FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Ficus cariaca
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rodolfo_cj

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 8:38 pm    Assunto: Ajuda com Ficus cariaca Responder com citação

Bom esse é meu primeiro topico...
Não tenho quase nenhuma experiencia com bonsai
então queria uma ajuda de vocês....
Queria saber como faço para fazer ele ter ramos secundarios
e fazer podas...
Grato desde já...

Notem que ele possui um tipo de pó branco, no tronco e no solo,acredito que seja fungo...
vou tratar com sufato cobre...
e ali onde tinha a cicatriz da poda coloquei uma pasta de cal...
que o meu professor de fruticutura me receitou (corretivo de escola)

quero que ele fique +/- o estilo desses dois abaixo

Espero resposta e estou grato desde já...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 4:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A primeira providencia é mudar a forma de cultivo: se dispuser de espaço, plante no chão, onde a planta poderá se desenvolver melhor, de maneira a engrossar rapidamente o tronco e aumentar a area de ramificação, emitindo novas brotações que culminarão em novos galhos.

Se não tiver esse espaço, então faça o replantio usando uma bacia plastica grande, de uns 15cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, casca de pinheiro, carvão, terra granulada. O cultivo deve ser a meia sombra, com sol pela manhã, evitando o sol forte da tarde, com rega diária sempre ao final da tarde. Se reenvasar, aguarde 45 dias e inicie um aporte de adubação com matéria organica, como por exemplo torta de mamona+farinha de osso.

O cultivo em recipiente maior e mais profundo estimula o desenvolvimento radicular fino. O Ficus carica é uma variedade que precisa de espaço maior para se desenvolver melhor. O vaso de cultivo de bonsai é a ultima parte de uma longa etapa de cultivo técnico, visando sua formação estrutural (galhos bem ramificados, como os das imagens mostradas). Apenas depois que a plata estiver bem planificada, com um desenvolvimento otimizado, é que voce irá se preocupar então com o envase em um recipiente apropriado para um bonsai. Isso pode ser conseguido, seguindo as orientações acima, num curto espaço de dez anos.

Ou uns 8 anos, se vc conseguir manter uma aramação leve, porém repetitiva, com vistas a moldar os galhos. A dificuldade nessa tarefa reside no fato de que a seiva, por menos interrompida que for, suscita o secamento do galho em formação, partindo para a emissão de nova brotação. Então é preciso estar sempre atento para que o arame não marque a suscetível casca fina do galho, nem cause estrangulamento fatal com seus volteios.

Outro ponto: é preciso estar sempre podando o excesso de folhas, para mante-las com um tamanho reduzido, pois quanto maiores forem elas, mais energia a planta irá canalizar em sua direção, subtraindo energia de quaisquer outras brotações que poderiam vir a ser galhos. Minha sugestão é que vc minimize o corte, mas retire o quanto antes esse galho da base, que além de não servir para nada, poderá subtrair toda a energia que sobre das raizes em sua direção, deixando o tronco maior fragilizado.
Repare que a segunda imagem mostra uma planta com folhas novas e pequenas apenas na extremidade dos galhos. A maioria dos outros galhos possui apenas pontos de brotação. Essa é a temática principal no cultivo dessa variedade de ficus, que difere totalmente de qualquer outra aliás.

Os frutos, quando ocorrerem devem ser retirados da planta antes da maturação (antes que fiquem totalmente maduros e caiam por si mesmos). Eles, como as folhas grandes, só servem para subrair energia da planta e só devemos manter um ou dois frutos se a planta for objeto de exposição de bonsai finalizado. Se não é o caso, não há por que manter frutos ou folhas grandes então. A planta precisa de um minimo de folhagem para sobreviver, ao contrário das outras variedades de ficus. Isso é compensador, em se tratando do cultivo visando o bonsai.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodolfo_cj

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pela luz que você me deu..
mas posso podar ele nessa época?
e ele está com fungo ali na base... posso corta nesse momento? (só tenho uma tesoura de poda dessas de podar roseira)
eu não tenho espaço em casa... e vivo viajando faz 3 meses que tenho ele...
mas levo ele em tds os lugares... ele já viajou mas que eu eu acho...

então posso por ele numa bacia com furos .... ou posso tentar aplicar o método do escorredor e mamadeira?
e se poder posso fazer agora ou tenho que esperar....

muito obrigado
desculpa não saber muita coisa... mas to tentando aprender...
sempre quis ter um Bonsai minha namorada que deu o ponta pé inicial...
sua explicação é show de bola...
Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 2:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pode fazer todas as intervenções que sugeri agora, sem problema. Use reenvasar na bacia plastica grande, que é melhor que usar a dupla escorredor/bacia (mamadeira) pois permite um desenvolvimento/crescimento mais rápido da planta, bem como uma melhor forma de cultivo, vez que voce não dispõe de tempo e espaço.

Fungos devem ser atacados com fungicida. Prepare um diluindo calda sulfocalcica em agua (pesquise nas dicas fornecidas no forum e na pagina do Atelier, para se inteirar de como proceder).

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodolfo_cj

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

mas fazer um falso plantio?

e que procurei mas não sei que melhor % de cada item colocar no substrato..
poderia me informar essa quantia?

desde já obrigado
vou postar a foto quando transplantar...

vlw muito obrigado mais uma vez...
xD
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2012 1:23 pm    Assunto: acompanhando Responder com citação

Tambem tenho um deste que consegui pela tecnica de alporquia que esta indo bem.
Em breve postarei fotod dele.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: