|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 11:10 pm Assunto: Ficus Clusifólia! |
|
|
Pessoal, esse ficus tenho ele a mais de 12 anos. Foi por muito tempo minha cobaia, do nada eu simplesmente eliminava todos os galhos e o deixava crescer de novo.
Após ter participado do encontro do AGB (associação goiana de bonsai), com a ajuda do amigo Elisvan, passei a entender um pouco mais e hoje se encontra nessa situação que seguem as fotos.
Sei que ainda falta muito, más creio que já houve uma razoável evolução.
Seguem as fotos:
Maio de 2009.
Detalhe do nebari ruim.
Dezembro de 2011.
Detalhe da micro orquídea.
(Obs: foi feita a correção do nebari)
Vista de cima.
Detalhe da ramificação.
Fiquem a vontade para críticas e sugestões.
Abraço!! |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 11:20 pm Assunto: |
|
|
Linda planta eu so tiraria a orquidea e isso ne.
parabens conterraneo. |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 12:18 am Assunto: |
|
|
Eae Edmilson,
fico feliz quando comento algum post de conterrâneo. Também tenho uma cobaia: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19998, essa daí já tem 14 anos, mas nunca recebeu os cuidados que um bonsai de verdade deve ter.
Haverá um curso da AGB para iniciantes no dia 21/01/2012, espero poder qualificar meus conhecimentos para desenvolver uma árvore bonita como a sua. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 11:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Edmilson, entre a planta inicialmente mostrada e a que aparece por ultimo percebe-se que houve uma ótima evolução, tanto da planta quanto do bonsaista. No que pese a correção do raizame, creio que o ideal teria sido trabalhar no sentido de melhorar, mas sem cobri-lo ou ocultá-lo, pois o ficus é uma espécie em que o sistema radicular é muito valorado, por apresentar pontos bem diferenciados dos de outras espécies.
Creio que se considerarmos o avanço, o correto agora seria trabalhar no sentido de mudar o aspecto da ausência de nebari, promovendo um alporque na base do tronco. O alporque, no caso, terá apenas por finalidade proporcionar um volume extra de raizes, que mais tarde poderão dar inicio a um nebari radial, o que irá constituir um ponto forte no visual geral de sua planta. Para fazer a alporquia basta fazer um corte de anelamento total (em toda a volta do tronco na base), de no máximo dois cm, retirando um pouco do cerne da madeira após a retirada da casca, aplicar hormonio enraizador no local e cobrir com musgo esfagno, previamente umedecido em solução enraizadora, cobrindo em seguida com um plastico transparente, para visualizar a saída inicial das novas raízes.
É um trabalho simples mas que irá possibilitar um resultado ótimo para sua planta, melhorando significativamente, vez que criará uma harmonia natural para seu bonsai. Quanto a orquia, concordo que um bonsai não é o melhor expositor para ela. Ache um tronco seco, de alguma arvore e acondicione a orquidea nele, que ficará muito melhor. Um bonsai é algo único e não devemos misturar outras plantas, principalmente parasitas, sobre seus galhos, sob risco de parecer algo banal. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 5:01 pm Assunto: |
|
|
Eliseu e Paulo muito obrigado pelos comentários e dicas de retirada da orquídea, farei o mais rápido possível.
Nick, agradeço o reconhecimento da evolução tanto minha quanto da planta, isso nos força a melhorar cada dia mais.
Quanto a correção feita no nebari, a raiz que cruzava eu a coloquei de modo a fechar uma espécie de buraco existente devido a falta de uma raiz. Com isso, o nebari ficará radial. Na verdade o cobri pra que essa raiz pudesse se desenvolver mais e cortei parte das outras, objetivando que essa engrosse mais que as outras, criando certa uniformidade entre elas.
Todavia, sua idéia é de grande valia e semana que vem vou desenterrar esse nebari e caso não esteja como eu pretendia, farei o que você está sugerindo.
Quanto as orquídeas, como dito aos amigos, farei a extração das mesmas, bem como tentarei um kusamono, pois as espécies são mine.
Vocês indicariam um vaso apropriado pra ela?
Desde logo agradeço! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
belo material parabéns! |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 12:24 pm Assunto: |
|
|
Amigos, ano novo, planta nova,rsrs. Aproveitando o feriado, resolvi dar uma mexidinha nessa planta. Espero que gostem, e desde já peço a colaboração dos amigos para indicarem um vaso pra ela. Desde já agradeço!!!
Fiquem a vontade para críticas e sugestões!!![/img] |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:06 pm Assunto: |
|
|
Jr. a evolução foi maravilhosa parabéns!! falha no trabalho eu não consigo apontar apenas uma atenção maior apartir de agora quanto a grossura do terceiro galho em relação aos dois primeiros,mas sua planta ficou show!!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 12:06 pm Assunto: |
|
|
Edmilson
Mais um belo trabalho, parabéns!!!
Gostaria de sugerir o vaso, mas antes perguntar se o nebari está enterrado ou começa ali mesmo??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 1:10 pm Assunto: |
|
|
O nebari está enterrado, é radial, muito bom o nebari dessa planta. Aguardo a opinião.
Abraço! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 3:58 pm Assunto: |
|
|
Edmilson
Tentei vários modelos e o melhor conjunto ficou com vasos sextavados ou oitavados... Também tomei a liberdade de encurtar e redesenhar alguns galhos:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:03 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Belissimo trabalho e a projeção do Alexande com vaso sextavado e o refino na copa que ele deu foi a cereja do bolo que faltava para deixar o bonsai ainda mais espetacular.
Alexandre,
Você é o MAGO das projeções mesmo.
Abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 10:30 am Assunto: |
|
|
Ótima evolução, muito linda.
Não tem como não seguir as projeções do Alexandre.
Show. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Só acompanhado e tentando aprender um pouco.
Quanto a orquídea que estava na planta eu concordo com o nickyfury, só que gostaria de salientar que as orquídeas não são parasitas, elas não absorvem nada das plantas em que se hospedam, a não ser o espaço, que ai sim pode trazer problemas pois podem impedir brotações. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|