Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 1:50 pm Assunto: Comprei uma Primavera, o que sugerem ? |
|
|
e ai Galerá acabei de comprar essa primavera !
preciso de algumas sujestões dos amigos aqui do forum !
pretendo podar o galho da esquerda e deixa-la mais ou menos assim !
toda sugestão é bem vinda
Obrigado |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 2:14 pm Assunto: |
|
|
Primeiramente eu dava uma boa escovada no tronco e faria uma limpeza nos galhos.
Tem que ver se onde foi feito o corte se não está apodrecendo, isso é urgente. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:05 pm Assunto: |
|
|
ADN, depois de feito o que a amiga Ângela sugeriu, concordo com o que vc planejou conforme a última foto.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:55 pm Assunto: |
|
|
Querido Elio !!!!!!!!
Será que não valeria a pena melhorar o corte dos troncos ???
Acho que estão muito brutos. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 8:46 am Assunto: |
|
|
OLá Angela os cortes estão bem seco será que devo ja fazer cortes transversais e pasar uma pasta cicatrizante ? e quanto a limpeza eu já vou fazer no final de semana será que ja posso transplantar para uma bacia garnde ? ou é melhor esperar mais uns meses para a chegada do inverno ?
E quanto ao galho já posso retirar tambem ?
Desculpa por tantas perguntas mas eu prefiro perguntar do que fazer besteira, obrigado pela ajuda !!!
At + |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 9:37 pm Assunto: |
|
|
Eu já melhoraria os cortes.
Com relação as outras intervenções, aguardaria um pouco mais.
Acho que é isso........... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 2:38 pm Assunto: |
|
|
alguem arrisca um palpite de quantos anos teve ter essa planta
Quando adquirimos plantas que não sabesmo a idade como fica indefinido ? ou colocamos umas idade aproximadamente ?
Valeu ! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 3:48 pm Assunto: |
|
|
ADN, a "idade" do bonsai sempre será a "idade" que ele aparenta ter.
A únida exceção é quando vc cultiva desde semente, pois aí vc tem a idade exata, embora isso seja de menor importância, pois o que importa é a idade que "aparenta".
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio, obrigado |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 06, 2011 11:07 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal
Dem umaolhada ai o que fiz com o primavera acho que o caminho é esse
se alguer quiser dar alguma sujestão é bem vinda !
Fiquei com duvida a respeito dos galhos que nascem juntos, se removeria ou não se ha intenção é formar uma copa, mas acabei removendo, se alguem poder me esclarecer eu agradeço!!! |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 12:04 pm Assunto: |
|
|
Minha opinião e me corrijam os mais experiêntes se eu estiver equivocado.
Se fez o transplante para esta bacia e fez algum tipo de poda em suas raizes, eu deixaria todas as brotações se desenvolverem bem antes da poda. Quanto mais brotações, mais folhas, e quanto mais folhas, mais raizes a planta emite, fazendo com que a mesma estabilize na nova morada. Só faria as podas dos galhos em "excesso" quanto a planta já estivesse estabilizada e respondendo bem ao reenvase.
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 12:57 pm Assunto: |
|
|
ADN, concordo com o Ricardo e a Ângela.
Era só para fazer uma limpeza dos galhos, corte do galho grosso, mas, deixando os galhos que comporão a planta.
O raciocínio do Ricardo está perfeito.
A arte do bonsai é um eterno aprendizado....!
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:00 pm Assunto: |
|
|
Elio, e Ricardo,agora criou- se uma discução.Caso o amigo ADN, tenha feito uma poda de raizes para fazer o reenvase Ele não deveria fazer uma poda aeria para compensar a diminuição do volume de raizes?
Quem sou eu para discutir  |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:33 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | ADN, a "idade" do bonsai sempre será a "idade" que ele aparenta ter.
A únida exceção é quando vc cultiva desde semente, pois aí vc tem a idade exata, embora isso seja de menor importância, pois o que importa é a idade que "aparenta".
abraço |
oi Elio aproveitando oq vc falou no domingo fui com o inar santos bonsaista aqui em sao paulo (ajudou o tramuja no evento SP) comprar umas plantas e estavamos a discultir sobre idade pois falei pra ele q uma alporquia de uma planta mae de 70 anos qual seria a idade do bonsai acredito q a mesma idade 70 estou correto. e q muitas vezes encontramos bonsai com idades avançadas acredito ser de alporquia abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
JAIR FLORES escreveu: | Elio, e Ricardo,agora criou- se uma discução.Caso o amigo ADN, tenha feito uma poda de raizes para fazer o reenvase Ele não deveria fazer uma poda aeria para compensar a diminuição do volume de raizes?
Quem sou eu para discutir  |
Jair, essa afirmação não é bem assim. Veja, ao transplantar após poda de raízes, o que precisamos são novas raízes, certo?
Para nascerem novas raízes, preciso de amidos, carboidratos, açucares, que provém da fotossíntese.
Se tivermos pouquíssimas folhas, teremos pouca fotossíntese, por consequência, pouca glicose para que o oxigênio oxide e gere energia à planta.
Claro, se deixarmos todas as folhas e tirarmos muitas raízes, as raízes não suprirão suficientemente de água todas as folhas, sendo que algumas murcharão, secarão.
Então como ficamos?
Tiramos poucas folhas novas e deixando as mais maduras pois estão mais aptas a fazerem perfeita fotossíntese.
No caso dessa planta, os galhos selecionados não deviam ser podados (encurtados) pois se perdeu tempo quando eles devem desenvolver-se ao máximo.
Não sei se expliquei ou compliquei......................rsrsrsrs!
|
|
 |
|