Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabrício Zerves

Registrado: 14/12/11 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:04 am Assunto: Aparecem cada vez mais brotos no toco de jaboticabeira... |
|
|
Hoje, 12/01/2012, verifiquei mais brotações no toco de jaboticabeira que salvei da destruição....
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:16 am Assunto: |
|
|
Que beleza, quando começarem a crescer, aproveita para selecionar os que ira usar e retirar os outros que não são interessantes. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:40 am Assunto: |
|
|
Provavelmente irei retirar os brotos que se localizam abaixo da metade da altura do toquinho.... ou seria melhor retirar um pouco mais alto, tipo da altura de 2/3 do toquinho?
Abraços. |
|
|
 |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 29 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 10:07 am Assunto: |
|
|
Nossa quanto broto, hehhe
Boa Sorte com a Jaboticaba .. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 10:59 am Assunto: |
|
|
mto legal!!
mas eu só removeria os brotos q sairem do mesmo ponto ou mto próximos... quanto altura não sei não... deixaria ela se recuperar sozinha...
acompanhando =D
abraço! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 11:11 am Assunto: |
|
|
Concordo e agradeço.... vou deixar se recuperar pra depois pensar quais inibir.....
Abraços. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 1:48 pm Assunto: |
|
|
CONCORDO , DEIXA A DANADA EM PAZ POR ENQUANTO... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 4:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se os brotos não forem apenas uma resposta da planta ao estresse provocado pelo corte e pelo reenvase, então talvez haja uma possibilidade de que venham a perdurar. Nesse caso, deixe que todos os brotos cresçam por pelo menos um ano e meio, antes de pensar em passar a tesoura neles. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 5:45 pm Assunto: |
|
|
Pergunto:
Se no próximo inverno seria possível fazer o reenvase desta planta?
Grato. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 5:47 pm Assunto: |
|
|
Só pra lembrar, o toquinho estava com algumas raízes capilares e um ou dois pedaços de raízes pivotantes, por isso tenho fé que ela se recupere! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:55 pm Assunto: |
|
|
Que blz hem!!! logo vai ter galhos ao invés de brotos. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 9:45 am Assunto: |
|
|
Ola , qual a função desta palhada em cima do sustrato e qual a composição do substrato que usou ... Me parece que tem terra vermelha demais o que dificulta a recuperação das raizes capilares pois acaba formando um torrão duro e compacto , atrapalhando inclusive na entrada e saida de agua durante as regas e na areação das raizes novas.. A inclusão de cacos ou areia grossa de construção é muito importante no processo , pois as ramificação radiculares{ bifurcação das raizes } são mais rapidas do que somente com terra vermelha ... |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 10:27 am Assunto: |
|
|
Pois é, é terra com areia grossa.... o que veio de terra junto com as raízes e mantive e adicionei mais terra com areia para preencher os espaços dentro da bacia, pois era o que eu tinha de disponível no momento que peguei o toquinho.
Pretendo sim reenvasar em outro recipiente e com o substrato ideal, mas fiquei com medo de fazer isso agora, pois o estresse da planta foi grande....
Será que posso transplantá-la para outro recipiente com o substrato ideal agora ou espero mais um tempo?
Grato. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 10:29 am Assunto: |
|
|
Esqueci.... a palha eu simplesmente deixei sobre a a terra pois está chovendo muito esses dias. A planta está num local protegido, mas dependendo da força da chuva a terra era carregada com a água, e a palha impede isso. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 10:53 am Assunto: |
|
|
Não deve fazer nenhum procedimento nos proximos meses , sob o risco de perder a coleta. Nada de abudo ou material organico agora.
Para yamadori ou salvadori o melhor substrato é areia pura.
Mas, nas proximas coletas, mesmo em salvamentos de ultima hora , deve primeiro providenciar um recipiente adequado , largura, altura, tamanho e resistencia ... e a quantidade de substrato ou areia grossa suficiente para o procedimento. Enquanto providencia todo o material mantenha a planta com as raizes imersas em agua fresca com algum enraizador ou apenas agua, nunca deixe as raizes expostas ao sol e vento.
E depois de replantada não mexa , nem esbarre ou movimente a bacia de um lado para outro , escolha um local que não atrapalhe ou incomode e que receba insolação ideal .
Com estes cuidados as chances de sucesso são bem maiores. |
|
|
 |
|