FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de cajá
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jonas (eubiologia)



Registrado: 21/06/07
Mensagens: 7
Localização: Teresina - Pi

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 4:51 pm    Assunto: Muda de cajá Responder com citação

tenho varias mudas de cajá, mas naum sei o tipo ideal de solo para seu desenvolvimento, queria saber se alguem pode me ajudar!!

agradeço a atenção!
_________________
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.

Jonas R. Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Jonas,

A cajá gosta de solos úmidos(mas não encharcados) e ricos, mas como estamos falando em bonsai vc terá que fazer um substrato misto para manter uma boa drenagem.
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jonas (eubiologia)



Registrado: 21/06/07
Mensagens: 7
Localização: Teresina - Pi

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

você tem bonsai de cajá?


sei um pouco sobre cajá na natureza, mas não como bonsai!

por isso não sei como diminuir um tipo de bulbo que se forma abaixo do caule, como se fosse um reservatório de água para a planta.

obrigado!
_________________
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.

Jonas R. Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Jonas,

Realmente este bulbo serve como reservatório de água como também acontece com o Umbu e Umburana, mas depois de algum tempo cultivando em bandeja ele vai sumindo aos poucos, portanto não se preocupe e não tire estes bulbos, a não ser quando novos nascerem e já estiverem reduzidos.
Abraços.
Ps. Não tenho mais bonsais de cajá, atualmente cultivo os de umburana.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 3:29 pm    Assunto: Cajá Responder com citação

Jonas

Eu tenho um cajazeiro com um tronco bastante razoável, mas estou tendo muita dificuldade em obter uma copa decente. Ele tem até boa brotação, mas o ataque de pulgões é constante, e também espalham fungos. Apesar de aplicar Combat regularmente, ainda não consegui eliminá-los.

Por curiosidade, de onde vem o "eubiologia"?
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 6:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Há uma enorme dificuldade em estar convertendo uma nativa em bonsai, não só em reduzir tamanho de folhas, ou em formar uma estrutura adequada quanto aos galhos, visando uma copa, mas ainda em relação à adubação, aramagem, substrato mais adequado e tamanho mais razoável para a finalização. Shocked

Creio que todos esses percalços foram vencidos, ao longo dos anos, por todos os cultivadores mundo a fora, quando principaram a fugir da mesmice do bonsai exclusivamente feito com plantas orientais (pinus, juniperos, aceres, etc), e se voltaram para suas plantas nativas. Shocked

Igualmente a esses pioneiros, agora é chegada nossa vez. Apenas com tentativa e erro é que poderemos estar adequando o melhor metodo de cultivo, para lidar com situações dificultosas, como essas que o amigo Ferreira ora relata. Shocked

No seu caso, Ferreira, creio que a melhor solução seja buscar junto a experiencias de outros cultivadores, incluso os comuns, que não visam nossa arte, mas sim o extrativismo dos frutos com fins comerciais, quais os tipos de combatentes a essas pragas que ora o importunam. Creio que apenas dessa forma é que poderá vir a obter sucesso. Anteriormente, atendendo um colega forista, forneci o endereço do www.clubedasemente.com.br, que é uma empresa pioneira no manejo de sementes e mudas de nativas, com recursos e assistencia da Embrapa, e que poderá, se acionada, prestar-lhe o auxilio ora necessário ao cultivo dessa variedade. Very Happy

Ferreira, outra coisa: talvez tenha que buscar na natureza, a melhor adequação, ou exemplo, para estar formando a copa de sua planta. Pode não parecer nada, mas há que repensar a adoção dos estilos clássicos japoneses para o cultivo de nossas nativas. Os japoneses buscaram exemplos para isso na natureza deles. Façamos, pois, o mesmo por aqui. Talvez tenhamos mais sucesso, inclusive. Very Happy

Após dominarmos essas técnicas básicas de cultivo, adequando a estruturação ao que ocorre em nossa natureza, poderemos, então, tentar partir para saltos maiores, e, quem sabe, até mesmo forçar um retorno a esses estilos classicos orientais. Very Happy

Quanto ao "bulbo" caracteristico de algumas raizes de nativas, talvez possamos estar adotando o mesmo procedimento exemplificado pelo bonsaista Charles Ceronio, em aula expositiva sobre o cultivo de uma nativa africana: o baobá. Ele demonstrou que a raiz e o caule dessa planta é um imenso reservatório de agua, mostrando, então, como proceder para eliminar essa situação, e favorecer o cultivo da espécie, sem risco de perda. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jonas (eubiologia)



Registrado: 21/06/07
Mensagens: 7
Localização: Teresina - Pi

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 6:49 pm    Assunto: eubiologia Responder com citação

Ferreira

sim esse nome vem do meu curso, ja que sou recente formado em biologia!!


daí o termo "eubiologia" onde, bio=vida, logia=estudo.


assim fica no meu entender: eu estudo a vida!! Idea

Abraço!!
Laughing
_________________
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.

Jonas R. Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jonas (eubiologia)



Registrado: 21/06/07
Mensagens: 7
Localização: Teresina - Pi

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 6:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

nickyfury

tenho certeza sabes o bastante para orientarme, pois precisarei da sua ajuda, logo que tenho uma prima que mora ai em Brasilia!!!
queria comprar aquales Enraizante da biofert, so que é muito caro com o frete!!!

a mãe dela vai e volta ai frequentemente, ela mora no gama, sabes onde ela pode encontra mais proximo possivel!

obrigado! Wink
_________________
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.

Jonas R. Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 9:56 pm    Assunto: Verdadeira Responder com citação

Jonas

Eu também sou biólogo, formado há 2 décadas... Fiquei curioso, pois no meu entender, "eu" significa "verdadeiro", daí que "eubiologia" seria mais ou menos "verdadeiro estudo da vida".

Seja bem vindo à nossa comunidade. Não são muitos biólogos ativos neste fórum, mas lembro bem que o Eduardo Mizuno também é biólogo.

Nicky

Meu amigo, muito obrigado pelas dicas. Vou procurar mais informações sobre o cajazeiro. Com esta ocorre o mesmo que com várias outras nativas: não são cultivadas, mas somente realizado o extrativismo das frutas na época de produção. Daí a escassez de informações.

Você tem razão, outra vez, quando diz que devemos trocar experiências de cultivo de nossas nativas. Tanto em relação ao cultivo quanto em relação à formação de bonsai.

Abraços a todos,
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 6:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Jonas, infelizmente não há outra maneira de adquirir o produto sem pagar o frete. Eu compro o produto diretamente da Biokits, pois dessa forma compensa o custo do frete, vez que comprando em lojas e revendedores, mesmo via internet, acaba saindo mais caro. Sad

Minha ultima compra, por exemplo, foi de um litro do produto, pois no calculo final, acabei ganhando um pouco mais de 100ml, computando custo/transporte, do que se tivesse adquirido uma caixa com 24 unidades de frascos pequenos. Very Happy

O fone do Valentini, para compra direta com a empresa: xx-31-3333-6000 ou xx-31-7811-6086 ou o celular do Valentini:xx-31-9308-0730.

Apenas por curiosidade: comprando direto da "fábrica" mesmo pagando um frete mais barato , cada frasco saía anteriormente por uns R$4,50. Nas lojas e nos sites, encontrava o mesmo frasco vendido por até R$15,00 ou R$13,00, dependendo do site. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kuruta



Registrado: 28/10/11
Idade: 30
Mensagens: 63
Localização: Cruz das Almas-BA

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 3:26 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:


Quanto ao "bulbo" caracteristico de algumas raizes de nativas, talvez possamos estar adotando o mesmo procedimento exemplificado pelo bonsaista Charles Ceronio, em aula expositiva sobre o cultivo de uma nativa africana: o baobá. Ele demonstrou que a raiz e o caule dessa planta é um imenso reservatório de agua, mostrando, então, como proceder para eliminar essa situação, e favorecer o cultivo da espécie, sem risco de perda. Very Happy


Lá vou eu ressucitando tópicos outra vez, bem você não deixou claro o que fazer com o bulbo.
Eu mesmo, principiante e aventureiro percebi que minha planta tinha 2 bulbos, só que 1 era grande demais e eu não conseguia deita-lo para colocar no vaso, então cortei o bulbo grande (Uma cenoura praticamente) e deixei o mais fino(uma caneta grossa) por enquanto a planta está caidinha, espero que eu não a perca.(Umbú-Cajá)
_________________
迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 7:16 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Kuruta, ao invés de "ressuscitar" os mortos, que são esses posts antigos, por que voce não abre um novo, expondo suas duvidas e incertezas? Dessa maneira, o alcance de suas colocações será maior, pois outros irão acessar e opinar a respeito.

Em relação ao bulbo, a maneira correta é proceder a um alporque próximo da base, para criar um novo sistema radicular que resolva com maior naturalidade e uma correção técnica superior, o problema. Cortar o bulbo para reduzir seu tamanho muitas vezes contribui para levar a planta à morte mais rapidamente. Nòs temos sempre que buscar maneiras técnicas, de qualidade, para solucionar os pequenos mas constantes problemas com que nos deparamos no cultivo do bonsai.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kuruta



Registrado: 28/10/11
Idade: 30
Mensagens: 63
Localização: Cruz das Almas-BA

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Eu poderia ter feito isso, porém como eram 2 bulbos, preservei 1 e descartei o maior, porquê?!?! Por que o maior não podia ser mudado de posição, sendo assim não tinha como envasar a planta que ja não tinha mais o torrão.
Agora estou preocupado pois a planta descartou todas suas folhas e a maioria de seus galhos.
_________________
迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil