FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que fazer em cada época?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edmarcos



Registrado: 04/11/11
Mensagens: 91
Localização: Lavras-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 8:25 pm    Assunto: O que fazer em cada época? Responder com citação

Estou iniciando nesta arte....ainda não fiz nenhuma intervenção nas minhas duas plantas.
Procurei mas eu aind anão encontrei um roteiro básico recomendando podar em uma determina época do ano, transplantar em outra e assim por diante.

Penso que devem existir variações para diferentes espácies porém, deve existir também uma "regra".

Tenho duas plantas (Um ligustro e uma Eugênia) que inclusive estão postadas para sugestões em dois outros foruns meus. Não sei o que fazer com elas....podar, amarrar, etc.....

Se alguem puder me ajudar neste "calendário", fico grato!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/11/11
Mensagens: 153
Localização: igrejinha-RS

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

edmarcos, ligustro e muito forte, fizemos agora na ultima sexta, poda de raizes, transplante, desfolha e aramaçao. E uma planta que pode-se fazer o que si quiser quase que ele aceita numa boa, quanto a eugenia nunca trabalhei numa e nem vi ninguem trabalhando com uma dessas, tambem tenho curiosidades quanto ao seu cultivo....
_________________
Bonsai - A vida em arte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edmarcos



Registrado: 04/11/11
Mensagens: 91
Localização: Lavras-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 9:01 pm    Assunto: OK Responder com citação

Marlon, valeu pela dica...sei que vai ser difícil matar a planta....

O que acha dessa ai: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20111&highlight=
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/11/11
Mensagens: 153
Localização: igrejinha-RS

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Na minha opiniao tem tudo para sair um hokidashi dai, eu faria uma desfolha total, selecionaria os galhos para o estilo e aramaria ja, mas isso e no na minha opiniao de iniciante, vale a pena ver tambem a opiniao dos mais experientes.
_________________
Bonsai - A vida em arte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 12:34 pm    Assunto: Re: O que fazer em cada época? Responder com citação

edmarcos escreveu:
Estou iniciando nesta arte....ainda não fiz nenhuma intervenção nas minhas duas plantas.
Procurei mas eu aind anão encontrei um roteiro básico recomendando podar em uma determina época do ano, transplantar em outra e assim por diante.

Penso que devem existir variações para diferentes espácies porém, deve existir também uma "regra".

Tenho duas plantas (Um ligustro e uma Eugênia) que inclusive estão postadas para sugestões em dois outros foruns meus. Não sei o que fazer com elas....podar, amarrar, etc.....

Se alguem puder me ajudar neste "calendário", fico grato!


Edmarcos, como vc mesmo disse, existem variações em função de gêneros e espécies de plantas.

Contudo, precisamos entender um pouco da fisiologia da planta para saber a melhor época para certas intervenções.

1. As plantas "acordam" no início da primavera e necessitam de boa adubação.
2. No verão as novas folhas amadurecem e a adubação pode ser um pouco reduzida.
3. No outono ainda há atividade no metabolismo da planta, contudo precisamos fortalecê-la para atravessar o inverno, então devemos retornar com boa adubação, só que com bem menos nitrogênio.
4. No inverno as plantas "dormem". Algumas quase que totalmente (caducifólias), então não precisam de adubo.


Diante dessas informações sobre como as plantas se comportam durante o ano, temos:

1. Aramagem - pode ser no outono ou primavera
2. Transplante - melhor no início da primavera, mas pode ser, excepcionalmente, no outono.
3. Poda - radicais, no final do inverno. Podas mais amenas podem ser feitas na primavera e verão.


IMPORTANTE: Lembrar que são orientações gerais, sendo que existem muitas exceções.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Também tenho essas dúvidas.

Por exemplo, neste período é recomendado fazer yamadori? estou de folga até dia 4 de janeiro, e estou com tempo mais ou menos livre.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil