FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Araça - iniciante
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eduardo Pereira

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 5:19 pm    Assunto: Araça - iniciante Responder com citação

Caros companheiros, comprei hoje, pela quantia de 15 reis, dois, não sei se assim posso dizer, pré-bonsai, um de amora e um de araça.

Como me interessei pela arte do bonsai, e estou apenas começando, peço encarecidamente aos amigos do fórum que me deem algumas dicas de como proceder a partir de agora, com essas duas arvorezinhas !!

O que devo fazer com elas? obrigado de ante-mão !!!

Araça:

Amora:

Obrigado amigos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ravache

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

na primeira foto do Araça, eu cortaria os primeiro galho do direita; e depois naquela forquilha la em cima, eu tb cortaria o galho da direita e materia aquela da esquerda como apice. Na primeira foto, eu manteria o galho que encosta na garrafa e cortaria aquele da esquerda (na forquilha mais alta) POr enquanto eu faria isso e deixaria brotar mais e crescer mais...POREM, tb sou iniciante... espere outra opiniões antes de sacrificar a planta hehehe. Abraço
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 8:42 am    Assunto: Re: Araça - iniciante Responder com citação

Passa a tesoura deixando apenas dois pares de folhas nos galhos secundários, no araçá, e na amoreira poda drástica para brotar mais.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 5:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O araçá, por se tratar de uma nativa, está muiito bom, restanto tão somente preparar um bom substrato, bem drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinheiro e carvão, para replanta-lo, usando como recipiente uma bacia plastica de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral. Com isso, a planta irá se desenvolver/crescer bem, engrossando um pouco mais o tronco. Não corte nenhum galho, por enquanto, nem raizes quando replantar.

A amoreira pode ir no mesmo caminho e ser envasada tambem em uma bacia plastica, ou então no cjhão, para crescer mais e engrossar. É possível que em uns dois ou tres anos tenha em mãos um material melhor com que fazer algo interessante.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 10:08 am    Assunto: Responder com citação

É isso aí meu camarada. Seja muito bem vindo ao mundo viciante dos Bonsai. Como disso o Nick, a única coisa a ser feita neste momento e transplantar para um recipiente bem maior, muito perfurado e com substrato bem drenante. O fato de não podar é pelo seguinte: Considere as raízes como a boca da sua planta e o que mais queremos agora é que a sua planta cresça e emgrosse. Pois bem, quanto maior a "boca" mais ela come e consequentemente se desenvolve; com relação a não podar os galhos agora é pq quanto maior o número galhos, maior a necessidade de transportar seiva haverá. Com isso, a planta, como mecanismo de compensação, aumentará o calibre, a "grossura" do tronco.

Se falei besteira? Me ajudem, mestres!!!rsr
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

legais suas plantas parabens e boa sorte!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: