FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DESFOLHA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 5:08 pm    Assunto: DESFOLHA Responder com citação

E AI COMPANHEIROS

GOSTARIA SABER DE VCS, QUAL É A MELHOR ÉPOCA DE REALIZAR A DESFOLHA DAS SEGUINTES ESPÉCIES: PIRACANTA, CARMONA E COTONEASTER E ACER PALMATUM.

FICO NO AGUARDO
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 5:46 pm    Assunto: Desfolha Responder com citação

E ae Ricardo, numa trí!?

Na piracanta e no acer venho fazendo, o princípio é basicamente o mesmo pra várias espécies, alguma lá que outra tem suas manias.
Já fiz no final do inverno , meados do verão e no outono.
O acer é preferível fazer na primavera , início do verão ou nas duas épocas, pois no inverno já fica naturalmente sem folhas. Fazendo no início do verão, não perderás as cores outonais.
Nas desfolhas, será bom ter um controle de adubação antes do procedimento.
Jamais desfolhe plantas fracas.
A desfolha de outono ou de final de inverno , uso somente para aramação.
Não adube uma planta após uma desfolha, deixe a planta responder com suas reservas.
A desfolha também pode fortalecer partes fracas da planta.ex : desfolhe toda árvore, menos o galho que queiramos com mais vigor e/ou peso de folhagem.
Se for viajar, uma planta desfolhada, num prato com água e na sombra, pode se virar sozinha por dias, sem contar que com alguma chuva que possa cair o tempo pode ser prolongado!
Tem que saber qual o objetivo da desfolha, ela serve pra várias finalidades, mas a época em geral é toda aquela de crescimento vegetativo, arriscado mesmo é no inverno, que algumas não toleram, mas mesmo assim existe muita planta resistente à está época também.
O assunto é bem extenso, bom mesmo é colocar situações em pauta e ir desenrolando...forte abraço irmão!
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

OBRIGADO MARCOS, JA DEU PRA PECEBER Q O ASSUNTO É EXTENSO.

ABÇ
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Para acrescentar mais conhecimento a este assunto:

Este ano observei que as Jabuticabeiras e Pitangueiras voltam com uma brotação primaveril mais intensa se elas forem desfolhadas no final do inverno, principalmente com a remoção das folhas que sofreram com o frio. Bem pelo menos para o clima aqui do Sul...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2012 9:54 am    Assunto: Responder com citação

É verdade Prumo, quando tiramos está bagagem da planta antes do início da brotacão, aceleramos o processo. Pra nós aqui do sul é normal vêr-mos árvores peladas no inverno, mesmo que não seja caduca, ao podarmos toda a folhagem, estaremos estimulando a brotacão antecipada, podendo nos permitir, dependendo da espécie até mesmo a uma terceira desfolha até que chegue o próximo inverno.Pitangueira, celtis, figueiras, serissas todas estas citadas já experimentei três desfolhas com sucesso.OBS: As serissas, não é eu quem faco, tem umas formigas cortadeiras, que eu tô adestrando, elas fazem o servico direitinho pra mim, é só botar o vaso no lugar certo.
Tenho muita vontade de adquirir algumas espécies que ainda não possuo, tipo a carmona, cotoneaster, pinheiro negro, e várias outras que ainda cobico
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2012 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Aqui em casa as cortadeiras sempre atacam primeiro as serissas e depois os ligustros... me auxiliam muito nesta etapa. Porém depois começam atacar outras e aí eu ataco elas...

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: