|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 7:13 pm Assunto: Nova ajuda com espécie !!! |
|
|
Colegas, me falaram que é um ficus, mas qual ??
[/url]
[/url]
[/url] _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Bruno..
Tá com cara de ficus Benjamina...
Acho que seria bom vc já providenciar a mamadeira.. hehehehe..Ficus enraiza muuuuuuuito rápido.. vai tomar esse escorredor em menos de 3 meses...
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 8:53 am Assunto: |
|
|
Pior que eu acabei de passar pra essa bacia.
Como expus bastante raiz dela, fiquei com medo de exagerar e perde-la. Especialmente depois de descobrir o que estava abaixo. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 9:31 pm Assunto: |
|
|
Bruno, de fato se tata de um ficus benjamina. E além de um local para ele se desenvolver melhor você precisa começar a trabalhar logo este nebari. Estas duas raizes grosas não condizem com o que um ficus pode apresentar de bom nebari. Uma solução seria fazer um torniquete de arame em cada uma delas, logo abaixo de onde se juntam, enterrando tudo. Com o torniquete e a planta crescendo vai estrangular forçando a sair um novo nebari acima deste ponto e que certamente poderá ser formado com mais qualidade. Se estiver com medo de perder a planta por um novo replantio, então deixe-a aí mesmo e procure uma bacia bem maior e mais funda onde possa enterrar este vaso totalmente e prencher o restante da bacia com substrato, bem como mais acima do torniquete que falei... enterra tudo. De qualquer modo, no futuro, tudo que estiver abaixo do torniquete vai ser cortado fora...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 9:34 am Assunto: |
|
|
Caro Elio, obrigado pela dica!
Não tinha pensado em tal possibilidade, contudo, fiquei com dúvidas quanto ao torniquete:
a) Quando diz que faria abaixo de onde se juntam, não ficou claro pra mim onde seria, pois as raízes se encontram debaixo da terra. Não seria no meio destas "pernas" para diminuí-las?
b) Como seria o torniquete de arame? Simplesmente estrangulando com o alicate? E quanto tempo ficaria ?
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 11:12 am Assunto: |
|
|
Muito interessante a intervenção proposta pelo colega Elio. Mas também faço minhas as dúvidas do colega Bruno Gomes. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 2:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Embora o uso do torniquete resolva bem a situação quanto às raízes, outro recurso muito bom seria um alporque na base do tronco, mais ou menos uns dois cm acima do ponto onde despontam as primeiras raizes capilares (raizes finas de alimentação). A alporquia em ficus é relativamente fácil de ser feita e com resultados bem promissores.
Em todo caso, se preferir usar o torniquete, eis uma desenho que ilustra bem esse recurso:
Lembrando que o arame deve ficar bem ajustado e firme, preso com força suficiente para marcar o tronco, para que o resultado seja satisfatório. Neste outro exemplo, foi realizado um furo na base do tronco, por onde foi passado o arame usado no torniquete:
Após tres anos da aplicação do torniquete (a planta esteve no chão durante esse período), a situação quanto às raizes melhorou bastante, sendo criado no ponto acima do arame um bom raizame radial:
A planta das imagens acima trata-se de uma Punica granatum (romanzeira). O tempo necessário para um resultado como esse sempre dependerá da espécie. No ficus talvez seja menor que na romanzeira. Particularmente, prefiro o alporque, pois apresenta resultados melhores em menor tempo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 2:36 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o amigo Nicky quanto a que seria melhor o uso do alporque. Eu mesmo uso sempre a técnica do alporque e praticmanete nunca a do torniquete. Apenas sugeri ela por motivo de facilidade para quem não tem muita prática no assunto... Ela é mais simples e menos "invasiva", mas os resultados um pouco mais demorados. Enfim, agora é uma questão de escolha.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 4:48 pm Assunto: |
|
|
Élio, nicky,
Essa Tecnica de torniquete funciona com outras espécies de enraização mais lenta tb? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 7:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Igor, sem duvida nenhuma funciona. Resta que algumas espécies terão respostas mais demoradas que outras. O ideal, como tudo em bonsai, é praticar experimentando, testando e analisando o resultado, comparativamente, para adquirir técnica precisa quanto aos resultados. Para isso, comece com plantas simples, como o ficus, que tem uma resposta mais rápida. À medida em que for ficando mais fácil fazer, significa que voce está adquirindo prática, e poderá então tentar aplicar a técnica em outras plantas mais complexas, como pinheiro negro, por exemplo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Olá, bom dia a todos.
Ultimamente tenho trabalhado com mudas de supermecados (os tais mausai) acontece que nessas mudas eles enrola a raiz pivotante por dentro do vasso em forma de roda e as cabilares surjem na metade dessa unica pivotante dificultando assim o corte da mesma.
Gostaria de saber em si tratando de jabuticabeira e pitangueira, qual das tecnicas é mais indicada? Tornique ou alporquia?
E em quanto tempo já teria enraizado o suficiente?
Desde já obrigado! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 6:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Em se tratando dessas duas espécies, jabuticabeira e pitangueira, nenhuma das técnicas deve ser aplicada, por que não irão resultar positivamente, e poderão até mesmo comprometer irreversivelmente a saude da planta, levando-a a secar e morrer.
Nesse caso, creio que a unica saída seja mesmo o replantio num recipiente de cultivo maior, como uma bacia plastica com no minimo 15cm de altura, bem larga, perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinus. Com isso pode-se garantir que as raizes irão se desenvolver melhor, aumentando a quantidade de capilares, vindo a favorecer o corte futuro da pivotante, bem como a correção mais adequada do sistema radicular de uma maneira geral.
Não há outra alternativa além desta, a não ser claro o plantio no solo e o esquecimento dessa planta em particular como bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
Obrigado nickyfury, por esclarecer.
Já estava pensando em abrir um tópico para tirar essa duvida.
É lamentável essa situacao, essa pessoas que cultivam tais mudas só pensam em lucro, agora nao vou poder dá segmento ao meu projeto.
Mais uma vez obrigado, uma boa noite, feliz natal e um prospero ano novo. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|