 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 2:46 pm Assunto: Turfa de Sphagnum |
|
|
Boa tarde pessoal. Turfa de Sphagnum é bom para substrato de Bonsai???
Abraço a todos. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 5:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não. Usamos esse tipo de material apenas na produção de novas plantas a partir da técnica de alporquia. Nesse caso, ao retirarmos o alporque enraizado, não iremos então remover o esfagno usado e aderido ao material, pois se o fizessemos, comprometeríamos as raízes iniciais, extremamente frágeis. Plantamos todo o conjunto, musgo com as raizes, em areia grossa, onde a nova planta irá se desenvolver por um ano ou dois.
Além disso, se usassemos o esfagno na mistura do substrato, iriamos acrescentar muito material organico, o que acidificaria em demasia o solo. Algumas espécies não toleram solos muito acidificados pela decomposição organica logo no inicio do replante ou plantio. Há ainda o contraponto de que esse material retem muita umidade, e o excesso nas raízes é sempre prejudicial, comprometendo a saúde da planta, pois pode causar apodrecimento pelo excesso de liquido (excesso de umidade) no sistema radicular.
Isso não acontece nas mudas obtidas via alporquia por que a quantidade de musgo é minima, e estará sempre aderido às novas e frágeis raízes, e não disperso e misturado ao restante do substrato. Claro que, em se tratando de uma planta nova (via alporquia), iremos prestar bastante atenção quanto à rega diária, para não exceder e causar encharcamento ou excesso de umidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|