proteção, luvas e mascara, para evitar acidentes. E nem preciso dizer: faça isso afastado de crianças e animais domésticos.

Ao terminar, use algumas peneiras, com furos diferenciados, para separar o material em granulometrias diferenciadas. Conseguirá assim um material mais adequado, podendo usar em parceria com outros ingredientes, variando a espécie e o tamanho da planta. Plantas maiores, com sistema radicular mais intenso como o ficus, pedem granulos maiores. Acondicione o material em latas ou baldes, e sempre faça mais do que precisa, para não ter falta quando for usar. Isso é muito importante.

Como tenho um viveiro grande, eu costumo quebrar pilhas de telhas, em pedaços do tamanho de uma bolacha de agua e sal. Encho uns dois ou tres tambores de 500 litros com essa material. Em seguida, processo tudo, fragmentando em diversas granulometrias usando um triturador de sementes e grãos, adaptado especialmente para essa finalidade. Consigo separar tudo com quatro peneiras grandes, enchendo varias bacias, e depois guardo tudo em toneis de 100 litros, com tampa, para ir usando conforme a necessidade.

Faço o mesmo com o pedrisco, peneirando um caminhão (seis toneladas) de areia, para separar o pedrisco. Depois, quebro uns tres cupinzeiros, para extrair terra granulada. No caso, é preciso queimar a terra, para eliminar sementes, insetos e ovas de cupins, antes de usar. Faço a queima num fogão de campanha, numa panela que comprei para isso, misturando com uma big colher de madeira. Haja trabalho. rss

Para finalizar, compro uns tres sacos de carvão, desses para churrasco, trituro no martelo e misturo, juntamente com casca de pinheiro desidratada, comprada em sacos de 100 litros em casas de agropecuaria e jardinagem. Vê, como é fácil, voce quebrar umas poucas telhinhas? rss

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 2:46 am    Assunto: Responder com citação

Nick

o osmocote que vc recomenda substitui a farinha de osso e a mamona?

tenho as mesmas especies que o rorobles

e qual seria a periodicidade do uso?
abraços!
rorobles

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Nicky,
ufa, cansou só de ler o que você faz, rsrs
Brincadeiras a parte, obrigado pelas dicas e saiba q no fim de semana, vou quebrar umas telhas e lembrar de você e não me esquecer de uma anotação mental - jamais ter um viveiro tão grande de bonsai - Laughing mas muito obrigado mesmo, rs
já tirei as ervas da jabuticaba e uma boa parte do musgo do jacaré, só que fiquei com uma dúvida e parei no meio do caminho, quando eu tirei uma das placas de musco, expus algumas raizes finas do jacaré e resolvi voltar o musgo para lá, tem algum problema manter o musgo ou expor as raizes?
Obrigado.
Abraços

PS* quando eu for para BSB, quero conhecer seu viveiro, fiquei curioso, rs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 10:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Dummar, a periodicidade do osmocote é garantida pelo próprio produto, vez que há no mercado algumas variedades desse adubo, com prazos pré definidos, como por exemplo 3 meses, 6 meses ou 9 meses. O melhor, segundo as estimativas, é o de composição 15-09-12 ou 09-15-12 (cada numero corresponde ao nutriente principal: NPK - nitrogenio, fosforo e potássio). No produto mais longevo, 9 meses, é o tempo que o adubo irá levar para se decompor totalmente, perdendo suas capacidades nutricionais. Findo esse prazo, é necessário efetuar novo aporte.

Rodrigo, não só voce mas qualquer outro forista, vindo a Brasilia é só entrar em contato comigo, via MP, antecipadamente, que terei imenso prazer em recepcionar em minha casa, para mostrar meu trabalho. Em relação às raizes superficiais, não há nenhum problema em expor, melhor deixar sem a cobertura de musgo, é mais saudável para planta.

rorobles

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nicky, novamente pela dica e saiba q quando foir pra brasilia, te aviso, tenho família aí e estou devendo uma visita, rs
abraços
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nick
Obrigado!!!!
abração!!!!
rorobles

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, e mestre Nicky, rs
Retirei o musgo como indicado e pude reparar no substrato, que me preocupou principalmente no jacaré (que está brotando novas "patinhas" rsrsrs) ele está parecendo uma argila e quando rego, fica empoçado. o que fazer, no fds vou preparar um pouco de caco de telha, mas gostaria de saber se já posso trocar o substrato ou espero até o inverno? já vou fazer o procedimento indicado pelo nicky nas bordas dos vasos.

Obrigado pela ajuda - de novo.
Abraços
rorobles

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2012 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
estou aqui colocando as fotos depois de tirar os "enfeites" das plantas e aproveito e apresento tbm a minha romã, ganhei essa pequena - mini-romã eu acho, ficava na casa do meu avô, nem tinha pensado em considerar como muda pra bonsai, mas ela virou minha cobaia, tadinha, dei uma aramada nela, só pra treinar, já que li em um site que poderia aramar nesta época, então fui treinar nela, ficou bonitinha, eu acho, rsrs deem suas opiniões.
Essas fotos estão com mais qualidade, não são de celular, rs
Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: