|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 10:04 pm Assunto: Seria uma opção de Bonsai |
|
|
Bem, eu sempre gostei de pensar de forma inusitada, então refletindo sobre meus bonsais me veio à memória alguns anos atras quando era mais novo, quando como toda criança plantei uma sementinha de feijão em um pedaço de algodão enquanto observava seu crescimento.
Então pensei com meu cérebro altamente provido de imaginação e idéias mirabolantes e duvidosas, seria possível um bonsai de FEIJÃO?!
Só me restou fazer uma coisa, perguntar ao oraculo, isso mesmo fui lá no oraculo, nosso querido Google.com. Bem a primeira coisa que me questionei foi o comportamento da planta, que neste caso deveria formar lenho, para o tronco ou algo do tipo, então encontrei sim, porém não tenho tanta certeza se daria um bom bonsai, porém ao meu ver seria vaiavel.
É a Canajus indicus, ou Canajus flavus, Canajus cajan. Conhecida também como feijão de arvore, ou feijão guandu, dentre outros nomes regionais, bem achei ela entre alguns aspectos bem bonitinha. A seguir fotos:
É sempre um prazer descobrir coisas novas. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 9:49 am Assunto: |
|
|
Kuruta, sou fã das pessoas que sempre tem em mente idéias inovadoras. Creio realmente que elas são o motor do progresso. A questão de se poder fazer ou não um bonsai de feijão, sempre vai ter quem acha que pode... aliás, tudo pode... Mas isso não significa que será aceita por todos. Aliás tem coisas que é difícil serem aceitas por quase todos pois saem totalmente do que é tido como certo. O feijão tem um caule lenhoso? sim... O feião aceitaria uma "estilização" como bonsai? aí já ficou difícil... e por último: qual a vida útil de um pé de feijão? O feijão convencional, em suas inúmeras espécies não vive mais do que uns 6 meses... aliás, normalmente, menos que isso... Em nossa região se planta o feijão (semente) em agosto/setembro, para colher em dezembro janeiro, quanto então o pé já está totalmente seco. Ou seja, o ciclo de vida dele é curtísismo... Daí, adiantaria fazer um bonsai com uma espécie assim? Nem se chegaria a estilizar e já estaria morto... Não conheço esta espécie que o amigo cita aí e talvez o nome de feijão, seja apenas um nome popular. Mas mesmo não sendo, dada a suas características, deve ser mais uma destas leguminosas de ciclo de vida que nào ultrapassa a um ano. Se assim for, bonsai disso aí, nem pensar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 4:25 pm Assunto: |
|
|
Elio Após algumas pesquisas encontrei o tempo de vida, ela é uma arvore de vida perene curta ou semi-perene, vive em média 3 anos na natureza. (Então é como alguns bonsais de pimenta)
É interessante para alguns principiantes anciosos por resultados rápidos.
Sua floração e produção acontece com 120 à 180 dias
Resistente à seca
Se dá bem com N.
Seus grãos servem para alimentação humana.(ricos em proteinas)
Acho que vale a pena experimentar _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 4:30 pm Assunto: |
|
|
Bem, como desconfiei: uma planta de vida muito curta para se pensar como bonsai. Claro dá para fazer como o amigo disse, igual aos "bonsai" de pimenta... Ou melhor, uma plantinha num vaso...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
Elio eu diria que é um bonsai de preguiçoso.
rsrsrs
Tipo, eu, em três anos estarei fora do país e será dificil levar meus bonsais, então com este eu poderei ver seu desenvolvimento de forma rapida.
Não seria uma boa opção para iniciantes aflitos por resultados? _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|