Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivo Seixas Rodrigues
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 7:07 pm Assunto: Junípero no Amazonas... |
|
|
Encontrei este junípero (é isso mesmo?) no lixo de um terreno baldio, com as raízes expostas e catei pra mim. Tirei os galhos velhos ou murchos e fiz uma poda leve nas raízes. acomodei a planta em um saco com um substrato orgânico, mas também bastante arenoso.
Deixarei a planta em recuperação por um ano.
Porém não sei que estilo adotar. Na verdade não faço a menor idéia.
Illex, socooorrooo! Alexandre preciso de seus preciosos desenhos. Foristas, me ajudem por favor. Aqui em Manaus é um pouco difícil conseguir juníperos como esse, devido ao clima inclemente, portanto não posso perder essa oportunidade que meu karma positivo me proporcionou...
Agradeço atodos que colaborarem.
Ivo
 |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 9:40 pm Assunto: |
|
|
Ivo, neste momento, o correto é deixar a sua planta se recuperar por, pelo menos, 1 ano. Se a recuperação for boa, será mais fácil verificar o que fazer com os galhos que se recompuseram.
Regra número 1: PACIÊNCIA
Todos ficaremos esperando a recuperação. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jan 05, 2006 12:16 pm Assunto: Re: Junípero no Amazonas... |
|
|
Olá Ivo,
Como nosso amigo e Professor Mario disse, é melhor esperar amigo. Espere cerca de 1 ano, se a folhagem se recuperar bem (houver bastante brotação e tudo mais), poderemos pensar no que fazer com ela, se nao espere! Espere! Espere! Com Coniferas nao podemos ter pressa, se nao o trabalho nao caminha. Ja que as raizes estavam de fora (expostas) devem ter sofrido um bocado, aplique enrraizante na planta (utilizo somente Tiamina), cerca de 9 aplicações (9 regas ou 9 dias de aplicações), que será de bom grado. Vejo um grande pontecial em seu Juniperu para o futuro se houver grande brotação, há possibilidades de se fazer varios Jins e Sharis, muita madeira morta e uma pequena copa compacta, ficaria muito bom neste Juniperu. Porem isto é no Futuro, para ilustrar isso nosso amigo Alexandre poderia desenhar como voce disse. So para inspirar duas fotos de dois magnificos Bonsai de Kimura:
Este capa de seu Livro
E este nem se fala (que bela planta)
Vá nos dizendo como esta indo seu Juniperu. E por falar niso tem aproximadamente quantos dias que o recolheu? Assim que sua recuperação começar (torcemos por isso), va nos mostrando mais fotos da nova folhagem. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Ivo Seixas Rodrigues
|
Enviada: Qui Jan 05, 2006 11:31 pm Assunto: Obrigado |
|
|
É, acho que melhor mesmo é esperar e deixar que a planta defina qual estilo é melhor para ela.
Illex, ela foi encontrada em péssimo estado no dia 28 de novembro de 2005. As fotos foram feitas ontem. 4/1/06.
Obrigado. _________________ Forma é vazio. Vazio é forma. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 11:07 am Assunto: Re: Obrigado |
|
|
Olá Ivo,
Que bom que ja tem um tempinho amigo, acredito que ela deva se recuperar entao. Esperamos ver mais fotos dela, o mais importante agora é o cultivo, adubação, e matenha o olho para que nao tenha pragas, rega e tudo mais. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
|