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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Sex Dez 02, 2011 7:19 am Assunto: Mudas de Acer via estacas (sashiki) |
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Gostaria de saber se os colegas já alcançaram o objetivo, tentando produzir muda de açer por estacas, e em caso de positivo, pudessem relatar... Qual o caminho a seguir para este sucesso?
Marco ............. poa-rs _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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Ricardo L C PARTICIPANTE


Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
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Enviada: Sex Dez 02, 2011 8:03 am Assunto: |
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E ai Marco , blz
Cara estou fazendo umas estacas de acer tbm, coletei semana retrasada e coloquei na areia, hj fui dar uma olhada como faço todos os dias e já tem umas brotações aparecendo.
abç |
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Sex Dez 02, 2011 8:10 am Assunto: |
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Blz!
Estou tentando do palmatum, de tudo que é forma, areia fina, média, grossa, misturada, consigo as brotações e depois elas se entregam, superthive tb de diversas formas.Agora estou tentando alporquia via torniquete, pois os ramos são muito finos para o corte. Asfagno lacrado no plástico, água com superthrive, via seringa... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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Ricardo L C PARTICIPANTE


Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
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Enviada: Sex Dez 02, 2011 8:20 am Assunto: |
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É do palmatum que estou tentando tbm, to torcendo q de certo. De onde tiramos essas estacas, eu e o mcdonald, tbm fizemos alporque só que em um galho bem grosso, não sei oq vai dar, usamos tiamida como enrraizador.
Agora é esperar, mas a cada 20 ou 30 dias vou ate lá pra dar uma umidecida .
abç |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Sex Dez 02, 2011 4:49 pm Assunto: bonsai |
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O ideal é cortar as pontas das estacas a serem enterradas em forma de cunha, para aumentar a area exposta e assim facilitar o enraizamento. Em seguida, deposite a ponta imersa em solução contendo superthrive e deixe por uns vinte minutos, plantando em seguida. Não há mistério algum, mas o importante é fazer as estacas ou na primavera ou no verão, para aumentar as chances.
Em relação ao substrato, usar areia apenas é meio complicado, pois ela seca na superficie, continuando umida nas camadas inferiores. Isso leva o cultivador a pensar, erroneamente, que está seca e precisa repor agua, regando novamente. Dessa maneira, como a estaca ainda não tem raízes de absorção (capilares), o excesso de umidade acaba por levar a estaca ao apodrecimento, com perda irreversível de material.
Por isso, minha sugestão é usar BIOPLANT, ou algo similar, que é um substrato vendido pronto, usado por horticultores para a germinação de sementes. Ele contem, entre outros componentes, vermiculita, casca de coco e casca de pinus queimadas. Para render bem, misture uns 30% de caco ceramico ao fazer o plantio das estacas. O BIOPLANT pode ser encontrado com outros nomes: PLANTMAX, PLANTAX, BIOPLAN, etc. mas é tudo igual e com a mesma destinação.
A areia é um ótimo meio de propagação, mas é preciso muito atenção para evitar prejuízo. Além do que citei acima, as novas estacas devem ficar ao abrigo do sol intenso, em local protegido mas onde recebam luz e calor solar indiretos. Novas brotações não significam raizes, nessa espécie, que podem demorar bem mais tempo para serem emitidas que as folhas. Por isso, fique atento: quando surgirem folhas, passe a estaca para um local onde receba ainda mais luz e calor solar indiretos, cuidando de manter a rega controlada para evitar encharcamento e perda.
Essas dicas de cultivo têm dado certo comigo há vários anos e o indice de perda, ainda que existente, é baixo. Claro que não faço uma ou duas estaquias, mas sempre um escorredor com mais de dez de cada vez, sendo que a grossura varia desde um palito de dente até uns tres dedos de grossura de caule. Quanto mais grossa for a estaca, mais dificil é o enraizamento, mas não impossivel. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Sáb Dez 03, 2011 8:39 am Assunto: |
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Nick, obrigado pelas dicas.
Achas que uma estufinha de saco plástico ajudaria?
Essa marvada não pega nas minhas mãos de jeito nenhum, mas os alporquis já estão em processo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Sáb Dez 03, 2011 8:59 am Assunto: bonsai |
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O importante, como salientei, é o correto controle da umidade no substrato utilizado, que apesar de ser constante, não deve ser excessiva. A estufa permite um controle do fator temperatura, muito util para evitar ação climática negativa (chuva, granizo, frio), mas nem sempre com resultados esperados, quando usada sem o controle da umidade do solo. Particularmente nunca precisei usar, mas sei que há quem consegue e prefere fazer dessa maneira.
Se os outros recursos de que voce tem lançado mão não se mostram satisfatórios, é sempre oportuno então estar buscando outros recursos, como a estufa, para garantir um resultado melhor. Mas fique atento da mesma forma à quantidade de umidade no solo, que deve ser constante porém nunca excessiva. O uso do substrato BIOPLANT garante resultados melhores, tanto é assim que o produto é usado largamente por horticultores e viveiristas há longos anos.
Eu uso junto com areia grossa quando retiro a planta do solo e reenvaso:
Ou durante a fase de primeiro envase de plantas que estavam sendo cultivadas em bacias plasticas:
Olha só a ficha desse substrato, segundo um distribuidor:
Substratos para preenchimento de bandejas da BIOPLANT.
Substrato para olericultura BIOPLANT, linha Prata:
pH: 5,2 - 6,5
CE (mS/cm): 1,8 - 2,8
Composição: Casca de Pinus, agentes agregantes, vermiculitas, fibra de coco e componentes minerais (NPK + MICRO).
Por isso eu recomendo esse produto. Sei que seu uso é o mais garantido em termos de ótimas respostas, seja no plantio de mudas, sementeiras, estaquias ou alporquia e segmentação. Vale o investimento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Seg Dez 05, 2011 6:55 am Assunto: |
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Não me lembro dele por aqui! Vou pesquisar como faço pra conseguir, e fazer um teste.Vlw Nick! Mais uma coisa!...
Em vez de tirar a casca do alporque, fiz uma espécie de torniquete, não muito justo, pela fragilidade do ramo do acer quando jovem.Envolvi com asfagno.A planta irá crescer e estrangular sozinha no arame...Será que este método poderá dar certo? ...envolvi com plástico preto, isolando os dois lados. A água coloco de seringa com supertrhive. Estou usando 12 gotas para 2 l d'água, aumentei 2 gotas... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Dez 05, 2011 9:26 am Assunto: bonsai |
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Marco, esse metodo do torniquete até ouvi e li a respeito, mas nunca experimentei, então não posso opinar a respeito. Eu prefiro o metodo tradicional, com a retirada de um anel na casca e aprofundamento na madeira, retirando parte do cerne duro, para garantir melhor o resultado. No local aplico uma leve camada de superthrive, colocando logo em seguida o musgo esfagno previamente umedecido em solução contendo esse mesmo hormonio. Não há necessidade de ficar repondo hormonio, mas apenas cuidar de manter a massa do esfagno levemente umida, não deixando secar em demasia, para não atrasar a saida das raizes.
Em todo caso, mesmo usando esse metodo que voce descreveu não acho que seja viável ficar reaplicando hormonio na area, pois a atuação dele é a mesma com apenas uma aplicação bem feita. O ideal é ficar atento para a saída da calosidade indicativa de emissão radicular, c0l0cando um vasinho contendo substrato na area para favorecer a emissão das capilares. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Ter Dez 06, 2011 6:50 am Assunto: |
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Opa!Nick!Blz!?
...entendi
O hormônio eu faço um ciclo de quatro aplicações, uma vez por semana e não uso mais depois.Isso com mudas de estacas, em média, não é uma regra.Quando é transplante, uso uma vez só. Muda de semente, uma vez mês.Em yamadori, três aplicações consecutivas.Na alporquia eu estava molhando só com ele em uma delas apenas.O restante delas só água.
Procuro sempre anotar a quantidade em ml ultilizada na aplicação + data, pra um controle de resultados, quando não dá preguiça uma foto tb é interessante pra compararar.
Quanto as alporquias, por eu estar fazendo de brotos terminais, são muito finos.EX: São do tamanho de um tubo de caneta bic.Pois se tiro o anel de casca, mais o peso que fica o asfagno molhado, mesmo pouco quantidade, quando venta, são varias perdas, se quebram, por isso pensei no torniquete.
Voltando nas estacas, precisa deixar alguma coisa de folha na estaca?A quantidade a ser enterrada, 1/2? 3/4? 1/3? Sol ,nem pensar?
Estou impaciente pra mexer na matriz das estacas e alporquias, mas tenho receio de perdê-la com minha crueldade.
Quando eu conseguir uma muda, uminha, aí eu sossego...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Dez 06, 2011 2:36 pm Assunto: |
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Marco, deixar folhas na estaca implica em maior perda hidrica, então o ideal é deixar a estaca sem nada que acrescente ou aumente essa perda, correto? Quanto a enterrar, eu enterro até um pouco mais da metade, cuidando de retirar parte da casca não só na base (sempre cortada em forma de cunha), mas um pouco mais acima, para garantir melhor a fixação quando da emissão de novas raízes.
Em relação a galhos muito finos para alporquia, não é preciso fazer um anelamento muito extenso não. Basta algo minimo, com uma largura minima (um cm ou dois no máximo), pois o ponto de surgimento das raizes estará sempre na parte superior e não na inferior e isso é o que importa. Aplica-se uma pincelada de superthrive na area, cobre com uma fina camada de musgo previamente umedecido em hormonio enraizante, nada de muito musgo que é desperdicio, em seguida cobre-se com plastico (pode até ser aqueles de sacola de mercado, sem problema), prende-se as extremidades, faz uns dois ou tres furos para permitir o escoamento/entrada da agua da rega diária e pronto.
Um vizinho, produtor de mudas de ficus, faz em torno de 3000 alporquias em galhos mais finos que caneta bic, e usa, no lugar do esfagno, estrume seco de cavalo. As dicas acima são um aprimoramento do que eu vejo ele fazer na chacara dele, onde comercializa essas mudas para o pessoal que deseja fazer cerca viva. Pensa só nisso.... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
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Enviada: Ter Dez 06, 2011 7:02 pm Assunto: |
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Alô !!!!!!!!!!
Tópico extremamente elucidativo, uma aula na mais adrangente de suas explicações.
Eu só aqui aprendendo como uma eterna aprendiz.
Grata a todos e principalmente à você amigo Nicky. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Qua Dez 07, 2011 8:41 am Assunto: |
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Nick, muito obrigado! Colocarei em prática agora!...
Mais adiante postarei os resultados.abç! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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prumodeq 2.o PASSO


Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
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Enviada: Qua Dez 07, 2011 2:34 pm Assunto: |
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Marco
Assino embaixo nas dicas do Nicky, na estaquia consegui mais sucesso ao utilizar substrato comercial junto com outros materiais (pedrisco, areia, etc...) para manter a umidade.
Eu costumo deixar uma ou duas folhas na estaca, só para poder visualmente saber como a estaquia está reagindo, pois se a folha não murchar, é um sinal de que o nível de umidade está bom. Pode sempre os brotos apicais, pois eles tendem a mofar.
Usar o recurso de estufa é válido para evitar que a estaca fique desidratada, a qual pode ser feita até com um plástico de supermercado, dependendo do tamanho da sua bacia (Só monte uma estrutura para evitar que ela fique tocando nas estacas). Para ajudar na hidratação borrife água duas vezes por dia na estufa até que os brotos estejam firmes e seja possível retirar o plástico. No chácara do Tramujas, no viveiro de estaquia, ele faz aspersão automática várias vezes no dia. O importante é manter a umidade sem encharcar.
Já com relação ao Acer, a melhor época é o mês de maio, a taxa de sucesso é de quase 100%. Nesta primavera eu fiz e tive um sucesso menor que 30%. Assim, como já estamos em dezembro, não lhe dou muitas esperanças de sucesso, mas não deixe de tentar.
Abraços |
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Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
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Enviada: Qua Dez 07, 2011 7:07 pm Assunto: |
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Ratificando o que o amigo Prumodeq salientou, a época para estaquia são distintas:
1.Para estacas de ponteiro, fininhas, a melhor época é o inicio da primavera.
2. Para estacas basais, lenhosas, a melhor época é outono.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
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