|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 6:59 pm Assunto: Como podar e quando?? |
|
|
Eu tenho duas vinhas virgens e uma videira do tipo Italia e quem me deu diz ser uma variante de folhas e frutos pequenos, as folhas eu comprovo são bem diminutas, mas quando é mesmo que se faz a poda e qual o método, vale lembrar que uma das vinhas esta com frutos pequenos e verdes, to esperando respostas. _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 2:57 pm Assunto: vinha virgem |
|
|
A vinha virgem, parthenocissus cuspidata e tricuspidata, é de fácil cultivo e propagação. Vi fotos na net em que essa planta é usada inclusive como se fosse "hera" ou "ficus pumila", sendo plantada junto à paredes de residencias e muros, onde se espalha facilmente cobrindo toda a superficie.
Os japoneses chamam-na de TSUTA, つた,BUDOU - ブドウ ou EBIZURU - エビズル, que são variedades da mesma planta. Durante o período de frutificação, ela emite cachos diminutos de uvas pequeninas, que nascem verdes e quando maduras ficam arrocheadas. Azedas, muito azedas. Qualquer segmento de galho, se estaqueado, brota com facilidade, durante quase todo o ano, exceto no verão. O ideal é deixá-la plantada no chão, durante uns dois ou tres anos, para engrossar bem o tronco, antes de acondicioná-la como bonsai. Os vasos variam de formado, mas quase sempre são coloridos e um pouco profundos. O estilo mais adotado geralmente é o cascata ou semi cascata. Mas aceita também moyogi.
Aqui em Brasilia, no período seco (estiagem) costumo colocar o vaso sobre pedras mergulhadas em uma bandeja com agua, para melhorar a umidificação das folhas. Aliás, as folhas costumam cair, como o ulmus.
Os nomes japoneses quase todos significam uva (budou). Espero que essas informações ajudem voce com suas plantas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|