FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eugênia raiz fatiada
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jan 07, 2012 4:54 pm    Assunto: Eugênia raiz fatiada Responder com citação

Olá pessoal,
Voltando a atividade (pelo menos nas férias) coloco uma eugênia com raiz fatiada.
Interessante pois ao abrir as raízes havia um pivô central muito longo , de mais de um palmo aberto. Como não haviam raízes perto do nebari, resolvi tentar um processo a muito imaginado. Fatiei a raiz em quatro partes e abri para os lados... Radical, mas... a planta nem sentiu, não perdeu um galho sequer. Claro no caso da eugenia, com outras espécies não sei.
Ficou um ano em um vaso profundo e agora foi para este. Ainda pré bonsai e com muito o que trabalhar.


_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 07, 2012 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bem encaminhada.

Vamos acompanhar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2012 8:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Marcelo, bons ventos o trazem de volta ao nosso convívio. Certamente, conhecendo seu trabalho com essa espécie, poderemos estar aguardando algo muito lindo com ela, ao final. Parabens pela ótima percepção, e não deixe de mostrar a atualização, para acompanharmos o desenvolvimento de mais esse que promete. Um abração, meu amigo.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2012 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí Marcelo. Muito bom ver o amigo postando trabalhos aqui novamente. E esta aí promete, como o amigo é "letrado" no desenho, poderia mostrar aí um desenho de seu projeto para esta planta, só para dar água na boca da turma....

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 12:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá,
Agora tu me pegou. Não fiz nem estudo dela. Fatiei a raiz deixei um ano em vaso de plástico grande e fundo. Depois transplantei para este. Na ocasião do transplante para o vaso de barro dei bobera, deixei dentro de casa e perdi o tempo da rega. Ela deu uma sentida – desidratou creio. Agora depois de quase um ano voltou o vigor e resolvi fotografar. Esta segunda foto representa melhor o vigor da planta.



Bem, nestes casos de projetos para plantas reais não costumo desenhar, e sim trabalhar no photoshop, influência aqui do fórum. Boa prática que sempre nos põe a pensar. Como vocês sabem, eu pelo menos, tento sempre aproveitar o que as eugenias tem ao máximo, pois esperar formação de galhos consistentes nelas é um transtorno, ou antes, uma longa espera.
Neste caso estava meio sem pensar só criando patamares e abaixando os galhos. Mas pensando na imagem aqueles dois galhos no centro da planta são problemáticos , meio feiosos e não resolvidos. Pensei em tirar um. O da esquerda. Mas depois me veio uma ideia, que gostaria de dicas para realizar. Pensei em dar um talho nas faces internas dos dois galhos (linhas em vermelho) e juntá-los.







Jutando as cascas como nos enxertos de galhos...
Pode superbonder? Rsrsrs. Olhe que seria o ideal....
Agora sério, o que se usa para juntar e forçar a união nestes casos? Barbante? Fita tipo veda rosca? Eugenia é eugenia , vai ter de ficar uns dois anos para fundir e dar para tirar a fita...

Bem no fim o projeto ficaria assim


_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Um projeto e tanto mas eu acho que o mais prudente é cortar o galho da esquerda.

Se a fusão der errado você vai ter dois galhos com cicatrizes enormes. E ainda que dê certo corre o risco do galho não ficar roliço e natural.


O vazio que ficará com a remoção do galho da esquerda será logo preenchido com a brotação intensa de uma eugênia saudável.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ROSIMEIRE E. G.
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Mensagens: 137
Localização: PALMAS-TO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 9:38 am    Assunto: Responder com citação

ACOMPANHANDO!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/11
Idade: 44
Mensagens: 173
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bacana. Acompanhando!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 7:53 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, nunca cogitou tirar os dois, ou até mesmo deixar um jins!

Tirando dará uma impressão menor à planta ou mais longe aos olhos, como queira!

Pergunta? Tive uma, morreu! Agora tenho outra e quero tentar uma poda drástica de tronco secundário, seria capaz de reagir uma eugênia a tal processo? Tenho está dúvida e venho somente adubando com mistura orgânica TM-FO e CM mensalmente.Tá em vaso de boca redondo, alto, uns 10L talvez sua capacidade, com quase três anos sem poda de raízes...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marco,
Estou pensando ainda... Tiago está certo em relação as cicatrizes. Mas tirar os dois ainda não tinha imaginado. Se for o caso poderia até tentar a técnica de juntar os dois galhos e caso ficasse ruim tirar os dois. Enfim, em Eugênias, como sempre, estando na dúvida o melhor é não tirar nada.
O esquema delas na minha experiência é o seguinte: Demoram uma eternidade para formar galhos. Parece que gastam todo o vigor em formar folhas. Então são ótimas para desenhar copas mas para remodelar esperando engrossar algum galho... haja paciência. Sempre procedi lentamente com elas, mas é um lento que tira bastante material de folhas a cada poda.

Normalmente desenho as copas criando patamares e encolhendo o tamanho de altura e largura, conforme o caso claro. Depois, a grande dica, dada pelo Paulo do Aido Bonsai, é esvaziar a planta. Onde o sol não chega as folhas secam, de modo que o melhor é tirar tudo o que esteja muito fechado. Onde o olhar não alcançar o sol também não alcançará e abrindo a planta até ver os galhos mais finos significa que este galho não secará. Mesmo assim, vez ou outra se perde um galho importante.... mas confesso que os que perdi foi por deixar ela muito densa por um tempo demasiado, pois fica “bonita” cheia.
As raízes funcionam igual. Demora para ter raiz grossa mas as capilares se formam rapidamente. E esta planta ai é a prova que se pode fazer o que quiser com as raízes que ela não sente. Mantendo as raízes capilares ela nem percebe.

Agora a sua pergunta: por mim me parece não ser boa ideia qualquer poda radical. Tenho a impressão que você pode perder a planta, sobretudo se for para esperar nascer novos ramos de madeira muito antiga. Melhor podar forte mas manter alguma coisa que sustente a planta e esperar que surjam brotos mais a baixo onde você quer. É importante (aqui fala mais minha intuição de observador empírico) que bata sol forte onde você quer que nasçam os novos ramos, e que ela não tenha nenhum galho muito cheio em outra parte. Digo isso pois já contatei novos brotos no tronco mais antigo e perto do nebari muitas vezes, e sempre no lado onde pega o sol da manhã.

Voltando a minha vou ver se encontro algum outro desenho que aproveite “o que ela tem a oferecer” sem ter de tirar alguma coisa. Era para mim uma planta perdida na verdade, que resolvi ariscar fatiar as raízes (e nem fiz muito direito com carinho). Agora que tá pegando o jeito vou não custa ter paciência e calma com ela.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 3:05 pm    Assunto: Eugênia Responder com citação

Valeu Marcelo! Vou ter que tentar algo com a minha, ela está muito alta e a subdivisão de galhos está fina e longa, mostrando-se compacta, somente no alto. Brotou alguns galhos ladrões bem embaixo na base, o que me permitiria ousar na poda, sob pena de perder a parte mais velha da planta e não toda ela, como foi com a anterior a ela.
O Paulo é um referência nacional com está espécie, já faz alguns anos que acompanho os belos trabalhos dele com está espécie!
Marcelo!? Como anda aquele ulmus, varrido pelo vento!?
Grande abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2012 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal ,

Bem ... estava daquele jeito e resolvi tentar aproveitar aqueles dois galhos e fazer uma espécie de leque¬¬. Fiz um projeto simpático pensando no ideal dessa situação de dois galhos.



Mandei arame grosso e ficou uma titica. Rsrs Aquela dinamica da linha azul criava um botão no meio da planta que parava toda fluidez.



Fiquei uns dois dias desolado, ficou muito piorrrrrr do antes afinal. Mas voltando a pensar no porque daquele desastre estético, e comparando como estava antes, percebi que era fundamental manter o ápice no galho da direita, uma vertical forte de baixo até o ápice, com ligeiras ondulações. É o que sustentava o caráter meio ereto e elegante que a planta tinha.
hoje fiz o seguinte lançamento.



Achei que esta é a solução mais natural ... ficou elegante e com boa ocupação do espaço, na minha suspeita opinião. Gostei também do diálogo entre as duas copas, meio balançando. É claro vou precisar formar um ápice mais vigoroso e pesado no topo do galho da direita, e um pouco mais alto e atrás do ápice da esquerda. Mas apices enchem rápido e não me parece difícil achar algo interessante entre os dois mais um pouquinho a frente. Aramei também os galhos mais baixos da esquerda. Acho que vai ser moleza conseguir algo assim:



Eugenias são boas para certas coisas mesmo. A gente vira o galho ao contrario, de cabeça para baixo, aponta os ramos do jeito que quiser. Depois, nada que uma poda por semana nas copas, empurrando o crescimento para o desenho que se tinha imaginado, que em pouco tempo não se consiga que ela fique no jeito.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Oi Duprat

Bom ver o amigo postando novamente no fórum!!!

Estive pensando nesta questão em relação aos dois troncos que formam o ápice desta tua planta e veio a ideia de:
1º - reduzir o tronco da esquerda até seu 1º galho;
2º - posicionar este mesmo tronco/galho a frente e um pouco para direita;
3º - inclinar o tronco da direita com movimento semelhante ao outro;
4º - inverter seu ápice para conseguir posicionar um ramo do lado esquerdo...

Desta forma acho que ficaria mais ou menos assim:

_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 20/03/07
Mensagens: 136
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Pra mim o Alexandre matou a pau na projeção!
Também sinto falta de um galho saindo para frente.
Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil