 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Servidio Filho
Registrado: 19/12/11 Idade: 47 Mensagens: 46 Localização: Praia Grande-SP
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 6:27 pm Assunto: Serissa !!! |
|
|
Boa tarde Galera....Gostaria da opnião de vcs sobre esta Serissa.....há alguns anos venho tentando o estilo Troncos Múltiplos, porém só fiz podas pequenas e aramagem....sei que foge dos padrões pelos vários galhos que se cruzam.....o que vcs acham?
Valeu !!!!!!!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
basmooca 1.o PASSO


Registrado: 08/10/11 Mensagens: 175 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Galhos cruzados não são uma boa ideia
Abs |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 2:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
Roberto, vc está confundindo galhos multiplos com troncos multiplos. Uma planta com multiplicidade de tronco deve ter uma base unica de onde nascem e crescem diversos troncos, que não terão galhos entrecruzando-se, como ocorre em sua serissa.
Minha sugestão é que voce corte fora todos os galhos, mantendo apenas as brotações apicais (no topo final dos troncos), de maneira a permitir uma correção adequada quanto ao estilo proposto. Na sequencia, novas brotações irão surgir e será com elas que voce irá formatar a estrutura individual de cada tronco, sempre observando o sentido correto de sua ocorrencia e desenvolvimento, evitando os cruzamentos.
Os galhos cortados poderão ser aproveitados, vez que ao estaquear, irão dar origem a novas plantas, que poderão ser trabalhadas em outros estilos.
Em relação à aramação, sugiro antes de podar retirar todos os arames. A serissa é uma espécie pouco afeita a arame, e quase sempre conseguimos moldar um estilo com a espécie apenas na base da poda adequada, sem recorrer ao uso de aramação. Além disso, no formato do estilo multiplos troncos, esses devem seguir um pouco mais eretos ainda que informais, claro. (não retos totalmente).
No caso dos novos galhos, eles devem seguir direções contrárias uns aos outros e sempre voltados para fora do conjunto, não para o interior. O interior quase sempre fica vazio, exceto pelos troncos mais altos, que poderão ter galhos em todos os lados, desde que eles estejam posicionados em patamares mais altos que os demais troncos, livres do contato com estes ou com a copa dos demais troncos.
A copa dos troncos poderão se comunicar, sem nenhum problema. Com a densificação (massa foliar bem preenchida), buscaremos então a formação estrutural corretamente triangular, formatando a estrutura dentro de linhas simples, porém bem proporcionais e com harmonia visual entre elas. Os troncos, assim, ficarão sempre visiveis e sem nada que se interponha entre eles.
Alguns exemplos de bonsai nesse estilo poderão ajudá-lo a entender melhor: uma scheflera arboricola
Ficus:
http://bonsai.hpage.co.in/art_of_bonsai_27916186.html
[img]http://peterteabonsai.files.wordpress.com/2011/10/nagoya-castle-show-16.jpg?w=535&h=401[/img]
Um trabalho recente que fiz e apresentei aqui no forum, inclusive trabalhando com serissas, visando justamente esse estilo que voce projetou, permite que possa estar analisando melhor e realinhando suas plantas, para melhorar o conjunto, deixando-o com maior harmonia visual:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17390&sid=f83b1cec39886293fe469839e1892d75 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Roberto Servidio Filho
Registrado: 19/12/11 Idade: 47 Mensagens: 46 Localização: Praia Grande-SP
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 11:14 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas.....mas não entendi o procedimento.....na sua opnião qual dos troncos que vc manteria como base para dar sequencia....seria o maior ? Desculpa as perguntas.....hehe...ainda tenho muito o que aprender....Valeu !!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|