Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
santacreu
Registrado: 30/06/09 Mensagens: 2 Localização: Santana de Parnaiba/Alphaville-SP
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 9:39 pm Assunto: entortando troncos |
|
|
ola pessoal estou com uma grande duvida pois tenho uma planta da qual eu pretendol entortar o tronco...tenho a ferramenta entordarora mas eu acho que marca e machuca muito o tronco e queria saber como se faz a tecnica de entortar o tronco revestindo o tronco com boracha e arame porque viumas pessoas faendo e elas entortao muito o tronco muito mesmo e queria saber se n quebra oque acontece e como eu faço essa torçao tao drastica.....
obrigadoo |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Vc pode colocar borracha de camara de pneu! mas vai aos poucos coloca sua ferramente e da um torque alguns dias depois aperte mais e assim vai indo até chegar ao ângulo que vc quer. não precisa ser drástico de uma só vez. espero ter ajudado. abraços Neuhaus. |
|
|
 |
santacreu
Registrado: 30/06/09 Mensagens: 2 Localização: Santana de Parnaiba/Alphaville-SP
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 10:13 pm Assunto: |
|
|
mas entao eu tava querendo saber como faz a outra de enrrolar a camara de peneu no tronco e entortar muito tipo 6070 graus .....pq vi fazerem isso e adorei mas queria saber como fazz |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 10:44 pm Assunto: |
|
|
SAnta...
Isso vai depender muito das espécies que vc vai fazer o entortamento..
Se for juníperus, dá pra fazer tudo de uma vez.. agora se for azaléia por exemplo.. esqueçe...
se quiser postar aqui sua planta.. Muita gente vai querer ajudar...
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 2:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Como bem salientou o nobre colega MC, irá sempre depender de que espécie é a planta que voce deseja entortar o tronco. Infelizmente nem todas se prestam a isso, mesmo usando determinadas técnicas para fazê-lo, ao invés de ferramentas que, como bem colocado, podem acarretar defeitos ou marcas indeléveis, que nunca irão cicatrizar ou desaparecer, acabando por acarretar a morte da planta como bonsai.
Sugiro, então, como o MC, que vc poste imagens de sua planta, para que possamos analisar em concreto o que vc deseja e dizer, com certeza, se é possível ou não fazê-lo. Devo dizer que nem sempre é necessário entortar o tronco de uma planta para torná-la um bonsai de qualidade técnica superior. Há muitos bonsai por aí que possuem tronco reto e nem por isso deixam de ser menos valorados.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 38 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 2:52 pm Assunto: |
|
|
Li em alguns sites que deve-se suspender a rega da arvore alguns dias antes de iniciar o "entortamento". Isso procede?
Se sim, por que iso ocorre?
grato! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 3:32 pm Assunto: |
|
|
wlsjurai escreveu: | Li em alguns sites que deve-se suspender a rega da arvore alguns dias antes de iniciar o "entortamento". Isso procede?
Se sim, por que iso ocorre?
grato! |
Essa técnica se usa porque, com menos seiva no tronco e galhos, eles ficam mais maleáveis.
Contudo, em Juníperus acho desnecessário visto a sua flexibilidade normal.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 38 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 5:23 pm Assunto: |
|
|
hum... tem a ver com o preenchimento de seiva.
Muito obrigado Elio, vou guardar a dica para quando for entortar alguma das minhas arvores. |
|
|
 |
|