|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qua Dez 28, 2005 5:56 pm Assunto: Quero sua opinião o que devo fazer com essas mudas |
|
|
Me ajudem a decidir o que devo fazer com essas mudas, podar, inclinar, sei lá ou elas não servem pra ser um bonsai. não consigo ver nada!!!
essa é uma primavera
e essa é uma extremosa roseda
obrigado a todos _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Dez 28, 2005 7:01 pm Assunto: Re: Quero sua opinião o que devo fazer com essas mudas |
|
|
Olá Sergio,
Amigo guarde uma coisa em mente:
Todas as plantas (árvores) podem seguir o caminho e chegar um dia a ser Bonsai, so que algumas dão mais trabalho e outras menos trabalho.
As suas tambem podem ser Bonsai, so qeu dará um pouco de trabalho, nao muito, o que terá de trabalhar é poda e estruturação, aqui seguem-se seus desenhos que editei (horrivelmente no paint), para tentar explicar melhor:
Primavera
Onde se encontra o traço rosa é onde voce irá poda-la. Após algum tempo, meses ou mês, ela irá brotar vigorosamente. Espero que a parte que brote tendo maior vigor seja a que esta rodeada pelo circulo azul. Em seguida após a brotação irá cortar novamente na direção onde esta passando o traço amarelo, pois daria um bom (um dos bons primeiros galhos) galho (o que sobrou), para formar a estrutura. Porem se a brotação for muito grande poderá podar por onde passa o risco verde assim educaria todos os galhos desde o inicio. Depois de um tempo voce deveria eliminar todos os galhos antigos e somente trabalhar com os novos, provenientes dessa brotação. Imagino o trabalho no futuro mais ou menos assim:
Resedá (costumamos chamar a Extremosa somente por Resedá)
Primeiramente voce irá cortar onde esta o traço vermelho. Em seguida voce irá seguir o mesmo esquema dito sobre a primavera acima, ira esperar a nova brotação, que no caso do Resedá é rapido aparecer, mas demorado de se desenvolver, é uma planta que precisa de um pouco mais de paciencia. Esperamos que tenha brotações tambem onde esta o circulo roxo (recomendaria retirar todos os galhos, porem estamos em uma epoca que nao é propicia para esta poda drastica). Depois se conseguirmos grande brotação nessa regiao, iremos podar onde esta o traço azul escuro, diminuindo mais a arvore, fazendo assim com que ela fique com uma folhagem mais densa e compacta. Em seguida depois de tudo isso tire o galho que cresce la em baixo que esta com um trao azul escuro tambem, se preferir tirar ele antes tudo bem, porem acho bom seguir estapas. O futuro Bonsai formado por este processo será o mesmo do desenho acima, irá se inclinar mais para o lado de Hokidachi, como o da Primavera.
Espero que tenha entendido amigo. Outra dica que quero te passar é que coloque ambas as plantas em escorredores de macarrão, pois assim ira acelerar e muito o crescimento de ambas as plantas, uma boa adubação é muito importante para o desenvolvimento de ambas as plantas, principalmente do Resedá que tem um desenvolvimento mais lento em relação ao da Primavera. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qua Dez 28, 2005 7:23 pm Assunto: muito obrigado Ilex |
|
|
Se alguem mais tiver alguma ideia agradeço muito mesmo. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Qui Dez 29, 2005 8:28 am Assunto: |
|
|
Beleza de explanação ILEX, ótimas colocações.
Eu só mudaria uma coisa na Primavera, faria quase tudo do mesmo jeito, só que trocaria de galho a ser utilizado (utilizaria o da direita), pois com este galho, inclinando um pouco a planta, teria um pouco mais de sinuosidade dando uma sequência melhor ao caule. Quro dizer que na parte marcada em azul, a curva não é tão boa quanto na linha verde.
Mais uma opinião....
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 30, 2005 11:58 am Assunto: Obrigado Romulo |
|
|
Obrigado pela participação romulo, apesar de morar no rio grande do sul sou seu vizinho, pois sou natural de tereseina piaui. abraços. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 81 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Sáb Dez 31, 2005 6:07 pm Assunto: |
|
|
Sergio,
Me parece que a sugestão do Romulo é boa.
Porém, tenho alguns bonsai de Primavera, e verifiquei que os troncos não engrossavam. Pesquizando vi que as informações é que ele não engrossa em vaso.
Mesmo assim quando florescem ficam lindos.
Você vai gostar. É uma linda planta.
Um forte abraço
Lúcio |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 01, 2006 4:10 pm Assunto: amigo obrigado pelas dicas |
|
|
Lucio valeu mesmo pela participação. pessoal estou em ferias e quem quiser tc comigo é so me adicionar no msn, sempre dou uma passada pra ler e-mail e bater um papo rapido com os amigos. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 9:16 pm Assunto: |
|
|
Oi Sérgio !!!!
O Illex - grande moderador - deu ótimas dicas e sugestões.... é só seguir......
Se as 2 plantas fossem minhas, eu as colocaria imediatamente em escorredor de macarrão. Você poderá constatar o crescimento rápido e vigoroso.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 12:54 am Assunto: dicas |
|
|
Sérgio, eu concordo com o colega Romulo: creio que deveria (na primavera) eliminar o galho da esquerda (na foto) e manter o galho da direita, pelo menos até onde ele emite dois galhinhos opostos entre si. Para absorver melhor a sinuosidade e formar desde pronto um movimento melhor para a planta, arame desde a base. A idéia do escorredor é interessante, mas funciona melhor para estimular a formação de um bom nebari, do que para engrossar o caule da primavera. Nesse caso, engrossar, o ideal é plantá-la no chão, se possível, e sangrar uma vez por ano, até obter o diâmetro mais adequado. Isso inclusive ajuda, estimulando maior brotação, permitindo que, com uso de arame e poda, voce desenvolva uma planta de qualidade superior.
Quanto ao resedá, tambem nomeado na net como langestromia indica ou algo parecido, arame nele e force movimento no tronco. Corte os galhos, deixando-os mais curtos e arame tambem, formando sinuosidade compatível com o tronco. O resedá permite um trabalho de bonsai de qualquer tamanho. Esse sim desenvolve bem num escorredor ou numa bacia plastica de tamanho maior. Em qualquer dos casos, aplique forte adubação organica, para estimular brotação e desenvolvimento nas plantas. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|