FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

figo depois do acidente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafaelsantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 11:42 am    Assunto: figo depois do acidente Responder com citação

ola galera comprei esse figo ano passado e estava deixando crescer a vontade porem o portão caiu em cima dele quebrando o galho dai me deu uma ideia de seguir um estilo que por sinal não achei nem uma foto dessa planta no estilo kengai espero estar seguindo corretamente opniões sao bem vindas...

1

2

3

4

5
Ravache

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

nunca tinha visto figo nesta forma = Kengai, mas gostei!
bela planta! acompanhando...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

ótimo trabalho...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Acredito que a madeira morta deva ser eliminada pois é de baixa resistência nesta especie e vai apodrecer , melhor tentar cicatrizar a poda radical , cuidando do corte e formar uma copa baixa e compacta no topo .

Na cascata escolha sempre os brotos que saem do lado de fora das curvas para formar os patamares e quando for reenvasar erga a planta mostrando cada vez mais o nebari impondo assim mais qualidade tecnica e harmonia entre a planta e o estilo escolhido ...

Paciencia e tecnica são ingredientes importantissimos do bonsai .
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, ficou boa a estilização do galho em cascata. Tem bom movimento e parece-me que corretamente pois o movimento é nos dois sentidos. No S do tronco em si e também no sentido de ondas, sobe e desce.
Assino em baixo das boservações do Bonsérgio quanto a madeira morta e também poscionamento dos brotos. Bem observado... Em lugar desta maneira morta, no futuro pdoes formar uma copa com algum broto que sair ali na base do corte da madeira morta, o que certamente vai aparecer...
abraço
Rafaelsantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 6:17 pm    Assunto: obrigado !!!! Responder com citação

obrigado a todos que deram sua opniao,A madeira morta
que na verdade ja esta fora, essa parte da madeira morta esta mais que morta,rsrsrs é que justamente foi ela que o portão quebrou infelismente eu nao tirei fotos na hora mais "A MADEIRA MORTA ESTA PARAFUSADA NA PLANTA", e nao apodreceu,ja tem uns 4 meses que ela esta tomando chuva e tudo mais,eu estou sempre passando a calda nela. eu gostaria de saber se ela fora da planta melhoraria o visual ou posso mante-la.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 7:20 am    Assunto: bonsai Responder com citação

De qualquer maneira, colada ou não, essa parte pode ser descartada sem que isso prejudique o visual da planta. (que ficará melhor sem ela, aliás). O simples fato de que ainda nao apodreceu não significa que irá durar para sempre, como ocorre nas coniferas, por exemplo, que tem uma sdurabilidade maior (séculos, em alguns casos raros). O ficus carica é apenas uma variedade da imensa familia dos FICUS. (que segundo alguns chega a mais de 600).

Em todos, não se usa explorar o aspecto técnico de shari ou jin (madeiras mortas), justamente por que isso não é durável o bastante, e o apodrecimento pode estender-se planta adentro, por mais cuidado que se tome, inclusive de nada adianta parafusar a parte acessória, lamento dizer.

O estilo Kengai pleno, como o que voce está buscando, dispensa um ápice, seja ele seco (madeira morta), seja ele vivo, como sugeriu o nobre amigo Elio. O ideal é desenvolver apenas a parte que desce, mesmo por que ao estimular uma brotação superior, para criar um ápice, a energia será canalizada para essa parte, uma caracteristica da espécie, e não para o tronco que desce, que irá mirrar e não se desenvolver como deveria. Então, o ideal é canalizar essa energia toda para ele, e esquecer o restante.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafaelsantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 10:06 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

blz caro nikcy vou retirar a madeira morta,e trabalhar como vc e os nobres volegas recomendaram
vlw... Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: