FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cereja do RioGrande - Evoluçao desde 2008
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 10:06 pm    Assunto: Cereja do RioGrande - Evoluçao desde 2008 Responder com citação

Esta cereja foi adquirida no BonsaiSul de 2008

Julho 2008

Outubro 2008

Poda em maio de 2010

Brotaçao

Hoje setembro 2013

Hoje depois da poda.

Sugestoes e criticas sao bem vindas

Abraços

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Está muito bonita joellagunasc, demonstrando maturidade.

Acho que não é a Eugenia involucrata, é outra myrtaceae porque a E. involucrata apresenta sempre tronco liso de cor verde marcante.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
é uma Eugenia matosi, conhecida como Cerejeira anã ou Mini Pitanga...

Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 1:54 am    Assunto: Responder com citação

sim, se trata de uma Eugenia mattosii, conhecida como mini-cerejeira...

parab'ens pela evolu'cao de sua planta.
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom, tenho uma destas na casa de meu pai no interior, as frutinhas são muito boas se colocadas na cachaça e açúcar, licor nota 10.
T + abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 02, 2014 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Qual o substrato você utilizar nessa cereja? Vou trabalhar uma muda dessa planta mas não sei exatamente qual substrato usar.

Att.,
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2014 12:03 am    Assunto: Responder com citação

Giulliano, blz!

As vezes o substrato ultilizado em determinada planta não quer dizer que aquele substrato seja o mais ideal para planta, mas sim ideal ao perfil do cultivador ou do local que vai ser cultivado esta planta, sempre levando em consideração tamanho do vaso, exposição solar(tempo exposta), tempo disponível para controlar as regas (no meu caso é raro), suplementação do solo...Um exemplo do meu perfil para cultivar 1 de 8 desta espécie:

tunel plástico cortado, com capacidade para 10l de substrato(é um local razoável para acelerar o crescimento)
planta recebe sol das 9h da manhã até às 16h da tarde...(em se tratando de verão, o tempo de exposição é exaustivo)...como não está em vaso raso, isso me garante a manutenção da saúde da planta com uma rega apenas...como monto este substrato?
60% matéria orgânica e 40% pedrisco e adubo com um coquetel orgânico a cada 30 dias

existem muitas combinações que podem ser feitas na composição de um substrato, temos que saber pra onde vamos(objetivo), como vamos(caminho)

pelo fato de ser uma frutífera, nos leva a crer que o solo mais ácido le é benéfico

se vai ficar muito tempo exposta com uma rega somente, o vaso não poderá ser raso, a não ser que o substrato seja 100% matéria orgânica, assim segurará a umidade

plantas prontas em vaso raso= 70%cacos cerâmicos e 30% mat. org. ?...pra esta mistura 4h de sol para 1 rega diária e a suplementação mais rigorosa

não estou querendo te passar qual a melhor receita, mas sim fazer com que descubra o caminho a trilhar até seu objetivo!

Desculpem por alongar e fugir do assunto, mas substrato é muito importante e pessoal dentro do cultivo, é importante se descobrir...

se alguém disser que cultiva pinheiros em 100% cacos, é justo saber que se o vaso é raso, e ficar no sol o dia inteiro, ele precisará de 8 regas diárias e adubação semanal senão morre...é só um alerta pessoal que por trás de uma receita existem os ingredientes e o modo de fazer...

não poderia deixar de elogiar a planta do tópico...muito linda!

abc
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2014 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marco!

Você não se alongou não, pelo contrário, sua explicação foi muito esclarecedora e me ajudou muito. Acredito ser esse mesmo o objetivo desse fórum, ou seja, de ajuda mútua. Essa era uma das dúvidas que eu sempre tive, pelo que pude entender, a escolha do substrato não vai depender apenas do tipo de planta que estamos cultivando, mas também o tamanho do vaso, o quantidade de sol e também a quantidade de rega diária.
Vou começar a analisar todas essas questões a partir de agora. Só mais uma dúvida, se puder me dar mais essa ajuda. A adubação independe do tipo de substrato? Alguns substratos retêm mais os nutriente? O tipo de substrato é relevante para a adução?

Valeu mesmo, sua resposta foi muito útil.

Att.,
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2014 12:25 am    Assunto: Responder com citação

GIULLIANO CARNEIRO escreveu:
Olá Marco!

Você não se alongou não, pelo contrário, sua explicação foi muito esclarecedora e me ajudou muito. Acredito ser esse mesmo o objetivo desse fórum, ou seja, de ajuda mútua. Essa era uma das dúvidas que eu sempre tive, pelo que pude entender, a escolha do substrato não vai depender apenas do tipo de planta que estamos cultivando, mas também o tamanho do vaso, o quantidade de sol e também a quantidade de rega diária.
Vou começar a analisar todas essas questões a partir de agora. Só mais uma dúvida, se puder me dar mais essa ajuda. A adubação independe do tipo de substrato? Alguns substratos retêm mais os nutriente? O tipo de substrato é relevante para a adução?

Valeu mesmo, sua resposta foi muito útil.

Att.,

Legal seu interesse Giulliano!

Então...os diferentes tipos de substrato requerem cuidados de acordo com um conjunto de fatores na qual esta planta será exposta...

Tem substratos que requerem mesmo, menos suplementação que outros. As variantes...

Basicamente eu uso 3 tipos de adubação:

Fertilizantes líquidos, com diferentes níveis dos elementos, visando aplicações mais frequentes com doses moderadas...substrato drenante, a aplicação pode ser semanal na época de crescimento, dependendo da planta. Os cacos cerâmicos conseguem reter e liberar por mais tempo se comparado com pedriscos que lavam rápido o substrato.Cacos funcionam como esponjas, sugam e armazenam a água e tudo que estiver nela, crindo reservas na qual as raízes se deleitam. Seca rápido por cima, mas mantem a umidade por baixo. Este é um...

O segundo na ordem de mais longo tempo na reposição é orgânico. São ultilizados torta de mamona, farinha de osso, cinzas de madeira e complemento com micro nutrientes minerais da forth. Pra manter a planta, aplico a cada 30 dias, se quero acelerar a cada 10. Mesma coisa, se for drenante sem cacos, se perde rápido. Muita matéria orgªnica empapa e pode matar por falta de oxigenação. Sempre bem drenante, leve, nutritivo, deve ser o substrato.

O terceiro que uso é pra ganhar tempo...osmote! Dura muito tempo, sem preocupação. qualquer substrato pode ser usado. Eu uso enterrado, pelas bordas dos vasos.

Respondendo sua pergunta, na minha opinião, na primeira pergunta a adubação independe sim do substrato. o fator dominante será a exposição solar e o controle das regas. a adubação poderá ser qualquer uma, neste caso o fator dominante será quantidade e frequencia.
Na segunda pergunta, os cacos em conjunto com os pedriscos e uma terra orgânica leve e de qualidade, formam um ótimo substrato. A retenção ė exercida pela porosidade dos cacos. A matéria orgânica se decompõe, mas não se compacta devido a parceria com os cacos e os pedriscos. Sendo os pedriscos quase indestrutíveis e renováveis.
Terceira...muitíssimo relevante, devido a tudo que foi comentado até aqui.

Tem muita coisa a ser dita e debatida sobre o assunto, é muito amplo, e uma coisa liga a outra, fica difícil desmembrar em poucas linhas, mas qualquer coisa, estamos ae!
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2014 8:56 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

Muito bom seus esclarecimentos. Estamos sempre buscando saber um pouco mais e quando encontramos alguém disposto a compartilhar o que sabe o processo se torna bem mais rápido. Fico feliz em ver sua disposição em contribuir.

Muito obrigado!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2014 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Estou a disposição para o que estiver ao meu alcançe...

Valeu irmão! Até mais!
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 10, 2014 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos , desculpa nao responder , mas nao estou recebendo as notificações de resposta.
O substrato desta planta é 50% terra vegetal e 50% pedrisco , e tem se dado muito bem , mantenho ela em viveiro , protegido por sombrite , pega sol toda a manha ate as 16hs da tarde , respondendo muito bem a adubação que faço com TM+FO mensalmente , rego 1 x ao dia, Esta protegida de ventos , que sao intensos por aqui.

Obrigado pelos elogios

Joel
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 10, 2014 8:50 pm    Assunto: Cerejeira Rio Grande Responder com citação

Ola Joel,adorei e muito lindo seu material,tenho um parecida e que posso levar ela para o mesmo caminho da sua em questao de modelo e trabalho meu unico problema é que os entrenos das folhas sao muito grandes e nao sei como proceder pra ficar mais perto alguma dica??
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 10, 2014 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo,

Obrigado pela informação.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: