|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 10:32 am Assunto: Portulacaria afra |
|
|
Olá amigos,
aí está a minha mais recente aquisição. A base do tronco tem mais ou menos 7cm de diâmetro. Apesar de não ter o tronco lenhoso, já vi na Internet alguns exemplares muito bonitos. Pretendo aproveitar que a planta tem galhos grossos e conseguir mais algumas mudas Se alguém tiver experiência com a reprodução desta espécie (alporquia/estaquia), qualquer orientação será bem-vinda... Seguem as fotos...
Foto 01
Foto 02
Foto 03
A primeira opção é um MOYOGI (ereto informal) mas se algum dos amigos tiver uma visão diferente, fique a vontade para dar palpites...
Um abraço a todos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 11:05 am Assunto: |
|
|
Amigao tenho algum exemplares desta especie, a sua reprodução é muito facil, qualquer galhinho retirado e cortado com ponta, pega facil em solo arenoso, nao gosta muito de agua, pois retem muito liquido em suas folhas, recomento aguar uma vez por semana em solo com terra, ja em solo mais arenoso 2 vezes por semana, fazendo podas drasticas ele rebrota com muita força, assim que estiver um 4 pares de "folhas" retire a primeira que vai iniciar rebrotação em todos pares de folhas, dando uma copa bem cheia...
Nao aceita muito aramação, pois desenvlve muito rapido, estangulando a planta, aconselho fazer tração, abudo NPK 10.10.10, ou organico ai vai a sua escolha......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 12:25 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson
Meu amigo, esta tem mesmo uma bela base para trabalho!
Não sou muito fã das suculentas como bonsai, mais realmente vemos grandes trabalhos com elas  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 25, 2008 2:59 am Assunto: |
|
|
Diego,
você sabe me dizer se a estaquia funciona bem para galhos mais grossos com 3 a 4 cm de diâmetro? É preciso deixar o galho enxugar um ou dois dias antes de plantar? Suculentas costumam apodrecer se plantadas logo em seguida...
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Maio 25, 2008 11:15 am Assunto: |
|
|
Eu nunca tentei de galhos mais grossos. ,as acredito que consiga amigao, eu quando retiro as minhas planto diretamente em areia grossa 100%, fazendo regas normais 1 vez por semana, nunca perdi nenhum exemplar........
Ja na Jade fiz estacas de 15cm de circunferencia e pegaram facilmente..... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson,
Eu já fiz plantio de estacas mais grossa que um polegar de um adulto e pegou bem. Essa planta se vc jogar um galho no chão ele acaba enraizando.
Sem dúvida é uma planta muito boa para replantar!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 7:30 pm Assunto: |
|
|
Edson achei esta na net para te inspirar
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
edson,
apesar de não achar que as suculentas seriam consideradas um bonsai clássico, não tem como não aproveitar sua planta para tentar uma projeção do que pode ser feito.
O melhor lado poderia ser o contrário, pois o galho que está na frente do tronco pode ser usado para compôr profundidade. Uma inclinaçao para a esquerda. Claro que o nebari não seria o mesmo, mas dá para ter uma idéia. Aí é fazer um corte radical para uma brotação no ápice e formação da copa. Como é uma espécie de brotação muito boa fica fácil.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 11:17 pm Assunto: |
|
|
Joel boas imagens...
Dark ficou ótima a projeção, não havia pensado nisso
Obrigado a todos.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 10:50 am Assunto: |
|
|
Edson,
apesar dos mais conservadores não gostarem do uso de suculentas como bonsai, a portulacária dá excelentes exemplares e é usada eu diria em grande escala. Numa edição especial da revista Bonsai que já não existe mais, o Marcelo Muller mostra uma parte das melhores plantas da Rim Pacific Bonsai dos EUA e lá está um exemplar fantástico de portulacária. Então eu sempre me pergunto: se eles podem, porque nós não???
Quanto ao fazer mudas, o enraizamento é muito fácil. Pode fazer mesmo dos galhos mais grossos, e do tronco que certamente vais fazer uma poda drástica, que aliás aconselho para obter toda uma nova ramificação mais compacta. Não tem erro, ela brota em qualquer lugar. Eu fiz mudas com galho da grossura do meu pulso (5-6 cm de diâmetro). Aconselho a deixar cicatrizar por uns dias antes de plantar, pois se pegar dias chuvosos seguidos, pode apodrecer. Pode fazer toquinhos bem curtos (10-12 cm). Vais ter uma nova ramificação bem compacta.
abraços
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 12:30 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson,
Também gosto muito das portulacarias afra!!
Ahh, cuidado com o excesso de água, perdi a minha assim.
Algumas informações sobre a espécie:
http://fichas.infojardin.com/bonsai/portulacaria-afra-arbusto-elefante-bonsai.htm
Vou te mostrar alguns bonsai, belíssimos que achei, Jin Smith:
 _________________ Franciane
Editado pela última vez por Franciane em Sex Jun 13, 2008 2:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 1:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Edson, além de pegar bem de estaca, essa espécie aceita bem a alporquia, respondendo com emissão de novas raízes em pouquissimo tempo. Isso facilita bastante, permitindo que vc obtenha material de qualquer grossura, com qualidade, para formar novas estruturas.
Dark, meu chapa, contrariando vc, saliento que essa variedade de suculenta é cultivada há muito como bonsai, e que os trabalhos com ela são tão clássicos como qualquer outro. Tanto tem presença forte no bonsai, como ainda é capa de um livro famoso, BONSAI MASTER CLASS BOOK, do autor Craig Coussins:
Além dessa suculenta, aqui no Brasil temos outra, parecida, com as folhas maiores, chamada Crássula. Gosto dessa ultima, face a que, quando cultivada a pleno sol sempre floresce, agregando ainda mais beleza ao trabalho.
Diferente do que escreveu o colega Diego, conforme minha experiência, a planta aceita sim aramação. Prefira usar arame mais grosso, e deixe-o mais solto que apertado, mas cuidando para que não fique uma mola. A condução dos galhos, visando formar estruturas densificadas é a mesma que se usa para qualquer outra planta, como ulmus, pirancanta, etc, aplicando-se poda de refinamento/manutenção e desfolha.
O cultivo em meia sombra rende folhas de tonalidade mais verde-escuro, que quando expostas ao sol pleno, vez que aqui no planalto central ficam com uma tonidade mais verde-limão clara. Aceita bem qualquer estilização, ficando essa escolha a cargo do cultivador.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 9:15 pm Assunto: |
|
|
Amigos mais uma vez obrigado pelas considerações e imagens...
Franciane, uma beleza esse link da Associação Lusitana de Bonsai...
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jul 28, 2008 3:48 pm Assunto: |
|
|
E daí Edson, alguma novidade? Postei uma parecida coma sua, porém sem movimento como a do amigo, mas gostaria de acompanhar o desenvolvimento de sua planta, ok?
Se puder atualizar fotos eu agradeço.
Abração,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|