 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 7:28 pm Assunto: |
|
|
Bom material, Fabiano!
Para nós, ocidentais, é um pouco difícil interpretar o wabi-sabi.
"A perfeição no imperfeito" traduz bem a idéia.
Costumo usar também, nos cursos que ministro, a frase: " A assimetria do simétrico".
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 7:45 pm Assunto: |
|
|
Muuuuito legal a matéria..
Fiquei meio perplexo... mas gostei...
Parabéns pela postagem...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 8:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
O conceito tem na verdade bastante filosofia inserte nele, mas sob a ótica oriental japonesa, e não temos, pelo menos a maioria de nós, alcance sobre essa area filosófica com a mesma capacidade de percepção que eles têm.
Talvez o mais próximo desse conceituação oriental, na escola do pensamento ocidental, seja a temática do "não ser" da metafísica Kantiana, que nos apresenta justamente a incompatibilidade existente entre a Fé e a Razão, onde a Fé como o “não-ser” o interior do homem e a razão como o “ser”, o intelecto, a verdade
Kant elaborou uma teoria de que antes de toda idéia é necessário conhecer a capacidade do próprio conhecer. A genese Wabi Sabi reside em "ver" a felicidade naquilo que é natural, seja perfeito ou não. Ou mais simplificado ainda: descobrir a beleza que existe na imperfeição.
Wabi-sabi é uma antiga filosofia japonesa com raízes no Zen, reverenciando a austeridade, a natureza e o cotidiano. Distante, portanto, da idéia Kantiana, mas, ao mesmo tempo, com algo dela tambem. Para Juniper, wabi-sabi não se desenvolve, é descoberto. Ele a vê como um conceito atemporal estética, assim como Kant vê a sublime.
Uma ótima oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre a cultura japonesa é buscarmos o conhecimento dentro dessa linha de pensamento Wabi Sabi. Talvez possa, se me permitem, indicar uma continuação a quem quiser se aprofundar um pouco mais:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://c2.com/cgi/wiki%3FWabiSabi
Wabi-Sabi: para artistas, desenhistas, poetas e filósofos, por Leonard Koren ISBN 1880656124
http://c2.com/cgi/wiki?WabiSabi _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 9:33 am Assunto: |
|
|
Pois é Élio é algo realmente difícil de assimilar, conheço gente com TOC que se não deixar tudo redondinho ou triangulado de forma isósceles não fica feliz, eu por exemplo, aprendi com esta filosofia a liberdade de que as coisas não precisam estar alinhadas ou sempre limpinhas para estarem perfeitas.
Caro McDonald, isso não se aprende assim da noite pro dia, vai se assimilando com a vida caso deixamos que entre em nossa vida e filosofia, muita gente entende mas não pratica, também faz parte, quem sabe assim são perfeitas...
Nicky vou ler tudo depois, show de bola amigo, caso queira complementar o texto no blog com comentários lá mesmo ficarei muito contente, pois gosto de dar o chute inicial e a turma ir complementando e dando seus pitacos, porém quando é algo mais filosófico ou teórico fica meio no ar.
Lembrando sempre que o texto é de M. Albek, grande colecionador de shohin e generosa figura da nossa arte.
Abração e obrigado,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
Tem uma certa história japonesa antiga, muitos devem já a conhecer, mas com certeza haverão quem não a tenha ouvido ou lido:
Certa vez o mestre pegou um novo discípulo que era todo empenhado em fazer tudo pra agradar o mestre e tudo de forma maravilhosamente "reta", era um cara no qual podia realmente se confiar quaquer tarefa que seria muito bem feita.
Já nos ensinamentos mais profundos o mestre chega no pátio onde tinha várias árvores de caducifólias (ácer, ginko,...) e estava o chão repleto dessas folhas pois era outono.
Então o mestre olhou para toda aquela sujeira e olhou para seu aluno e disse:
-Sabes o que fazer?
e ele disse:
-Sim mestre, já o faço.
E em pouco tempo ele deixou aquele chão brilhando, sem uma folha, limpinho, daí chamou o mestre para mostrar seu maravilhoso serviço.
-E então mestre, está perfeito??
O mestre então vendo aquele pátio em pleno outono cheio de árvores caducas e o chão limpinho, foi até o tronco umas árvores e bateu fazendo com que caíssem algumas folhas, daí então olhou para seu aluno e disse:
-Agora está!
Creio que é uma forma mai fácil de aprender alguma coisa sobre a ótica oriental de WABI-SABI pois realmente não haverá tradução em língua alguma ocidental!
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|