FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Cerejeira Anã
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JeanBenatti

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 8:19 am    Assunto: Ajuda com Cerejeira Anã Responder com citação

Amigos,
gostaria da opinião de vocês para que rumo dar a esta cerejeira anã.

No próxima primavera penso em colocar no escorredor, mas até chegar quero ir estudando e trabalhando para um formato que poderei dar a ela.

Gostei do nebari, por mais que esteja um pouco enterrado. Quero desenterrar no transplante.

Alguma sugestão?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 9:56 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Que tal selecionar um desses galhos cortando fora todos os demais? Assim voce pode aramar o galho escolhido, dando a ele um leve movimento sinuoso e mantendo seu crescimento, para que mais à frente, quando o galho atingir uma grossura melhor, possa então estar estilizando a planta. No caso, creio que o melhor estilo seja o moyogi. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!!!
JeanBenatti

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado nickyfury pelas considerações, gostei da sua proposta.

Andei observando outras cerejeiras anãs, e é comum elas terem uma grande formação de ramificações logo no troco principal. Esta era a única entre as mudas, que tinha apenas 1 tronco, as demais todas tinham uma quantidade de ramificações ainda maior.

Vejam também que tem uma raiz aérea já desenvolvida saindo de 1 dos galhos. Faz sentido deixar essa raíz aí?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 7:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse tipo de raiz não faz sentido manter nessa espécie, portanto corte logo fora, bem rente ao caule, aplicando uma pasta seladora no local, para impermeabilizar e garantir uma cicatrização saudável. Após cortar no caule, puxe ela para fora do recipiente de cultivo, para arrancar mesmo do solo.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
JeanBenatti

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2012 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,
tirei mais algumas fotos de como está a minha muda da Cerejeira Anã, e também como ficou após a armação.

Pensei em preservar o tronco principal, até porque boa parte do mesmo está enterrada. Quando eu transplantar quero deixar o tronco mais a mostra, dando mais altura ao mesmo.

O que acham?

Fotos antes da armação e pequenas podas da copa.

Fotos depois da armação. Como eu não tinha disponibilidade imediata de arame de cobre, utilizei pneu para proteger o tronco do efeito da tração.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: