|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dummar 1.o PASSO

Registrado: 28/12/11 Mensagens: 104 Localização: Rio de janeiro-SP
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 5:35 pm Assunto: nova aquisição( essa promete! fotos!) |
|
|
Olá pessoal fiquei bem feliz com essa Tuia Jacaré que promete bastante
a ideia é podar toda parte vertical do tronco e também tudo que vai para direita deixando só o longo galgo a esquerda. o que acham?
abraços!!
 |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 6:41 pm Assunto: |
|
|
Amigo Dummar legal seu jacaré, porem se fosse minha não faria essas podas que vc fala e sim encaminharia ela para um estilo han-kengai ou um kengai é minha opinião... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Dummar 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 6:59 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marcio
acho que minah idéia é essa mesma
eu que me expressei mal rs
fiz uma pequena limpeza de alguns galhos para poder facilitar a visualização
achei que deu uma melhorada
 |
|
|
 |
Dummar 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 8:51 pm Assunto: |
|
|
mas é isso?
só poderei aramar no Inverno??!?!
é isso mesmo ou posso fazer agora?
abraxxx |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 9:19 pm Assunto: |
|
|
Tá pedindo um han-kengai, como já foi comentado.
Eu faria, e deixava este galho menor como apice.
Abraço |
|
|
 |
Dummar 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 9:25 pm Assunto: |
|
|
Caramba!
Boa Felipe!
Boa ideia para o tronco da direita!
agora é achar o arame certinho e fazer a operação
será a primeira
seja o que Deus quiser hehehhe
abraços! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2012 9:50 pm Assunto: |
|
|
E AI MAN
CARA TIRA ESSAS PEDRINHAS E DESSA BANDEJA E FAZ UM FALSO TRANSPLANTE, VAI VER O QUANTO ELA VAI DESENVOLVER ATE O INVERNO... |
|
|
 |
Dummar 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ricardo!
mas me diga,
o que seria e como faço um falso transplante?!
Obrigadão!!! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:52 pm Assunto: |
|
|
Dummar... É O SEGUINTE: PEGA UMA BACIA, FURA EM BAIXO E NAS LATERAIS... TIRA A PLANTA DESSE VASO SEM MEXER NO TORRÃO DE TERRA...
PREPARA UM SUBSTRATO COM BOA DRENAGEM, 60% AREIA PENEIRADA E 40% DE TERRA.
AI É SÓ COLOCAR A PLANTA
DA UMA OLHADA NAS MINHAS, TODAS ESTAVAM NESSA BANDEJAS
ABÇS |
|
|
 |
Dummar 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:56 pm Assunto: |
|
|
legal!!
estava pensando em coloca las no sistema de mamadeiras, o que acha??
abração! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 7:11 pm Assunto: |
|
|
PRA VC POR NO ESCORREDOR VC TERA QUE MEXER NAS RAIZES, ASSIM VC JA TA COM ELA DIRETO NA MAMADEIRA.
VLW |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 4:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
A primeira coisa a fazer é retirar todas essas pedrinhas brancas da superficie do solo, bem como o matinho agarrado na base do tronco. Eles impedem que voce visualize o solo, de maneira a poder estar verificando diariamente as condições dele, se drena bem a agua da rega, se encharca, se demora a secar, se está duro ou mole ou apresenta consistencia plastica, igual a da argila.
Esses fatores são preponderantes para a saude da planta, de maneira que se o solo apresentar qualquer dessas "qualidades" negativas, então o melhor, antes de pensar em aramar e dar forma para a planta, é cuidar primeiro do sistema radicular, ou seja, das raizes da planta. Sem elas, não irá existir bonsai algum no futuro.
Minha sugestão é retirar desse recipiente e replantar em outro, tipo as bacias plasticas mostradas na imagem postada pelo nobre colega Ricardo. Primeiro faça vários furos na lateral e no fundo da bacia, preenchendo-a com um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada (ou areia grossa), carvão e casca de pinheiro. Esse tipo de solo permite uma drenagem mais completa da agua da rega, secando mais rapidamente o solo, evitando que ele fique duro e encharcado.
Ao retirar a planta do recipiente atual, antes do replantio, dê umas batidas nas raizes para soltar bem o substrato retidos nelas, em seguida lave na torneira ou num jato de agua forte, para retirar tudo que estiver preso nas raizes. Depois, forre uma primeira camada de substrato no fundo da bacia, deposite a planta com as raizes bem distribuídas em toda a volta do tronco, se possível, cobrindo-as então com o restante do substrato.
Tudo pronto, regue em abundancia, até que o solo fique bem molhado e a agua que escorra no fundo saia bem limpida. Aí então é só colocar o recipiente em um local onde a planta receba luz e calor solar o dia inteiro. Não há risco em fazer esse tipo de replantio, nessa época, se não podar nem cortar nenhuma raiz da planta. Isso eu garanto.
O melhor, agora, é deixar a planta se recuperar, emitindo novas e vigorosas brotações, pelo próximo ano. A partir do 30º dia após o replante que indico, poderá então iniciar a adubação da planta, visando fortalece-la e deixa-la mais bonita e vigorosa, com um bom crescimento/desenvolvimento. No inverno do ano que vem, então, finalmente, poderá aramar sua planta, visando dar um bom movimento sinuoso tanto para o caule quanto para os galhos, adequando-a a um estilo qualquer.
Lembre-se: a primeira e mais importante ferramenta que todo bonsaista deve aprender a lidar com ela chama-se PACIENCIA. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|