FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Plantas que fazemos bonsai: O carma do camboí...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 7:48 am    Assunto: Plantas que fazemos bonsai: O carma do camboí... Responder com citação

... o deste aqui é aturar uma mala sem nada do que fazer!

Brincadeira à parte, o objetivo sincero é retratar a existência do camboí na natureza. Este lugar é um santuário deles, uma fazenda próximo aqui de casa, uns 20 min de barco, alguns até impossível de abraçar, não pela sua espessura mais pelos cactus que tem embaixo.Àrvores creio que com mais de 100 anos, pela demora que existe em engrossar está planta, ainda mais crescendo em terreno inóspido.Vou ver se com o passar do tempo vou pegando umas fotos, das plantas que ultilizo como bonsai, em total liberdade na natureza. Espero que os amigos, principalmente o pessoal da caliandra espinosa, possa mostrar um pouco dela no seu habitat, que é uma curiosidade minha em especial, por mais material disponível, e assim trocas de região pra região. O piteco tb é fora da minha realidade, gosto muito destá planta, inclusive tenho uma que passou quase dois anos pelada, e agora tá à uns seis meses com um broto de dois cm.Mas muita coisa não vem ao caso, verdade é que este é o camboí e está mala sou eu!abç gente!
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Massa Marcos. Tirando o "tarzan" que estava atrapalhando a beleza das árvores, é claro....rsrsrsrsrs
Show de bola mesmo os cambuí, com esses galhos todos retorcidos, parecem até que foram aramados...rsrs
Só acho que ficou faltando uma foto da árvore inteira, mostrando as raízes, o tronco desde a base....

Valeu por compartilhar!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 5:33 pm    Assunto: Responder com citação

O bom é que o galho dele é muito resistente. Se não a esta hora o amigo estaria em uma sala de recuperação...rsrsrss
De fato o cambuí na natureza é uma planta muito bela e resistente.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Oi

Green quero retratar mais, tem muita coisa sugestiva.

Élio nem preciso dizer pra vç , que cabos de ferramentas o camboí proporciona né !?

A madeira quanto mais seca mais dura fica, impressionante!abçs
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Qualquer hora posto umas fotos (assim que recuperar minha câmera) de alguns cambuís nativos da minha região.
Abraço
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2011 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Hélio os camboís nativos sequestraram sua máquina?Brincadeira, eu tenho a mente poluída, qualquer coisa eu enxergo com humor, aguardarei suas fotos e espero tirar outras fotos com o real objetivo de divulgar sendo que estas foi num momento de laser, sem este objetivo, não aparecendo o resto da árvore.Até por que é difícil elas não estarem aglomeradas na mata, dificultando o perfil inteiro na imagem.até mais,abç
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 4:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, muito importante a sua divulgação, pois imagens de nativas, vicejando dentro de seu habitat, principalmente de nativas que usamos no bonsai, são algo raro em nosso forum. Dar a conhecer esse aspecto delas é importante, pois permite que tenhamos uma visão de sua estruturação, de seu desenvolvimento na natureza, o que nos permite incluso estimular novas projeções (estilos), usando esse referencial como ponto de partida.

Atualmente no facebook temos tido a oportunide de vislumbrar apresentações como essa, em que arvores são mostradas na natureza em que ocorrem, o que muito contribui, de uma maneira geral, para a desmistificação do bonsai, além de permitir um estudo mais aprofundado a partir das imagens disponíveis, estabelecendo novos critérios de avaliação inclusive, a partir dessas observações. Quero crer que é tempo de que nós, brasileiros, foristas, o façamos tambem, concorrendo de certa maneira para com o conhecimento de nossos colegas foristas.

Eu, sinceramente, reconheço e admito que jamais havia me interado de imagens que mostragem a grandiosidade dessa espécie em particular, e fico surpreso de ver o porte gracioso e suave de seus troncos, com curvas e galhos bem distribuidos e proporcionais. Seu formato, aliás, lembra um pouco outra grande nativa, que é o Ptecolobium.

Um pouco para sanar sua curiosidade, e tambem a título de experimentação, ou seja, para que outros se sintam atraídos para essa forma de apresentação, posto abaixo imagens que retratam a Caliandra spinosa em seu habitat. As imagens foram copiadas do site do bonsaista Rock Junior, e foram, inicialmente, realizadas pelo grande amigo e bonsaista Sergivaldo Costa:

Se não conseguirem visualizar, acessem o site do Rock:

http://rockjr.projetobonsai.com/2009/04/17/calliandara-spinosa/

Um pouco da "história" dessa espécie:

Planta conhecida popularmente como Umari Bravo ou Marizeira, e que cientificamente recebeu o nome de Calliandra spinosa. essa espécie pertence a família Mimosaceae, a mesma família das espécies Espinheiro(Acacia farnesiana) e Jurema branca(Acacia bahiensis). a sua distribuição geográfica se restringe ao nordeste do Brasil, tendo sido confirmado sua ocorrência apenas nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte até o momento.

Vem sendo muito cultivada como bonsai no Nordeste do País, bem como em outros estados, graças a sua extração no local de origem e comercialização. Planta de porte arbustivo, galhos tortuosos, ramificados , com pequenas folhas, com flores brancas e róseas. suas folhas são utilizadas como forraginosas e suas madeira é utilizada principalmente para lenha. Umari Bravo se desenvolve principalmente em terrenos impermeáveis e pobres do sertão.

Além da Caliandra spinosa, há outra, menos divulgada mas igualmente bela, a Caliandra depauperata. Veja imagens dessa variedade magnifica, em seu habitat, feitas pelo nosso grande Alexandre S. Coelho e postada aqui no forum:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17264&sid=cac953bb1f84336c28c3421a832149bd

A diferença dessa espécie, em relação ao cambui, é que se trata de uma planta arbustiva, que dada suas caracteristicas, não permite que alguem suba sobre seus galhos e fique "empoleirado" nela. Tirante isso, creio que podemos fazer dessa nativa lindos bonsai, como os que tenho apresentado aqui no forum, trabalhados pelo bonsaista brasiliense Francisco Lustosa.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 6:48 am    Assunto: Responder com citação

Pô Nick! Blz de imagens, a caliandra lembra muito o nosso maricá aqui no sul, olhando ela de longe no habitat, mas o tronco da spinosa tem um encanto na rugosidade que não permite está comparação.
O camboí quase sempre se mostra em situação arbustiva, quando crescendo isolado e no descampado. No meio da mata ele desenvolve altura, e a procura de luz em concorrência com outras, acaba desenvolvendo com intensidade uma força apical superior à suas concorrentes.Vejo mudas de um metro ou mais, com espessura inferior a de um cigarro.
Uma árvore de ramificação definida e copa alta e rala(1/6 da sua altura+ou-)
Planta sensível à prática do yamadori, sugiro sempre ser trabalhada antes da retira...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: