|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Sáb Fev 11, 2012 10:03 pm Assunto: Meu Ulmus (com fotos) |
|
|
Olá Pessoal!
Arranjei um Ulmus com 5 anos esta semana, depois de perder meu pinheiro negro (1º bonsai). Estou cuidando dele como se fosse meu filho hehe, pesquisei muito na internet sobre cuidados com a espécie, acho que aprendi bastante coisa. Mas gostaria da opinião de vcs sobre ele.
OBS: Como eu moro em apartamento, ele fica perto da janela, é um local bem ventilado e bem iluminado, bate sol entre 12:30 e 14:45... sei que é um horário de sol muito forte, por isso não deixo ele diretamente no sol... ou devo deixa-lo?
Foto que tirei hoje
Detalhe da copa (acredito que ele tenha sido podado recentemente, reparem também que tem um galho novo e saudável crescendo)
Outra foto da copa (algumas folhas mais velhas tem as pontas um pouco queimadas, há com que se preucupar com isso? Algumas folhas também foram cortadas durante uma poda)
Detalhe do tronco (há cicatrizes de uma aramagem... preciso me preucupar?)
Aceito sugestões... estou dando o máximo de atenção a ele |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 11:57 am Assunto: |
|
|
Bela aquisição henrique! Vamos esperar as opinioes dos mais experientes! |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 2:46 pm Assunto: |
|
|
wlsjurai escreveu: | Bela aquisição henrique! Vamos esperar as opinioes dos mais experientes! |
Sim, vamos ver... quero cuidar dele o melhor possivel, definir um estilo para ele... e ve-lo crescer saudável  |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 10:12 pm Assunto: |
|
|
Henrique o ulmus é uma planta muito resistente. Em relação ao sol você pode fazer uma experiência e deixá-lo, se você observar que as folhas secaram ou algum brotinho morreu, você retira. No caso de ela ficar bem no sol você deve ter uma atenção maior com as regas. Deixá-la no sol também tem outra vantagem que é a redução no tamanho das folhas, se ele ficar mais na sombra as folhas acabarão ficando maiores. Essa é uma planta que também gosta de uma meia sombra então, o maior cuidado é com os "extremos".
Só existem dois motivos para se preocupar com uma cicatriz: o 1º é no caso de haver madeira exposta, que precisa de tratamento para não apodrecer (o que, aparentemente, não é o caso); o 2º é uma questão puramente estética, o bonsai deve parecer o mais natural possível e marcas de intervenções do bonsaista não são muito bem vindas, mas não é nada que mereça muita preocupação, a não ser que você pretenda vencer algum concurso de bonsai .
Abraço. |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 10:21 pm Assunto: Obrigado Marco! |
|
|
Bom, ontem e hoje foram dias chuvosos com temperatura de 23ºC. Intão resolvi deixar ele na janela o dia inteiro (não pegou muita água da chuva) porém ele aproveitou 100% da iluminação que teve.
Estou só preocupado com algumas folhas estarem queimadas nas pontas, é normal? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 10:41 pm Assunto: |
|
|
No ulmus até que é normal as folhas mais velhas ficarem com as pontas ressecadas. O ulmus é uma planta caduca, que perde as folhas no inverno, e é normal. O importante é que as outra folhas estejam verdinhas e brilhantes, como é característico da espécie. Um erro comum dos iniciantes é ficar mexendo na planta o tempo todo, carregando de um lado para o outro todos os dias... esse excesso de manipulação não é bom. Escolha um lugar e deixe lá. Se você notar que há muito sol procure outro. Às vezes pode ser necessário você girar o vaso para que o outro lado da copa também pegue sol, mas isso só se você notar que um lado está se desenvolvendo muito melhor que o outro. |
|
|
 |
HenriqueBanda
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 10:56 pm Assunto: |
|
|
Certo, então ele está saudável!
Depois vou mostrar uma foto do lugar dele, quando ele não está na janela, está em um porta vasos de chão que fica a menos de 1 metro da janela, mudo ele para pegar mais sol, praticamente o lugar é o mesmo.
Obrigado pela luz Marcos! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|