| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 11:10 pm Assunto: Ficus Clusifólia! |
|
|
Pessoal, esse ficus tenho ele a mais de 12 anos. Foi por muito tempo minha cobaia, do nada eu simplesmente eliminava todos os galhos e o deixava crescer de novo.
Após ter participado do encontro do AGB (associação goiana de bonsai), com a ajuda do amigo Elisvan, passei a entender um pouco mais e hoje se encontra nessa situação que seguem as fotos.
Sei que ainda falta muito, más creio que já houve uma razoável evolução.
Seguem as fotos:
Maio de 2009.
Detalhe do nebari ruim.
Dezembro de 2011.
Detalhe da micro orquídea.
(Obs: foi feita a correção do nebari)
Vista de cima.
Detalhe da ramificação.
Fiquem a vontade para críticas e sugestões.
Abraço!! |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 11:20 pm Assunto: |
|
|
Linda planta eu so tiraria a orquidea e isso ne.
parabens conterraneo. |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 12:18 am Assunto: |
|
|
Eae Edmilson,
fico feliz quando comento algum post de conterrâneo. Também tenho uma cobaia: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19998, essa daí já tem 14 anos, mas nunca recebeu os cuidados que um bonsai de verdade deve ter.
Haverá um curso da AGB para iniciantes no dia 21/01/2012, espero poder qualificar meus conhecimentos para desenvolver uma árvore bonita como a sua. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 11:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Edmilson, entre a planta inicialmente mostrada e a que aparece por ultimo percebe-se que houve uma ótima evolução, tanto da planta quanto do bonsaista. No que pese a correção do raizame, creio que o ideal teria sido trabalhar no sentido de melhorar, mas sem cobri-lo ou ocultá-lo, pois o ficus é uma espécie em que o sistema radicular é muito valorado, por apresentar pontos bem diferenciados dos de outras espécies.
Creio que se considerarmos o avanço, o correto agora seria trabalhar no sentido de mudar o aspecto da ausência de nebari, promovendo um alporque na base do tronco. O alporque, no caso, terá apenas por finalidade proporcionar um volume extra de raizes, que mais tarde poderão dar inicio a um nebari radial, o que irá constituir um ponto forte no visual geral de sua planta. Para fazer a alporquia basta fazer um corte de anelamento total (em toda a volta do tronco na base), de no máximo dois cm, retirando um pouco do cerne da madeira após a retirada da casca, aplicar hormonio enraizador no local e cobrir com musgo esfagno, previamente umedecido em solução enraizadora, cobrindo em seguida com um plastico transparente, para visualizar a saída inicial das novas raízes.
É um trabalho simples mas que irá possibilitar um resultado ótimo para sua planta, melhorando significativamente, vez que criará uma harmonia natural para seu bonsai. Quanto a orquia, concordo que um bonsai não é o melhor expositor para ela. Ache um tronco seco, de alguma arvore e acondicione a orquidea nele, que ficará muito melhor. Um bonsai é algo único e não devemos misturar outras plantas, principalmente parasitas, sobre seus galhos, sob risco de parecer algo banal. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 5:01 pm Assunto: |
|
|
Eliseu e Paulo muito obrigado pelos comentários e dicas de retirada da orquídea, farei o mais rápido possível.
Nick, agradeço o reconhecimento da evolução tanto minha quanto da planta, isso nos força a melhorar cada dia mais.
Quanto a correção feita no nebari, a raiz que cruzava eu a coloquei de modo a fechar uma espécie de buraco existente devido a falta de uma raiz. Com isso, o nebari ficará radial. Na verdade o cobri pra que essa raiz pudesse se desenvolver mais e cortei parte das outras, objetivando que essa engrosse mais que as outras, criando certa uniformidade entre elas.
Todavia, sua idéia é de grande valia e semana que vem vou desenterrar esse nebari e caso não esteja como eu pretendia, farei o que você está sugerindo.
Quanto as orquídeas, como dito aos amigos, farei a extração das mesmas, bem como tentarei um kusamono, pois as espécies são mine.
Vocês indicariam um vaso apropriado pra ela?
Desde logo agradeço! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
| belo material parabéns! |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 12:24 pm Assunto: |
|
|
Amigos, ano novo, planta nova,rsrs. Aproveitando o feriado, resolvi dar uma mexidinha nessa planta. Espero que gostem, e desde já peço a colaboração dos amigos para indicarem um vaso pra ela. Desde já agradeço!!!
Fiquem a vontade para críticas e sugestões!!![/img] |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:06 pm Assunto: |
|
|
Jr. a evolução foi maravilhosa parabéns!! falha no trabalho eu não consigo apontar apenas uma atenção maior apartir de agora quanto a grossura do terceiro galho em relação aos dois primeiros,mas sua planta ficou show!!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 12:06 pm Assunto: |
|
|
Edmilson
Mais um belo trabalho, parabéns!!!
Gostaria de sugerir o vaso, mas antes perguntar se o nebari está enterrado ou começa ali mesmo??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 1:10 pm Assunto: |
|
|
O nebari está enterrado, é radial, muito bom o nebari dessa planta. Aguardo a opinião.
Abraço! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 3:58 pm Assunto: |
|
|
Edmilson
Tentei vários modelos e o melhor conjunto ficou com vasos sextavados ou oitavados... Também tomei a liberdade de encurtar e redesenhar alguns galhos:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:03 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Belissimo trabalho e a projeção do Alexande com vaso sextavado e o refino na copa que ele deu foi a cereja do bolo que faltava para deixar o bonsai ainda mais espetacular.
Alexandre,
Você é o MAGO das projeções mesmo.
Abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 10:30 am Assunto: |
|
|
Ótima evolução, muito linda.
Não tem como não seguir as projeções do Alexandre.
Show. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Só acompanhado e tentando aprender um pouco.
Quanto a orquídea que estava na planta eu concordo com o nickyfury, só que gostaria de salientar que as orquídeas não são parasitas, elas não absorvem nada das plantas em que se hospedam, a não ser o espaço, que ai sim pode trazer problemas pois podem impedir brotações. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
|