FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero no Amazonas...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ivo Seixas Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2006 7:07 pm    Assunto: Junípero no Amazonas... Responder com citação

Encontrei este junípero (é isso mesmo?) no lixo de um terreno baldio, com as raízes expostas e catei pra mim. Tirei os galhos velhos ou murchos e fiz uma poda leve nas raízes. acomodei a planta em um saco com um substrato orgânico, mas também bastante arenoso.
Deixarei a planta em recuperação por um ano.
Porém não sei que estilo adotar. Na verdade não faço a menor idéia.
Illex, socooorrooo! Alexandre preciso de seus preciosos desenhos. Foristas, me ajudem por favor. Aqui em Manaus é um pouco difícil conseguir juníperos como esse, devido ao clima inclemente, portanto não posso perder essa oportunidade que meu karma positivo me proporcionou...
Agradeço atodos que colaborarem.
Ivo

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2006 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ivo, neste momento, o correto é deixar a sua planta se recuperar por, pelo menos, 1 ano. Se a recuperação for boa, será mais fácil verificar o que fazer com os galhos que se recompuseram.
Regra número 1: PACIÊNCIA

Todos ficaremos esperando a recuperação.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2006 12:16 pm    Assunto: Re: Junípero no Amazonas... Responder com citação

Olá Ivo,

Como nosso amigo e Professor Mario disse, é melhor esperar amigo. Espere cerca de 1 ano, se a folhagem se recuperar bem (houver bastante brotação e tudo mais), poderemos pensar no que fazer com ela, se nao espere! Espere! Espere! Com Coniferas nao podemos ter pressa, se nao o trabalho nao caminha. Ja que as raizes estavam de fora (expostas) devem ter sofrido um bocado, aplique enrraizante na planta (utilizo somente Tiamina), cerca de 9 aplicações (9 regas ou 9 dias de aplicações), que será de bom grado. Vejo um grande pontecial em seu Juniperu para o futuro se houver grande brotação, há possibilidades de se fazer varios Jins e Sharis, muita madeira morta e uma pequena copa compacta, ficaria muito bom neste Juniperu. Porem isto é no Futuro, para ilustrar isso nosso amigo Alexandre poderia desenhar como voce disse. So para inspirar duas fotos de dois magnificos Bonsai de Kimura:

Este capa de seu Livro

E este nem se fala (que bela planta)

Vá nos dizendo como esta indo seu Juniperu. E por falar niso tem aproximadamente quantos dias que o recolheu? Assim que sua recuperação começar (torcemos por isso), va nos mostrando mais fotos da nova folhagem. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivo Seixas Rodrigues

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2006 11:31 pm    Assunto: Obrigado Responder com citação

É, acho que melhor mesmo é esperar e deixar que a planta defina qual estilo é melhor para ela.
Illex, ela foi encontrada em péssimo estado no dia 28 de novembro de 2005. As fotos foram feitas ontem. 4/1/06.
Obrigado.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 11:07 am    Assunto: Re: Obrigado Responder com citação

Olá Ivo,

Que bom que ja tem um tempinho amigo, acredito que ela deva se recuperar entao. Esperamos ver mais fotos dela, o mais importante agora é o cultivo, adubação, e matenha o olho para que nao tenha pragas, rega e tudo mais. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: