|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivo Seixas Rodrigues
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 9:40 pm Assunto: Adubo e fertilizante |
|
|
Qual a diferença entre adubo e fertilizante? Existe essa diferença? :?: _________________ Forma é vazio. Vazio é forma. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 10:31 pm Assunto: Re: Adubo e fertilizante |
|
|
Olá Ivo,
O nosso amigo Mario deu uma orientada muito boa em relação a isso:
Adubo: Organicos (nutrição organica)
Festilizante: Quimicos (nutrição quimica)
É por ai. Se eu esqueci algo peço que me complemente mais amigo Mario. T+ amigos.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 11:57 am Assunto: |
|
|
AI ILEX VOU TENTAR AJUDAR TAMBEM
ADUBOS ORGANICOS : ALEM DA NUTRIÇÃO DA PLANTA EN NPK TAMBEM É RICO EM MICROSNUTRIENTES
ADUBOS QUIMICOS GERALMENTES SO NA FORMA DENPK |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 12:48 pm Assunto: |
|
|
Boa lembrança Andrade. Obrigado amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 12:58 pm Assunto: |
|
|
Uma pequena ratificação, adubo e fertilizante é a mesma coisa. A única diferença é que existem os químicos e os orgânicos:
Fertilizante - de fertilizar; que fertiliza; substância própria para aumentar a fecundidade do solo, adubo.
Adubo - de adubar; substância ou produto mineral ou químico, usada para fertilizar ou regenerar os solos.
Adubo orgânico - de origem animal e/ou vegetal.
Adubo químico - adubo artificial, preparado quimicamente, como por exemplo, uma mistura ou composto que contenha percentagens variáveis de nitrigênio, fosfatos e potássio hidrosolúvel. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 2:22 pm Assunto: |
|
|
só uma coisa Andrade ambos tem NPK e micro nutrientes é só saber escolher os melhores produtos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 05, 2006 11:57 pm Assunto: Adubo |
|
|
Ratto, dentro desta sua explicação, cabe então ressaltar que o produto conhecido por OSMOCOTE, amplamente usado por colegas bonsaistas, estaria enquadrado na categoria artificial.
Lembro-me de que há alguns anos, quando o Tramujas ainda estava à frente da Bonsai Brasil, eu adquiri um mame de ulmus. Ao receber a planta, curioso, retirei do recipiente plastico para transplantar para um vaso ceramico. Cara, quase não tinha substrato. Era osmocote puro!!! Na época, achei aquilo estranho. Em várias outras oportunidades encontrei o Carlos Tramujas mas nunca lembrei de perguntar-lhe a respeito. O que voce acha?
Além disso, gostaria de saber tambem qual seria o prazo de validade para um adubo tipo osmocote. Tenho certa quantidade acondicionada em um vasilhamente plástico, hermeticamente fechado, e que observei recentemente está formando um composto esbranquiçado, que adere às bolinhas. Dicas, por gentileza. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 9:20 am Assunto: |
|
|
É verdade, o Ratto tem razão: adubo e fertilizante são a mesma coisa.
Os dois são alimentos para as plantas. Agora, por uma questão de didática ensino desta maneira:
Adubos - provenientes de matéria orgânica animal ou vegetal
Fertilizantes - provenientes de manipulação: químicos.
Dificilmente ouviremos de um industrial que faz "Fertilizante" a expressão: "Agora estamos fazendo um adubo 4 - 4 - 18." Ele dirá seguramente: "Agora estamos fazendo um fertilizante 4 - 4 - 18." Fertilizante é uma expressão que se parece mais com algo industrializado.
Na verdade é uma questão de uso, quando você fala em adubo vem a mente por exemplo: estêrco de gado, farinha de osso e outros. É uma matéria, de certa forma suja mas, excelente para nossas árvores.
Sem dúvida, sabemos que os dois tem a mesma finalidade: alimentar as plantas.
Quando vamos a uma loja especializada nos são oferecidos fertilizantes para produtos industriais. Nunca adubos.
Apenas didática! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 12:10 pm Assunto: |
|
|
grande mario
clariando o caminho da rapaziada ,eu prefiro usar sempre em minhas planta um composto organico que acho ser o mais completo (na minha opinião) aproveito restos de alimentos e outros materiais que disponho .
não sou muito fã de quimicos .
acho que devemos ser autosustentaveis ,mais cada um pensa de um geito o importante é manter nossas plantas sadias e nutridas independenta da maneira. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 12:23 pm Assunto: |
|
|
É isto aí, Andrade. Na verdade estou começando a aprender a usar adubos e/ou fertilizantes. Não tenho de forma consistente a minha própria orientação. É bastante básica, o suficiente para ir mantendo minhas árvores até o meu pleno aprendizado. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 3:07 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
Para todo produto químico ou não existem sim um prazo de validade, porém nunca consegui saber no caso do osmocote. Acredito que este seu fertilizante já esteja ocorrendo uma oxidação. Isso acontece devido ao mesmo não estar acondicionado numa embalagem específica e também por estar em contado (atmosfera) com a umidade local. Mesmo se tratando de Brasília isso ocorre. Na verdade esse adubo químico tem uma casca que ao contato com a umidade, ou água mesmo, entra em reação, liberando grandes quantidades de química. Aconselho a você observa-lo para ver se ele está “melado”. ...........se estiver eu desistiria de usa-lo. Outra, a embalagem pode estar hermeticamente fechada, mas se existir espaço/ar dentro, ou seja, não sendo mantida a vácuo, não adianta........entra em reação de oxidação/redução. Já tive o mesmo problema.
Quanto ao substrato de osmocote, acredito que você tenha visto apenas as cápsulas, cascas ou envoltórios, não ?
Caso contrário a planta não resistiria a quantidade excessiva de química.......
Um abraço, |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 3:15 pm Assunto: Re: Adubo |
|
|
nickyfury escreveu: | Ratto, dentro desta sua explicação, cabe então ressaltar que o produto conhecido por OSMOCOTE, amplamente usado por colegas bonsaistas, estaria enquadrado na categoria artificial.
Lembro-me de que há alguns anos, quando o Tramujas ainda estava à frente da Bonsai Brasil, eu adquiri um mame de ulmus. Ao receber a planta, curioso, retirei do recipiente plastico para transplantar para um vaso ceramico. Cara, quase não tinha substrato. Era osmocote puro!!! Na época, achei aquilo estranho. Em várias outras oportunidades encontrei o Carlos Tramujas mas nunca lembrei de perguntar-lhe a respeito. O que voce acha?
Além disso, gostaria de saber tambem qual seria o prazo de validade para um adubo tipo osmocote. Tenho certa quantidade acondicionada em um vasilhamente plástico, hermeticamente fechado, e que observei recentemente está formando um composto esbranquiçado, que adere às bolinhas. Dicas, por gentileza. |
Caro Nick, Um abraço e feliz 2006!
Há uns 3 meses venho pesquisando o Osmocote.
1. Ele libera o produto de dentro das bolinhas por osmose, ou seja, na presença de umidade ele "lentamente", dependendo da temperatura, libera o fertilizante;
2. Assim, para se armazenar, é importantíssimo que seja um lugar seco, senão começa a reagir. Eu o coloco em embalagens de 1 Kg juntamente com um sachet de um agente secante: Sílica Gel (O Cloreto de Cálcio não serve pois ele absorve a umidade do ar e a libera em forma de água). Obs.: estas informações foram colhidas junto ao fabricante de onde adquiri o produto;
3. Ó Osmocote tem várias formulações, porém o único que contém micronutrintes é o 15.9.12. Dentro dessa formulação ainda existe a divisão de tempo de liberação, que pode variar de 03 a 09 meses;
4. O nosso amigo mestre Zezão só usa Osmocote em todas as suas plantas;
5. A partir daí passei a usar só Osmocote, que ministro às plantas em sachet feitos de meia feminina, que podem ser retirados e guardados a qualquer hora.
Espero ter ajudado!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 3:25 pm Assunto: |
|
|
Mário,
Gostaria de dizer, que a cada ano que passa também aprendo mais sobre adubos e adubação. Sei que o caminho é longo e as vezes penso que só depois que estiver do outro lado, é que entenderei melhor..........virarei adubo .........rsrsrs !
Digo assim, porque nosso planeta é rico em diversidade biológica e também por acreditar que nunca irei conhecer todas as espécies vegetais deste planeta terra. Ou seja, para cada caso é um caso, cada planta reagindo de uma forma, com concentrações diferenciadas dos macro e micro-elementos talvez....... E é por isso que somos aprendizes, não é mesmo ?
Um abraço, |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 4:57 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, é verdade, a estrada é longa e o tempo....pouco!
Com relação ao osmocote, ouvi certa vez alguém dizer que quando as bolinhas ficam brancas é que já ocorreu a liberação dos nutrientes e, neste momento, pode-se retirá-las do vaso pois não farão mais nenhum efeito.
Élio, é com você. Qual a informaçõa dada pelo fabricante? _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 08, 2006 2:41 pm Assunto: osmocote |
|
|
Agradeço aos colegas mais experientes pelas excelentes dicas sobre esse adubo, osmocote.
Ratto, deve ser como voce escreveu. Ainda que a embalagem onde está guardado meu produto esteja hermeticamente fechada, não o fiz de maneira correta, isto é, devo ter adicionado ar, ainda que sem querer. Mesmo assim, o produto ainda está seco, sem melar. Acha que posso ainda usá-lo com proveito nessas condições?
Elio, voce citou o ZEZÃO. Além dele, tem também a Regina Suzuki, de Atibaia. Estive no viveiro dela no mes de Dezembro/05, e ela aplicou osmocote em praticamente todos os bonsai. Nas mudas creio que ela ainda usa a velha dobradinha torta de mamona + farinha de osso.
E o curioso, em minha opinião, é que as esferas do osmocote que ela está aplicando é de coloração esverdeada. Não tinha visto desse tipo ainda. A que estou guardando (sei lá porque), é da comum: marrom claro.
Quanto à planta do Tramujas, Claudio, o que vi era o adubo mesmo, e não a casquinha das esferas. Foi por isso que fiquei ainda mais curioso, justamente por saber que excesso de adubo queima raízes.
Mas será que isso acontece com excesso de osmocote, considerando que ele é de liberação gradativa, ou lenta, como queiram? Pois se ele for sendo liberado das capsulas na medida da necessidade nutricional da planta, talvez as raízes, ainda que saturadas como dessa planta em questão, não sejam prejudicadas. Ou isso ocorre de qualquer forma? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|