Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
somricardo 1.o PASSO

Registrado: 04/03/11 Idade: 41 Mensagens: 115 Localização: Carira-SE
|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 4:17 pm Assunto: primeiros passos para esta jabuticaba |
|
|
olá a todos, como postei no outro tópico ("Sou Principiante") sobre o que aconteceu com minhas mudas, aqui segue as imagens de minha primeira aquisição após o incidente, esta jabu comprei-a por 15,00, sábado, (04/02) ainda não fiz absolutamente nada com ela, aguardo ajuda dos amigos para saber qual a melhor forma de proceder.
as imagens foram feitas girando a planta para vermos os quatro lados, a garrafa é para dar uma idéia do tamanho. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 5:21 pm Assunto: |
|
|
somricardo, blz
Não é uma boa época pra mexer na planta, mais pode começar a estudar e definir um estilo pra ela.
abç |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 5:35 pm Assunto: |
|
|
certo, e quanto ao saco plástico devo deixar aí mesmo?? devo usar alguma adubação? |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
então xara, antes do natal comprei uma jabu tbm, e coloquei em uma baciA grande sem mexer muito no torrão .
ela reagiu bem , e só agora vou começar a adubar.
abç |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 9:22 pm Assunto: |
|
|
então posso fazer isto, digo por em uma bacia sem mexer no torrão? achei que a terra onde ela tá é muito densa, a água demora muito a passar pelo torrão e sair por baixo... vou arrumar a bacia amanhã e mudar então (sem mexer no torrão...) |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 11:56 pm Assunto: |
|
|
outra duvida que me surgiu, quando (nada pra agora já sei bem sobre ter paciencia nunca é demais rsrs) quando for trabalhar nela, muito provavelmente terei que diminuir sua altura, certo? como posso fazer para ter novas mudas apartir dos galhos cortados? poderia já fazer uma alpórquia? obrigado a todos pela atenção com os novatos principalmente... |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 8:19 am Assunto: |
|
|
ENTÃO XARA, NO CASO DA JABU É QUASE IMPOSSIVEL ALPORQUIA, TO FALANDO ISSO EM CIMA DO QUE JA LI AQUI NO FORUM. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 8:34 am Assunto: |
|
|
Não convém investir em alporquia nessa muda. Mesmo que desse certo você teria outra planta fina, sem nenhum característica especial. É mais fácil e rápido plantar sementes ou mesmo comprar outra mudinha dessa.
Antes de passar para a bacia cave de leve a terra para encontrar o nebari. Quando encontra-lo meça a altura que ficou o torrão e compre a bacia na mesma altura, ou próximo disso.
Agora se tivesse como planta-la no solo em algum lugar ensolarado e úmido seria bem melhor. Como por exemplo a beira de um córrego, riacho, etc. |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 11:28 am Assunto: |
|
|
então xará, rsrs, obrigado pelas informações, lí em um tópico aqui mesmo sobre a alporquia da mesma, que só se daria após uns 6 meses. mas tudo bem.
Tiago, obrigado pelas dicas, a idéia na verdade era só pra não perder os galhinhos e estes posteriormente iriam para o chão mesmo, para virarem árvores normais (não bonsai) num sítio de um amigo (ele que me pediu uma mudinha). é que só encontrei esta muda no viveiro onde a conseguí e não ví em outros 2 onde passei. assim que encontrar então outra muda farei o plantio em solo. aqui terei que usar a bacia mesmo, não tenho um local propício como você esplicou, com um córrego ou algo assim. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 12:00 pm Assunto: |
|
|
Não precisa necessariamente ser em beira de córrego. Você pode plantar em qualquer lugar, desde que ensolarado e que você tenha como regar.
 |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 12:10 pm Assunto: |
|
|
então Tiago, neste caso é por isso que não irei plantar no sólo, porque em minha casa mesmo não tem como, e neste sítio que comentei, não tenho como tá regando direitinho e não sei se o farão. é melhor ter mais paciência com a bacia do que ser apressado e não ter nada mais em algum tempo...
mas entendi a questão. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 1:27 pm Assunto: |
|
|
Ola Somricardo,
Material para um falso transplante:
-Uma bacia reforçada {10 litros}, de 10 a 15 cm de altura, faça furos no fundo e laterais , muitos , de preferencia com um ferro de solda ou ferro em brasa ... para que os furos não acabem por rachar a bacia .
-Areia grossa de construção , facil de encontrar e barata.
Procedimento :
Tentaremos reduzir o torrão o maximo possivel sem desmancha-lo ou expor as raizes finas, para que caiba na bacia já preparada .
Retire o substrato de cima até perceber o inicio das primeiras raizes, descarte a terra retirada .
Corte o saco preto na vertical e observe o torrão , verá apenas a raiz pivotande e mais algumas outras que chegam até o fundo do torrão, talvez nenhuma .
Com um palito { rachi} cutuque no fundo do torrão retirando lascas para achar as pontas das raizes .... perceberá onde deve cortar, ou se preferir, com um facão ou serrote retire 5 cm do fundo do torrão , com cuidado para que ele não se desmanche ... e mais 5cm ... e mais 5 cm ...até encontrar as raizes capilares ...
Depois de reduzir o torrão , sem desmanchar , coloque uma camada de areia grossa no fundo da bacia e acomode a jubuticabeira no centro. Preencha as laterais da bacia com a areia e certifique-se que não ficaram espaços vazios , depois regue em abundancia e reponha a areia até a borda da bacia ...
Mantenha a meia sombra por alguns dias e depois a pleno sol ... adube depois de 45 dias e em 6 meses{ final do inverno , inicio do verão } faça uma poda drastica mantendo apenas os tocos dos 2 galhos e assim se dará inicio a estruturação do seu bonsai de jabuticabeira. |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 1:39 pm Assunto: |
|
|
bonsérgio, obrigado pelo detalhamento do procedimento a ser executado, como viajei e só cheguei a algumas horas, ainda não o fiz, mas o material está todo aqui, assim que fizero procedimento indicado, postarei nova imagem do resultado. obrigado a todos. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 1:40 pm Assunto: |
|
|
Quanto as sobras da poda { os galhinhos que comentou }, deve descartar. Não pense em alborque, estaca, promessas ou tecnicas mirabolantes para salvar um galhinho de jabu ... Alem de ser quase impossivel que vingue o material resultará em algo sem valor ...
Sei que leu sobre alborque em jabu , mas verá qe foi feito por pessoas com vasta experiencia { Sr. Geraldo Inocencio, um dos poucos que vi conseguir estacas de jabu que realmente vieram a ser arvores, num processo de anos . } e com material especialmente selecionado para este fim .
Quanto custa 6 meses , 1 ano , 5 anos do seu tempo ???? Gaste-o com plantas e projetos que valham a pena .
O tempo não para e muito menos volta... tempo perdido ...tempo findo ...
Espero ter ajudado  |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 1:46 pm Assunto: |
|
|
ajudou imensamente, em breve postarei fotos do resultado do falso transplante e um outro projeto a ser comentado pelos mais experts, este com uma aceroleira. (aliás duas) |
|
|
 |
|