FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SOU NOVO! AJUDA COM JABUTICABEIRA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
juanvalves

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 6:29 am    Assunto: SOU NOVO! AJUDA COM JABUTICABEIRA Responder com citação

Bom dia Galera!

Estou precisando de ajuda. Sou novo no cultivo de Bonsai, fui motivado por um amigo a cultivar bonsai. Comprei um bonsai Jabuticabeira em uma loja e tenho poucas informações sobre ele.
Não sei qual o substrato que está nele e também não sei a idade dele.
Ele apresenta algumas folhas queimadas.

Todos os dias pela manhã estou regando e logo quando comprei coloquei 2 colheres de farinha de ostra. Peço ajuda aos sábios o que fazer. Desfolha? Sol o dia inteiro? Mais água? Agradeço desde já a ajuda!

Agradecido!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 3:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Juan, o ideal é cultivar essa espécie a pleno sol, o dia inteiro, com rega diaria, sempre ao final da tarde. Em floriculturas vc irá encontrar à venda um adubo a base de torta de mamona e farinha de osso, que misturados com agua rende uma pasta, que voce poderá colocar junto da borda do vaso, para adubar sua planta melhor.

A jabuticabeira é uma ótima espécie para se começar no bonsai, e requer cuidados minimos quanto ao seu manuseio, por isso se fizer o que recomendei, certamente terá ótimos resultados. A época certa para retirar do vaso atual e passar para outro recipiente de cultivo é no inverno, por isso, até lá, aconselho o nobre colega a manter o cultivo dentro do que citei que não terá problemas.

Ao regar, observe se o solo está parcialmente seco, levemente umido. Se tiver assim, não regue, pois o encharcamento ou excesso de umidade comprometem as raizes, podendo levar à morte da planta por asfixia das raízes. Para plantas médias ou pequenas, o ideal é usar dois ou tres copinhos (descartaveis, desses de cafezinho) contendo a mistura que citei de adubo. Fure o fundo dos copinhos para que a agua da regue incida sobre ele e o leve para o substrato. Pode repetir a adubação a cada 45 dias, retirando sempre o anterior antes de colocar um novo.

A mistura exala um forte odor, então há quem prefira antes fermentar o adubo, deixando-o secar bem em local protegido de aves e insetos, antes de colocar sobre o solo do vaso. Assim evita-se o mau cheiro. Proteja o adubo da ação danosa de passaros e animais domésticos, vez que a torta de mamona contem elementos nocivos à saúde dos animais.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: