|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 11:46 pm Assunto: BONSAI DE FIGO ATUALIZANDO! |
|
|
bom amigos meu bonsai de figo estava estagnado por um bom tempo, devido estar num vaso de bonsai agora reenvasei para ele desenvolver
mais.
primeiro passo comprei uma bacia de 11 lt e fiz a furação
Uploaded with ImageShack.us
nao sei se é certo, mas estou usando no lugar da tela um material usado nos filtros de aquario uma manta sintética , ela é bem drenante e a areia nao passa ,só a agua
segundo passo dei uma ajeitada nas raizes sem retirar a terra
Bom o substrato, eu usei 60% areia o restante foi pedriso, terra comprada pronta, um pouco de esterco de curral umas 300 g , e como eu nao tinha casca de pinus, eu usei uma serragem em laminas que eu tinha plainado de uma porta de pinus nao sei se tera a mesma função ou se é correto ,mas misturei tudo e ficou muito drenate ,pois a agua é rapidamente absorvida.
ai esta ele replantado
obs Retirei a ponta que estava com corte reto e seco, cortei na diagonal
até aparecer a parte verde, e usei creme dental como cicatrizante
primeira rega fiz com enraizador
assim que ele demonstrar desenvolvimento mando mais fotos
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
jonathananisio

|
Enviada: Qua Dez 07, 2011 8:18 am Assunto: |
|
|
Marcelo depois posta fotos para visualizar melhor o aspecto geral dessa
figueira. Mas realmente Marcelo a técnica do escorredor e mamadeira
geram resultados impressionantes, talvez o amigo já tenha experiência
com essa técnica!
Boa sorte e acompanhando!!  |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Dez 07, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Muito bom vamos ver a brotação agora! |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 07, 2011 3:21 pm Assunto: atualizaç.ao figo |
|
|
jonathananisio ,ja tenho conhecimento sobre esta tecnica, sei que a planta se desenvolve bem,principalmente o tronco e o nebari, inclusive eu quase enterrei esta bacia no chão mesmo, mas como o tronco dela ja esta satisfatório, e eu vou trabalhar mais a parte aerea da planta, preferi usar uma bacia grande , e fazer a planta se desenvolver mais usando fertilizantes quimicos ,que também no caso proporcionara um bom desenvolvimento principalmente na parte aerea que é onde ela esta mais carente agora. Com esta bacia de 11 lt bem refrigerada como ela esta, inclusive fiz muitos furos grandes na parte toda debaixo da bacia ,deixei o ferro de solda passar por inteiro nas perfuraçoes do fundo da bacia e o substrato bem drenate, acho que terei o resultado em breve.
a minha duvida é só a respeito das folhas de pinus ,mas acho que deve dar certo também, e a outra inovação que eu inventei foi usar a lã sintética de filtro de aquario no lugar da telinha convencional ,que é bem barata . ja tenho ela em outros vasos tb e até agora ta la. inclusive gostaria de saber se os amigos do forum ja utilizaram a lã com exito ou ja fizeram experiencia com a mesma.
caso ninguém tenha feito experiencias com a lã ,depois quando eu for mecher denovo ,provavelmente daqui um ano e meio a 2 anos tiro as fotos da lã sintetica para ver o estado dela. mas acho que por ser sintética nao apodrece. Em todo caso é uma experiencia que estou fazendo. e gostaria de opiniões.
Anderson assim que eu ter algum resultado eu mando as fotos, inclusive hoje as folhas estão todas muchas ,acho que a planta sentiu um pouco a mudança de casa rsss
abs
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 1:42 am Assunto: |
|
|
Será que a lã não vai reter muita umidade? _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 8:11 am Assunto: FIGO |
|
|
Amigos hoje faz um mes que reenvasei o meu pézinho de figo, estou atualizando para acompanhamento do desenvolvimento da planta.
Hoje notei o aparecimento de mais folhas e um galinho a mais nascendo ,
quem sabe outros galhos virão.
ai esta a foto
OBS - quanto a manta de nylon, essa de fazer filtro de aquario, eu até agora nao notei problemas, mas vou testar mais tempo pra ver se vai ter algum, hoje faz um mes que replantei o pezinho de figo e o bichinho ta que ta
fotos abaixo
é amigos a mudança de casa fez bem pra ela, a planta esta brotando aceleradamente. e a aparencia geral melhorou muito, to satisfeito com
o resultado até o momento
só gostaria de mais galhos e nao mais folhas rss
mas quem sabe os galhos venham agora.
logo atualizo de novo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Maio 08, 2012 9:11 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 12:22 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, novos galhos, no Ficus carica, só vêm quando se poda galhos, só que agora não é época e sim em Julho.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 1:19 pm Assunto: figo |
|
|
Ok Elio obrigado pelo exclarecimento. vou aguardar a planta se desenvolver e na época adquada farei uma poda ai entao devem surgir mais galhos _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 4:03 pm Assunto: |
|
|
ta muito legal teu figo! acompanhando o desenvolvimento.. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 9:49 pm Assunto: figo |
|
|
Obrigado Anderson, estarei sempre atualizando.
Assim que der vou comprar a micro retifica,para concertar o corte,que ainda nao esta do jeito que eu quero.
provavelmente este mes ainda. _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|