|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 5:39 pm Assunto: Acer Palmatum - Ajuda |
|
|
Caros amigos
Estou com esta muda a 2 meses.
Tenho percebido que ela não desenvolve nada (sei que 2 meses é pouco tempo) coloquei uma na minha sogra no mesmo tempo e a planta já tem brotações.
Outra característica é que as folhas estão parecendo queimadas pelo sol, ela fica no sol direto das 6:00 as 11:00. Período da tarde apenas sol indireto.
Percebi que assim que rego ela, surgem muitos "bichinhos" bem pequenos brancos, eles andam sobre a água e ficam na borda do vaso enquanto a agua não baixa. Alguém sabem o que são? eles apareceram após a adubação feita com farinha de osso !
Substrato é composto por 60% Cascalho mineiro , 30% Biomix e 10% tijolo moido.
Rega : uma vez ao dia período da manhã.
Outra duvida os ramos novos só iniciam a folhagem longe do tronco isso é normal, vou colocar as fotos e conto com a colaboração de todos amigos.
Muito Obrigado
DIA EM QUE CHEGOU FOLHAGEM BEM VERDE E LISA
OLHEM AS FOLHAS COMO ESTÃO "ENRUGADAS"
DETALHE DO SUBSTRATO ELE É BEM DRENANTE
VEJAM COMO OS GALHOS NÃO FLORESCEM PRÓXIMO AO CAULE
VALEW GALERA
ABS |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 7:51 pm Assunto: |
|
|
Bass...
Os bichinhos fazem bem a planta e isso se deve pq seu substrato é rico em matéria orgânica..
Os queimados eu acho que são por causa do excesso de sol. Quase certeza.
Os meus aqui estão tomando o mínimo de sol e estão bem saudáveis...
Quando vc transplantou ela, cortou alguma raíz?
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 8:34 pm Assunto: |
|
|
Mac entra no msn quando der
abs |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Mac
Quanto as raízes não cortei nada, fiz o falso transplante.
Esta pegando bem pouco sol, vou fazer um teste deixar ela na sombra o que acha, sombra mas bem claro?
Abs |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Dez 16, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
Se ela não está pegando muito sol, pode ser excesso de adubo!
Acompanhando! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Dez 16, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
Bas, eu tenho o palmatum mini, deixo ele no sol direto, começou a bater agora e fica até umas 2 horas da tarde, ela ta brotando muito bem, cresceu uns 30 cm em 2 meses e os brotos estao lindos, nao queimam, nao tem bichos e tem uma coloração maravilhosa... tenta coloca aquela b o sta de galinha e passar pra um vaso maior sem mexer na raiz, só mudar e completar com terra, foi o que eu fiz... abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Dez 16, 2011 9:12 am Assunto: |
|
|
Não aconselho colocar B...de galinha, pois a planta está doente.
Importante descobrir a causa e tentar sanar, para só depois fazer aporte de adubação.... |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 17, 2011 7:22 pm Assunto: |
|
|
vou tirar ela do sol por 1 mês e ver o que da !!!
Abraços
Valew |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 17, 2011 7:56 pm Assunto: |
|
|
E ai Bas....
O principal problema da sua planta é o fato dela ser um... Acer Palmatum
Aqui em SP essa espécie não vai muito bem, ela gosta de um clima mais frio. O sol dessa época, mesmo que por pouco tempo por dia, pode acabar matando ela. Eu tive o mesmo problema quando comecei, comprei uma dessas e ela acabou morrendo no verão.
Aqui em SP um acer que vai muito bem é o tridente... outro que eu estou conseguindo manter com um pouco mais de dificuldade é o formosanum.
Abraço. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 9:44 am Assunto: |
|
|
Bom, eu moro em sampa tambem e o meu palmatum não podia estar mais saudável... esta crescendo muito, ta indo 1000% bem _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 10:48 am Assunto: bonjsai |
|
|
O acer palmatum é uma variedade dificultosa quanto ao cultivo. Pode se dar bem numa área paulista e noutra não, como ocorre aqui no DF, por exemplo, em que vai muitissimo bem no viveiro do meu amigo Paulo Ventura, mas pessimamente no meu viveiro (que fica a uns 35km distante do dele).
Além desse aspecto, é preciso estar atento a possibilidade de que a planta esteja sofrendo a agressão advinda da intervenção pela qual passou, como a troca do substrato, no que o colega chama de "falso transplante". Isso, lamento dizer, não existe. Todo e qualquer transplante é um transplante, mesmo quando não podamos as raízes. O simples fato de vc retirar de um substrato e colocar as raizes em outro, implica em uma agressão à planta, e uma de suas respostas pode ser a queima de suas folhas, sejam as de novas brotações, sejam as mais antigas ou intermedias.
Situações de exposição solar não implicam, necessáriamente, nesse tipo de resultado, embora o calor e a alta umidade do ar possam contribuir para isso. Mudanças climáticas, como a saída da planta do local onde vegetava anteriormente (uma estufa, um viveiro coberto, sombra de outras arvores ou sombrite) sempre irá resultar nesse quadro, ainda que inicialmente ele não ocorra. Em algum momento, contudo, poderá vir a ocorrer e devemos considerar como uma resposta da planta, não como um ponto negativo.
O ideal é que a planta seja colocada onde se pretende, de fato, exercer diariamente seu cultivo. Aos poucos, e ao longo dos meses, ela irá aos poucos se aclimatar e passará a responder de acordo com suas condições a toda e qualquer alteração ambiental e climática por que passar. Isso significa que se o cultivo for a pleno sol, com chuvas ocasionais ou frio, a planta irá aprender a lidar com isso, e a resposta atual poderá se repetir ou não, dependendo sempre do vigor e estabilidade da planta. Sugiro, transcorridos uns 30 dias do replantio, iniciar adubação organica, para criar base de sustentação, contribuindo dessa forma para o vigor e saúde da planta, que poderá então suportar as vicissitudes pelas quais passar, sem traumas nem comprometimento de sua estrutura vegetal.
Lembrando que uma carga normal de nutrientes, com macro e micro nutrientes, poderá auxiliar no desenvolvimento/crescimento da planta, sendo que produtos ricos em nitrogenio sempre irão estimular folhas grandes e entrenós largos. O fósforo, por sua vez, trabalha diretamente nas raizes capilares, estimulando seu aumento, ensejando troncos robustos e mais largos/grossos, bem como na floração e frutificação, quando for o caso, claro. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 8:11 pm Assunto: Re: bonjsai |
|
|
Nick , muito obrigado pela sua ajuda, vou colocar algumas observações !!!
nickyfury escreveu: | O acer palmatum é uma variedade dificultosa quanto ao cultivo. Pode se dar bem numa área paulista e noutra não, como ocorre aqui no DF, por exemplo, em que vai muitissimo bem no viveiro do meu amigo Paulo Ventura, mas pessimamente no meu viveiro (que fica a uns 35km distante do dele).
Além desse aspecto, é preciso estar atento a possibilidade de que a planta esteja sofrendo a agressão advinda da intervenção pela qual passou, como a troca do substrato, no que o colega chama de "falso transplante". Isso, lamento dizer, não existe. Todo e qualquer transplante é um transplante, mesmo quando não podamos as raízes. O simples fato de vc retirar de um substrato e colocar as raizes em outro, implica em uma agressão à planta, e uma de suas respostas pode ser a queima de suas folhas, sejam as de novas brotações, sejam as mais antigas ou intermedias.
Situações de exposição solar não implicam, necessáriamente, nesse tipo de resultado, embora o calor e a alta umidade do ar possam contribuir para isso. Mudanças climáticas, como a saída da planta do local onde vegetava anteriormente (uma estufa, um viveiro coberto, sombra de outras arvores ou sombrite) sempre irá resultar nesse quadro, ainda que inicialmente ele não ocorra. Em algum momento, contudo, poderá vir a ocorrer e devemos considerar como uma resposta da planta, não como um ponto negativo.
O ideal é que a planta seja colocada onde se pretende, de fato, exercer diariamente seu cultivo. Aos poucos, e ao longo dos meses, ela irá aos poucos se aclimatar e passará a responder de acordo com suas condições a toda e qualquer alteração ambiental e climática por que passar. Isso significa que se o cultivo for a pleno sol, com chuvas ocasionais ou frio, a planta irá aprender a lidar com isso, e a resposta atual poderá se repetir ou não, dependendo sempre do vigor e estabilidade da planta. Sugiro, transcorridos uns 30 dias do replantio, iniciar adubação organica, para criar base de sustentação, contribuindo dessa forma para o vigor e saúde da planta, que poderá então suportar as vicissitudes pelas quais passar, sem traumas nem comprometimento de sua estrutura vegetal. ( eu fiz adubação com farinha de osso e torta de mamona 30 dias após o "falso transplante")
Lembrando que uma carga normal de nutrientes, com macro e micro nutrientes, poderá auxiliar no desenvolvimento/crescimento da planta, sendo que produtos ricos em nitrogenio sempre irão estimular folhas grandes e entrenós largos. O fósforo, por sua vez, trabalha diretamente nas raizes capilares, estimulando seu aumento, ensejando troncos robustos e mais largos/grossos, bem como na floração e frutificação, quando for o caso, claro. |
|
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Fala Bas
Acer aqui deixo o mínimo no sol. Quando fica muito exposto, as folhas já ficam bem ressecadas.
Õ Palmatum deixo numa janela com 30 min de sol por dia, o resto é luz idireta, coberta por toldo transparente. Vai muito bem, com brotação colorida e intensa.
Faz esse teste da sombra e ve no que dá.
abraço |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 5:19 pm Assunto: |
|
|
Valew Marcião |
|
|
 |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 43 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Dez 23, 2011 9:20 am Assunto: |
|
|
Nicky,
Meu acer aqui em Poa também sempre seca as folhas nessa época. Ano passado teve uma nova brotação em fevereiro.
Uma dúvida, se eu pulverizar as folhas diariamente ajuda, ou vai secar igual?
Abs,
Tiago |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|