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ESCRITOS DO DIA A DIA

ESTILIZANDO SOBRE ROCHAS
30.12.2011
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Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
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MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 4:06 pm    Assunto: ESTILIZANDO SOBRE ROCHAS Responder com citação

Oi Pessoal
Preparei este material para minha demonstração no VII Encontro Nordestino de Bonsai (18/09/2010) e gostaria de partilhar com os amigos...

ISHITZUKI e SEKIJOJU - Estilizando sobre rochas

Estes estilos são muito admirados por quão bonita pode ser a composição da árvore em pedra. Ainda mais, é tecnicamente muito difícil de alcançar!
Presta-se para reproduzir cenas de montanhas e ilhas rochosas.

Além disso, estes foram os precursores dos Bonsai, pois primeiramente as pedras que foram procuradas para contemplação (Suiseki).

Estilos das escolas tradicionais, refletem parte das paisagens daquelas regiões ou a livre imaginação do autor.
Mesmo não sendo um país com relevo montanhoso, no Brasil podemos encontrar diversas paisagens favoráveis para inspiração:





Para estes dois estilos de design marcante, não precisamos necessariamente de vaso específico para bonsai... A pedra pode servir como tal, bem como plantar em uma laje ou suiban, e, às vezes adicionar pequenas plantas, ervas, musgos etc.
Vai demorar alguns anos para que as raízes se fixem firmemente em volta da pedra e poder ser considerado um bom bonsai “raízes na pedra”.

Existem duas formas básicas de plantio:
1. ISHITSUKI - árvore plantada numa fenda na rocha;
2. SEKIJOJU - árvore "sentada" sobre uma rocha, com raízes abrando-a e pendentes em direção ao solo.

_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
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Alexandre S. Coelho
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MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

No primeiro caso, a rocha age como um navio, a cavidade é coberta com terra, fura-se um dreno com uma broca e a árvore pode ser presa com fios ligados aos pinos colados ou aparafusados a pedra.
Este estilo ocorre na natureza em locais onde a árvore fica na borda e fendas das rochas. Suas raízes são forçadas a deslizar entre as rachaduras procurando umidade e nutrientes, até finalmente encontrar o chão, altura em que começam a ganhar um rápido crescimento:



Trabalho feito recentemente por mim:




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Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

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Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Qua Jul 25, 2012 3:27 pm; num total de 4 vezes
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Alexandre S. Coelho
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MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

O segundo caso é um pouco mais complicado pela necessidade de uma árvore com raízes longas e extensíveis, compatível com a rocha.
Este estilo descreve uma dessas árvores em terreno rochoso, cuja erosão desvenda raízes que se prolongam agarradas às rochas abaixo.
A árvore em si pode ter qualquer estilo, embora o vertical formal (Chokkan) e vassoura (Hokidachi) pareça fora de lugar.
O fator mais importante é que as raízes devem se fixar firmemente à pedra, sem espaços vazios entre elas:




COMO FAZER
- Primeiramente deve-se providenciar uma planta com muitas raízes longas. O cultivo em garrafas pet ou tubos PVC podem ajudar nesta particularidade;

- Agora procure por uma pedra com o “berço da árvore”, local onde a planta será acomodada.
São preferíveis rochas texturizadas com superfícies irregulares, e que tenha um tom mais escuro ou diferente da cor da planta (casca). É amplamente utilizada rocha vulcânica.

Em relação ao tamanho das rochas, varia de acordo com o cenário que irá representar:
• Cenas distantes, pedras grandes e árvores pequenas;
• Cenas perto do observador, árvore maior do que a rocha;
• Cenas de meio deve haver um equilíbrio entre a árvore e a rocha.

- Material extra: Cola não tóxica ou massa epóxi, Ráfia, faixas de saco plástico ou pano, arame, garrafa plástica de refrigerante ou vaso fundo e areia grossa.

- Comece ajustando a árvore e raízes na rocha. Em seguida, as raízes são amarradas à pedra com faixas plástica ou de pano. As pontas das raízes abaixo da pedra são plantadas num solo rico em nutrientes e a parte amarrada será coberta com areia grossa usando a garrafa plástica, vaso sem fundo ou similar para contenção.
Agora é deixar se desenvolvendo por uns dois anos, sem desenterrar a árvore:


- Após este período, descobre-se as raízes para verificar seu estado de “abraçada a rocha”, remove-se o excesso e escolhe-se a melhor frente para dar acabamento ao conjunto:




_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

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Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Qua Jul 25, 2012 3:11 pm; num total de 1 vez
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flavio bonsai
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MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

bela materia parabens alexandre.
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Se creres verás a glória de Deus.
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Luiz Peregrino
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MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Boa mesmo a matéria Alexandre.

Totalmente explicativa e fácil de compreender.

Parabéns!!!

Luiz Peregrino
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 3:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Alexandre, excelente matéria essa, parabens. O nobre colega soube expressar bem em seus trabalhos a didática ideal para informar sobre esses estilos. Very Happy

As fotos mostrando as paisagens modelos são muito inspiradoras. Devo ressaltar, porém, para que fique ainda melhor, que o estilo ISHI TSUKI é grafado sem a letra "Z", como vemos no livro do Naka. Acredito que em razão da tradução equivocada, muitos bonsaistas são induzidos a erro nesse sentido. A grafia correta, portanto, é com a letra "s".

A meu ver, tanto nas imagens das paisagens quanto em seus trabalhos, há dois estilos diversos desse estilo japones. O primeiro, é chinês, claramente. O arte, no caso, não é BONSAI, mas sim o PENJING. O Penjing pode ser composto de duas formas: o clássico, chamado de landscape, que traduz uma paisagem distante, em que a montanha é maior que as arvores dispostas nela e o classico, que apesar de parecer um bonsai, não é sequer um Punsai (que é o nome correto do bonsai chines), pois apresenta linhas livres (sem podas de condução, nem aramação. os galhos são conduzidos quase que na base da tração com corda ou barbante).

Um bonsai no estilo ishi tsuki, portanto uma planta japonesa, é o que vc forma de acordo com o acer mostrado na foto. No caso dos ulmus sobre uma rocha, em que o vaso oval retem agua, é um penjing classico. Um trabalho chinês, portanto. As arvores pequenas, plantadas nas rochas parecendo montanhas, é um penjing landscape, um trabalho chinês igualmente.

A linha que separa esses estilos e escolas é bem tênue, fraca por demais. Dificil, por vezes, distinguir quem é quem nessa história antiga, mas a meu ver é importante tentarmos deslindar, sob o risco de, se algum dia algum chines pegar um livro em que apresentamos nosso trabalho e ver o nome errado, não fique rindo de nós. Mas que importancia pode ter um chinês rindo em mandarim da nossa cara, do nosso erro? Nenhum, né? Ou toda a importancia do mundo, eu diria. Depende de cada um, de sua própria interpretação. Fazer bem e saber o que se está fazendo, é importante, sempre. Wink

Em relação ao termo Sekijoju, fora o livro do grande Naka, não encontrei na net nenhuma referencia a ele, em japonês ou chinês. Seki, em japonês, significa pedra (temos a variante, SUISEKI, pedra de rio, para traduzir outra arte chinesa).
Os demais componentes da palavra, JO e JU, são escritas no chinês clássico antigo e apenas um chinês erudito é quem poderia apontar o kanji correto para eles, de forma a podermos, a partir disso, elucidar de vez esse impasse. Eu, pessoalmente, prefiro não usar.

Resulta, então, que o melhor a fazer é usar o termo japones para esse estilo ISHI TSUKI, que significa genericamente "sobre pedra", não informando se dentro da sua explicação para o termo japones ou se para o termo chinês, tanto faz.

Usar Penjing, distinguindo se landscape (paisagem distante) ou classico, quase um Punsai (a diferença básica entre eles é o uso de outros elementos, além do trabalho na planta, é claro). Outros elementos, podem ser figurinhas de porcelana, como homens e animais, ou rios de pedra, montes, fendas, agua, etc.

No penjing classico há o elemento vaso, tambem. O vaso as vezes é de cor berrante, ou com desenhos pintados com cores vivas, contrastantes. No Punsai, porém, o vaso é singular, sem esses atavios ou atrativos desconcertantes.

Bem, desculpe minha intromissão em seu post. Minha intenção foi apenas de esclarecer e auxiliar a vc fazer ainda melhor o seu trabalho futuramente. Obrigado.
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que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


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Aquariosmaster
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MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 8:33 pm    Assunto: Re: ESTILIZANDO SOBRE ROCHAS Responder com citação

Adorei. Parabéns!
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Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
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Alexandre S. Coelho
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MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 4:58 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Valeu pessoal!!!

nickyfury escreveu:
Alexandre, excelente matéria essa, parabens. O nobre colega soube expressar bem em seus trabalhos a didática ideal para informar sobre esses estilos. Very Happy

As fotos mostrando as paisagens modelos são muito inspiradoras. Devo ressaltar, porém, para que fique ainda melhor, que o estilo ISHI TSUKI é grafado sem a letra "Z", como vemos no livro do Naka...

... A meu ver, tanto nas imagens das paisagens quanto em seus trabalhos, há dois estilos diversos desse estilo japones. O primeiro, é chinês, claramente. O arte, no caso, não é BONSAI, mas sim o PENJING. O Penjing pode ser composto de duas formas: o clássico, chamado de landscape, que traduz uma paisagem distante, em que a montanha é maior que as arvores dispostas nela e o classico, que apesar de parecer um bonsai, não é sequer um Punsai (que é o nome correto do bonsai chines), pois apresenta linhas livres (sem podas de condução, nem aramação. os galhos são conduzidos quase que na base da tração com corda ou barbante)...


Oi Nicky

Obrigado pelo comentário!
Realmente é bem difícil saber apenas por uma imagem se o trabalho é japonês ou chinês, a não ser se conhecermos o dito cujo Laughing
A interpretação da arte é muito pessoal, da mesma forma que existem "bonsaístas artistas" e "bonsaístas cultivadores"... Very Happy
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Abraços

Alexandre S. Coelho
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Vinícius Fernandes
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MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 10:17 am    Assunto: Responder com citação

MUITO BOM ALEXANDRE!!! só faltou dizer para que serve a cola nesses casos, e quais as espécies das árvores vc utilizou. obrigado.
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Drop13
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MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

muito legal... estou querendo fazer isso com um ficus... acredito ser uma especie facil para uma primeira experiencia...
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Rogério
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MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Alexandre
Parabéns pela aula detalhada.
Não tinha visto esta postagem sua e acabei chegando a ela por ajuda do Amigo Ricardo Paiva.
Postei uma dúvida sobre o assunto ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16825&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight= ), pois uma foto que tirei em uma viagem que fiz a Poços de Caldas me fez querer saber o que é e como diferenciar cada estilo.
Grande abraço e parabéns + uma vez.
Rogério.
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"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
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Brigoni
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MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2011 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,
Muito obrigado pela matéria.
Super didática e com ilustração magnífica.
Irei iniciar um trabalho baseado nas suas explicações.
Novamente obrigado e parabéns.
Abraço
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Jonathan Richetti
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MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2011 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Já fiz o procedimento agora só esperar 2 anos O.o Very Happy
...
paciência é uma dádiva hehehehe
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Alexandre S. Coelho
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Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pessoal!

Coloquei novas fotos Very Happy
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
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Ricardo L C
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MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2012 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

PARABENS ALEXANDRE, ME AJUDOU MUITO POR SER ADMIRADOR DO ESTILO.
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