Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 12:46 pm Assunto: PAU-MULATO ou CAMBUÍ ? |
|
|
Sergivaldo, este é um assunto para você. Estou postando estas fotos mais pela inflorescência que começava que por qualquer outra coisa. Em seguida veio a dúvida e tentei conferir a árvore no livro Harri Lorenzi.
A árvore que tem lá com nome de pau-mulato, não confere com a que estou apresentando e que ganhei do Martins, em Natal, 1999. Veja, e se possível esclareça para mim.
Na página 266 deste livro tem uma imagem onde as folhas e a inflorencência são bastante iguais a que apresento; esta árvore é o cambuí.
 _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 4:10 pm Assunto: |
|
|
Mário Desculpe-me pela resposta, sei que a pergunta não foi dirigida para mim.
Pelas fotos penso em se tratar de uma "Myrcia multiflora" popularmente conhecida como arrebenta boi, planta muito encontrada aqui na região. O nosso amigo Sergivaldo pode falar melhor do assunto. Corrijam-me se estiver errado.
abraços,
Sérgio _________________ Estagiário de aprendiz de bonsaísta. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 4:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Mário !!!!!
Oi Serginho !!!!!
Acho como o Serginho, que o MIGUINHO Sergivaldo responderá corretamente.
Com meus parcos conhecimentos, acho que é arrebenta boi. Lembro-me desta planta lá na casa de de meu MIGUINHO, as folhas e frutos são bem parecidos.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 19, 2005 6:30 pm Assunto: |
|
|
Serginho, não tem nenhum problema, fiz a referência porque Sergivaldo tem um excelente conhecimento de nossas nativas. Obrigado!
Angela, obrigado. Sempre informei que tinha um pau-mulato nas minhas plantas e, com certeza, não é! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 19, 2005 7:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Mário,
Pelo formato das folhas que estão sobre a mão, eu acredito ser mesmo um Pau-mulato. O Arrebenta-boi, embora muito parecido, possui as folhas um pouco mais compridas e menos rígida.
Amanhã irei fotografar folhas das duas espécies e as coloco aqui para compararmos.
Em relação ao Pau-mulato que aparece no livro do Harri Lorenzi, realmente trata-se de outra espécie, muito diferente da que temos por aqui.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 7:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Mário !!!!!!
Oi Serginho !!!!!!!!
Desculpem-me pela vergonha que passei !!!!!!!
O MIGUINHO já começou a nod dar mais uma aula, aliás, poderia dar todas e mais algumas......... temos que nos inscrever na aula que dará sobre arrebenta-boi.....
TÔ INSCRITA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 19, 2005 9:08 pm Assunto: |
|
|
Angela, sem stress, minha amiga. A única certeza que temos é a de que nada sabemos.
Sergivaldo, em todo o livro foi o cambuí que mostrou semelhança. Se ficar dúvida, na frutificação, caso consiga os frutos, postarei.
Estou aguardando. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 24, 2005 12:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Mário,
É sempre muito complicado identificar uma espécie através de fotografia, principalmente quando elas possuem características muito comuns em determinados gêneros.
Também acredito que após a frutificação da sua planta teremos mais chances de confirmar qual é a espécie.
Fotografei, abaixo, um detalhe das folhas do Pau-mulato:
Folhas do Arrebenta-boi, compare-as com a folha do Pau-mulato (à esquerda):
O nosso Camboim possui as folhas bem pequenas, com formato muito parecido às folhas do buxinho. Vejam...
Oi Miguinha,
Não esqüenta, também posso estar enganado.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 24, 2005 3:13 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo, estou na torcida para que frutifique, com certeza ficará mais fácil. Estou aguardando a hora! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 31, 2005 4:25 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal. E aí? Fiquei curioso em saber da espécie dessa planta. Meu voto é pro arrebenta-boi ou araça de Jacu (vivo confundindo) rs |
|
|
 |
itamarbl
Registrado: 05/03/05 Mensagens: 48 Localização: João Pessoa Paraíba
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 3:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Mario G Leal,
Olá Sergivaldo,
Olá a todos,
Pessoal a família Myrtaceae e um problema atual na taxonomia Brasileira pois ha poucos taxonomistas estudando essa família mas a minha namora fez sua monografia de final de curso com essa família, pedi pra ela dar uma olhada e segundo ela e eu também concordei previamente antes dela olhar que as primeira foto do Sergivaldo trata-se da Myrcia multiflora (Lam.) DC.
A segunda foto do sergivaldo tamebém pode ser a mesma espécie com uma pequena variação.
E agora a espécie do Mario esta com uma caracteristica na folha muito diferente mas trata-se de uma Myrciaria sp. vamos esperar os frutos pois muitas espécies de Myrtaceas temos que olhar o embrião e outros caracteres pra a identifição real da espécie, espero ter ajudado um pouco.
Um abraço a todos. |
|
|
 |
itamarbl
Registrado: 05/03/05 Mensagens: 48 Localização: João Pessoa Paraíba
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 3:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Mario G Leal,
Olá Sergivaldo,
Olá a todos,
Pessoal a família Myrtaceae e um problema atual na taxonomia Brasileira pois ha poucos taxonomistas estudando essa família mas a minha namora fez sua monografia de final de curso com essa família, pedi pra ela dar uma olhada e segundo ela e eu também concordei previamente antes dela olhar que as primeira foto do Sergivaldo trata-se da Myrcia multiflora (Lam.) DC.
A segunda foto do sergivaldo tamebém pode ser a mesma espécie com uma pequena variação.
E agora a espécie do Mario esta com uma caracteristica na folha muito diferente mas trata-se de uma Myrcia sp. vamos esperar os frutos pois muitas espécies de Myrtaceas temos que olhar o embrião e outros caracteres pra a identifição real da espécie, espero ter ajudado um pouco.
Um abraço a todos. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 6:41 pm Assunto: |
|
|
Itamar, ontem, o Leandro Salata, meu fotógrafo oficial (Ah! Ah! Ah!), esteve por aqui e fui verificar se havia começado a frutificação. Parece que sim! Vou aguardar para poder mostrar e tirarmos, todos nós, esta dúvida.
Agora é esperar. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 11:55 am Assunto: AS |
|
|
OLA MARIO !
OLA SERGIVALDO!
DESCULPE A MINHA IGUINORANCIA MAIS GOSTARIA DE SABER SE ESSE PAU MULATO É O MESMO CONHECIDO POR ARACA MULATO?
" FRUTOS DO TAMANHO DE UMA JABUTICABA VERMELHO'' |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 12:35 pm Assunto: |
|
|
Andrade, estou deixando por conta do Sergivaldo a resposta. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|