|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 7:23 pm Assunto: Jequitibá-rosa |
|
|
E aí pessoas!
tudo certo?
Conversando em um tópico sobre nativas, falei de que gostaria de ter um jequitibá-rosa e o grande Chaddad me ofereceu uma mudinha... e é claro que aceitei... parece que era uma estaca de uma raiz... tratei de plantá-la no chão de casa e agora é esperar, esperar e quem sabe esperar mais... enquanto isso vamos estudando planos para esta pequena... eu deixei abaixo da terra a parte da raiz... creio que talvez possa ser usada para o projeto... e esta foto eu ja tinha cortado em 2 partes o galho q estava bem comprido... e deixei para ver se pega por estaca...
pesquisando imagens na internet... ela ao natural é bem pescoçuda que segundo o grande wikipedia: "Medições comparativas indicam claramente que esta sim é a maior árvore da Mata Atlântica brasileira"
ainda não sei que rumo dar... sei que mesmo esperando ela engrossar e tal seria bom ja prever movimentos ou coisas assim... não sei... talvez com as resposta dos amigos do forum eu me decida =D
não quero fazer algo oriental... estou interessado em tentar imitar a segunda foto de cima... seria bom a conicidade convencer e não parecer um cabo de vassoura com copa...
é isso aí, conto com a opinião de vocês...
abraços! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 9:50 pm Assunto: |
|
|
Lrgullo,
Também tenho um jequitibá. O meu eu estou deixando mesmo crescer livremente. Ele é mesmo pescoçudo. o meu já está com uns 2 metros de altura. Acho que dessa forma, ele engrossa mais rápido. Mas não é certeza. Estou apenas em fase de experiência.
De qualquer forma, estou percebendo que ele adquire uma boa conicidade, mesmo sendo pescoçudo. As folhas lembram muito as da goiabeira, mas reduzem fácil fácil. Só fiz uma desfolha para testar, e agora, a maioria das folhas estão com um terço do tamanho que tinham as anteriores. Algumas têm o tamanho de uma moeda de um real.
A pesar de o jequitibá-rosa ser mais pescoçudo, acredito que um aspecto pacecido com o desse jequitibá-branco seria mais natural:
(http://www.vivaterra.org.br/jequitiba_branco_1.1.jpg)
Ou talvez esse:
(http://www.jornaldaslajes.com.br/imagens/paginas/colunas/%7B8FC73023-1399-4FB6-9864-A8C9D7700B5D%7D_jequitiba.jpg)
O jequitibá assume esse aspecto mais pescoçudo em áreas de matas e florestas, onde ele busca crescer mais alto do que as outras árvores para buscar a luz solar, mas em áreas de vegetação mais rala, como cerrados, ele não desenvolve essa característica, ficando assim mais compacto.
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|