FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tecnica: sashiki?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 07, 2011 6:07 pm    Assunto: Tecnica: sashiki? Responder com citação

Dae galera, tenho feito muito dessa tecnica e gosto muito tambem, porem nao sei si realmente faço certo ela, costumo fazer assim:
Seleciono os galhos, corto nos tamanho desejado, nunca dei muita bola para corte diagonal ou nao e tamanho da estaca, mas tambem nao deixo muito desproporcional, deixo de molho em vitamina b1 e depois as coloco em areiao grosso e as deixa a meia sombra.
Nas estacas de amora estou com otimas brotaçoes e apenas 3 semanas, pingo de ouro nao deu sinal de brotaçao, as portulacarias estao uma ou outras com brotaçao e as guajuviras um vaso brotou outro ainda nao, curioso que as da guajuvira as que estao em vaso de plastico brotaram as que estao em vaso de argila (acho que e argila nao sei certo o material) nao brotaram.
Assim como pergunto, como os amigos tem feito suas estacas?? Qual maneira tem dado mais certo? Sol pleno? Meia sombra? Substrato? Rega?
Essas sao algumas questoes que tem me incucado bastante, e acredito que muitos tambem.....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 3:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marlon, um esclarecimento: SASHIKI é o nome de uma técnica japonesa para estaquear pinheiro, e apenas pinheiro originado de semente. Após a germinação da semente do pinheiro, por exemplo do pinheiro negro, mais comum no Brasil, estando as mudinhas com uns tres cm, retiramos do local onde estão plantadas, cortamos fora a raiz pivotante, e plantamos em seguida. Com isso, evitamos que as raizes pivotantes, muito comum na espécie, cresçam totalmente retas e grandes, o que dificultaria o cultivo da planta no bonsai, ok?

Qualquer outra estaquia que diferir desse conceito acima descrito, não é sashiki, mas estaquia apenas. Para voce poder aprender sobre o uso dessa técnica em mudas obtidas por sementes de pinheiro negro, veja o link abaixo:

http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=18

Em relação a estaquia de outras espécies, principalmente as que voce mencionou, é importante destacar que cada caso é um caso, e o local onde está residindo e cultivando suas plantas é muito relevante, pois o resultado sempre será diferente. Eu, por exemplo, moro e cultivo plantas no planalto central, no DF, voce está no sul do país, no RS, e por aí vai. Em outros estados do país, há um imenso diferencial nesse aspecto, em que o clima é fator preponderante ao resultado obtido, e as variações climáticas terão sempre muita influência nisso.

Portanto, é pura retórica eu ou voce, ou qualquer outro forista em outro local diferente do nosso, colocar os resultados que obtém com a estaquia desta ou daquela especie em particular. Claro, a técnica de cultivo e de plantio são exatamente as mesmas, isso não muda. Mas o resultado, esse sim, será sempre diferente e estará atrelado a valores diferenciadores, em razão do clima.

Peguemos um exemplo de um grande amigo do forum, o Bergson Vasconcelos. Ele reside, trabalha e tem seu viveiro em Maceió, Alagoas. Quando eu o visitei há alguns anos, visitei seu sitio, onde ele tentava o cultivo do pinheiro negro via semente. Pois bem, ainda que tenha plantado e conseguido germinar umas duas mil sementes, quando as mudas estavam prontas, com uns quase cinco cm de altura, começaram gradativamente a secar e morrer. Por causa de quem? Não do Bergson, claro, vez que ele atendia todas as recomendações quanto aos cuidados para com a espécie, mas sim ao clima da area onde cultivava.

O clima em Maceió é extremamente umido, porem mais quente que umido, o que dificulta sobremaneira a sobrevida dessa espécie por lá. Então, para o Bergson cultivar pinheiro negro, só se mudasse de estado, vindo a morar no sul, o que não é compatível com sua vontade, claro. Deixou o pinheiro negro para outros e foi plantar algo que valesse mais a pena. Vê? o fator clima é sempre preponderante no cultivo. Por isso, as respostas irão sempre variar e nunca serão iguais.

Alguns cuidados sempre são seguidos: cultivo a meia sombra, rega diária, areia como substrato inicial, vasos plasticos ou escorredores ou sementeiras, tanto faz. Algumas espécies, como o pinheiro por exemplo, não pegam por estaquia. O recipiente de cultivo pode ser ceramico, sem nenhum problema, mas irá depender sempre de qual espécie se fala.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Hum entendi, e que faço esses tipo e perguntas para eu ter mais ou menos uma base do que estou fazendo, o clima realmente muda muito, mas algumas regras sao sempre seguidas na estaquia, assim como ha fatores que influenciam no cultivo do bonsai, acredito que em qualquer outro tipo de de cultivo tambem ha os seus metodos, pergunto aos amigos como fazem com suas tecnicas para quem sabe tentar usar os mesmos metodos e ver qual se encaixa mais aqui no sul, certas experiencias, entendem?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: