|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 7:12 pm Assunto: Meu viveiro |
|
|
Dae galera, como começei a pouco tempo, tambem nao tenho um lugar "ideal" para acomodar minhas plantas, mas pretende deixar bem organizado, peço a opiniao dos amigos e ideias para fazer um bom espaço, estarei postando fotos logo, meu pc ta muito ruim e nao consegui pra hoje, mas quem quiser ir dando uma mao, poste ai alguns exemplos, desde ja grato. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
enfim algumas fotos...
Uploaded with ImageShack.us
[/img]
Ali onde esta a guajuvira, na frente da mangueira, pretendo fazer prateleiras e colocar sombrite por cima.[/img] _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 11:41 am Assunto: |
|
|
Marlon se tem exatamente o que me falta, espaço.
Cara não se preocupe com um espaço ideal ainda, trabalhe com plantas que você tem por ai mesmo, desta forma elas ja estão acostumado às temperaturas, regime hídrico, ensolação, ventos ou seja, todo o clima local desta forma não te exigindo a criação de ambientes especiais. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 6:47 pm Assunto: |
|
|
ok certo e que eu nao gosto das coisas pra tudo quanto e lado, tenho plantas de um lado e de outro quero mesmo e organizar deixar tudo ok.
Acho que e costume de almoxarifado mesmo hehehe _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 12:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marlon, voce não está errado em seu pensamento não. Um espaço organizado, bem estruturado, permite não só um visual bonito, como atesta o profissionalismo do seu dono, além é claro de permitir um controle maior de suas plantas, facilitando todo o trabalho dispendido nelas, como rega, podas, colocação e retirada de arames, bem como quaisquer outras intervenções necessárias.
Organizar o viveiro é importantissimo, pois favorece um cultivo e um manejo mais adequados e corretos, reduzindo seu precioso tempo, vez que acarreta prejuízo ficar se abaixando e levantando, indo e voltando ao mesmo ponto, para confirmar se fez isso ou aquilo e o que falta. O importante, porém, é fazer uso do material mais barato e mais facil de adquirir. O bonsaista Valdir Hobus, de Jatai/GO, por exemplo, fez as bancadas com um metro e 20 de altura, usando para isso toras de bambu, daquele tipo chamado "gigante": os rolos ele abriu ao meio com um facão, juntou e fixou, prendendo as extremidades para não "rolarem", usando estacas do mesmo bambu para fixar as bancadas.
A vantagem do bambu é que voce encontra em todo lugar, em varias formas: grosso, fino e gigante. Apodreceu? é só trocar por um novo. Além disso, pode-se cortar e fazer móveis com eles, sem nenhum esforço.
[img]http://bambunorte.files.wordpress.com/2009/04/beliche.jpg?w=420[/img]
[img]http://bambunorte.files.wordpress.com/2009/04/prateleira.jpg?w=420[/img]
Outras idéias:
http://bambunorte.wordpress.com/category/uncategorized/
Com madeira usada tambem dá para fazer bancadas, ou mesmo uma mini estufa para recuperação de plantas:
A idéia da imagem abaixo é facilitar o trabalho e o acesso a suas plantas. Veja a distribuição, sendo que as letras seriam por exemplo os vasos e recipientes de cultivo:
As bancadas devem ficar em uma boa altura, afastadas do solo, de maneira que voce não precise ficar se abaixando para cuidar das plantas. Pode até trabalhar sentado em um banquinho, próximo da bancada, usando esta como mesa de trabalho, sem precisar ficar carregando vaso/recipiente de um lado a outro do viveiro. Eu faço isso, aliás, no meu viveiro.
Troncos de arvore e roletes podem ser uma ótima base para solucionar o seu problema tambem:
Se tiver algum troco sobrando, pode investir em algo mais duradouro: uma prateleira feita com tubos metalicos, que voce pode comprar em ferro velho, para ficar mais barato. Depois, usando um soldador, une as peças e faz algo parecido com isso:
No meu viveiro, optei por usar placas de cimento sobre colunas de tijolos. Essas placas são as mesmas usadas para fazer muros ou paredes de casas pré fabricadas, e seu custo é baixo, além de que não há manutenção, vez que suportam muito peso, não estragam nem se deterioram com o tempo.
Qualquer que seja o material a ser utilizado, o importante é fazer algo que facilite seu acesso e a lide diária com as plantas. Lembre-se, as plantas precisam ficar o máximo expostas ao sol, o dia inteiro. Se alguma "reclamar" do sol forte, coloque sob a bancada, até que ela se acostume e possa voltar para cima novamente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 9:04 pm Assunto: |
|
|
valeu nicky pelo seu post extraordinario, quanto a bancada, creio que tenho alguns tijolos perdidos pelo patio e algumas tabuas, nas quais da para fazer algo bom, vou meter a mao na massa e quando tiver pronto colocar fotos para futuras opinioes, mas pelo o que da para ver em uma das fotos a ensolaçao e boa??? tenho medo de fazer em um local que nao de uma ensolaçao boa durante o dia inteiro.... _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 7:08 am Assunto: bonsai |
|
|
Marlon, o ideal é o cultivo a pleno sol, sem sombra nem cobertura que impeça a ação solar. Se for o caso, corte alguns galhos das arvores, para facilitar o acesso do sol. Um dos melhores viveiros que conheço é o do amigão bonsaista/forista Elio, de Curitiba/PR:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13011&highlight=
Esse outro é do bonsaista Rock Junior, proprietário do site comercial Terra Bonsai, em Nova Lima/MG:
http://www.flickr.com/photos/terrabonsai/page11/
Como pode ver nas imagens, o ideal é que o viveiro fique exposto ao clima, seja ele de sol pleno, seja de chuva:
O importante é que as plantas recebam plenamente a luz e o calor solar, além de ficarem em uma altura que permita um trabalho tranquilo do cultivador para com elas:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 9:44 am Assunto: |
|
|
Uma dúvida que sempre me intriga é como proceder a rega neste viveiros expostos diretamente ao sol, visto que os vasos menores tendem a secar o substrato rapidamente. Nestes casos a rega é feita individualmente, vaso por vaso? Parece uma questão de pequena importância, mas se pensarmos que na correria no dia a dia nem sempre temos tempo disponível todos os dias para a rega e que, em alguns casos, um dia sem a rega adequada pode significar a perda de um belo bonsai. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 04, 2011 7:40 am Assunto: bonsai |
|
|
A rega é um fator preponderante que não pode ser dispensada no trato diário. Se não tiver condições de executá-la sempre ao mesmo horário, todos os dias da semana, pode-se sempre pedir a alguem (amigo, parente, conhecido, vizinho) que a faça por voce. O importante é orientar a pessoa a realizar a rega na totalidade, molhando todas as plantas, uma a uma, e após terminar, começando por uma ponta e seguindo em direção a outra ponta da prateleira, voltar repetindo tudo novamente, para garantir que nenhuma planta ficou sem regar.
Importante: vasos altos, como os usados no estilo Kengai, por exemplo, devem ser regados até tres ou quatro vezes, para garantir que o substrato ficou bem irrigado. Recipientes que contenham substrato bem drenante (como caco ceramico) devem ser bem irrigados mais de uma vez, para garantir que os microporos do substrato retenham a quantidade de liquido necessária para preservar a umidade o máximo possível.
Chuva não é garantia de que todas as plantas recebam agua, vez que as plantas que têm copa densa ou muita folhagem, muitas vezes a agua chega pouco ao substrato, então é preciso ficar atento a isso, principalmente se for uma chuva rápida ou fina.
Vasinhos pequeninos, como os que usamos para plantar mini bonsai ou mame devem ficar instalados em recipientes maiores, como escorredor contendo apenas caco ceramico ou areia grossa, para garantir que a umidade seja uma constante ao menos no fundo deles, pois o substrato em seu interior seca muito mais rapidamente. Podemos usar bacias plasticas retangulares contendo caco ceramico, pedrisco e fragmento de casca de pinus, por exemplo, para colocar os vasinhos. Quando regamos os vasinhos iremos molhar mais essa area externa, garantindo que a agua cuide da necessária umidificação para garantir a preservação da planta e evitar que morra.
Além desse recurso, podemos tambem usar um sombrite (tela plastica perfurada, na cor preta), para cobrir a area onde estão os mini bonsai e os vasos menores, resguardando-os do sol muito forte. Geralmente, ao usar cobertura por sombrite a deixamos aberta pela manhã, puxando-a por sobre a area dos mini bonsai a partir do meio dia, quando o sol começa a ficar mais quente, mantendo a area coberta até o final da tarde, quando levantamos o sombrite para regar as plantas.
Para preservar a umidade no interior do substrato por um tempo maior durante o dia vale tudo, principalmente acondicionar os vasos menores dentro de vasos plasticos maiores:
Mas é importante salientar que esse recurso é apenas paliativo e não dispensa a rega diária. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 04, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
mas nicky e quanto ao sol do verao??? nao necessita de um sombrite?? uns 35% pelo menos??
a e logo logo estarei tirando minhas plantas perto dos pes de citrus que tem por volta. fiquei sabendo que e um ambiente propicio a dar m*.... _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 04, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Assino embaixo do que o amigo Nicky disse!
Reforço:
1. Rega diária, com inspeção antes (verificando se solo ainda está úmido, se choveu forte, se choveu superficialmente, etc)
2. Rega vaso por vaso
3. Vasos muito pequenos coloca-se sobre bandejas com areia
4. Tem que saber que a água saiu pelo furo de drenagem o que garante que as raízes no fundo do vaso (as fininhas, ciliares) também receberam água.
5. Eu uso sombrite 50% apenas quando o sol está escaldante. Isto apenas para que não tenha que regar duas vezes por dia. O sistema é escamoteável, não fixo, ou seja recolho e estendo conforme necessiddade.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 9:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Eu moro no planalto central, no DF, onde as médias climaticas sofrem variação constante, a umidade é uma das mais baixas do mundo em alguns momentos do ano, o sol é terrivelmente escaldante e o ar fica parado, sem vento. Mesmo assim, não uso sombrite de maneira nenhuma, a não ser do mesmo modo que o Elio cita: escamoteável, que recolho ao final da tarde, e apenas para cobrir os mini e mame, dispersos em bandejas e escorredores. Só estendo o sombrite por volta das 11:30 da manhã, mantendo-o baixado durante o período da tarde, se o sol estiver forte, senão nada de sombrite:
O resto é sol pleno e forte mesmo, sem "refresco":
Agora, se voce acha que suas plantas irão "sofrer" demais com o calor forte de sua cidade e que é melhor para elas mante-las protegidas, então vá em frente e faça como achar melhor. Afinal, gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. E não há nada que se possa a fazer para que alguem mude de opinião, se não quiser, de fato, fazê-lo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
obrigado pelas dicas, e que muita planta sofre muitoo com o sol, mas se o amigo que e experiente nao usa e tem plantas magnificas, nao tem o pq eu usar, acho que e euforia de principiante um pouco tambem, tem um lugar que estarei mudando as minhas plantas onde nao fique muito perto de citrus e tem sol praticamente o dia inteiro, quando estiver pronto posto fotos para opinioes dos amigos para onde melhorar, desde ja obrigado. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Este tópico é bacana. Acompanhando... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
Marlon, tem uma coisa que interfere muito na temperatura do viveiro é o fato de que, tanto o Nicky como você, têm um ambiente rodeado de plantas grandes, ávores, o que cria um clima mais ameno.
Quem tem, como eu, um ambiente cercado de alvenaria e concreto, já não tem o mesmo ambiente de "frescor".
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|