FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus Socorro !
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Stainer

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 11:46 am    Assunto: Ulmus Socorro ! Responder com citação

Tenho um Ulmus de 12 anos, 5 comigo, recentemente ele começou a muchar as folhas, constatei tinha um formigueiro entre as raizes, mudei a terra e aproveitei para podar as raizes, ele ainda não está 100% , está com poucas folhas e os brotinhos novos não desenvolvem, que medidas devo tomar para evitar q ele morra ? algum adubo em especial ? ureia ? torta de mamona ?

Estou deixando ele na sombra, e coloco ele todos os dias para tomar apenas meia hora de sol.....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 4:13 pm    Assunto: ulmus Responder com citação

O procedimento que voce adotou é o melhor, nas circunstancias informadas. No entanto, como voce efetuou poda de raizes e troca do substrato, é aconselhável, não só para esta planta em particular, mas para toda e qualquer outra em que tal procedimento é realizado, aguardar que a planta se restabeleça e reinicie nova brotação, para só então proceder ao emprego de adubo, organico ou não.
Geralmente, aguarda-se até 45 dias após o reenvase, para aplicar adubo. Colocar o ulmus sob uma proteção contra sol forte é igualmente bem indicado. Mas pode-se aumentar um pouco mais a exposição diária, desde que o sol não esteja tão forte, o que auxiliará o restabelecimento mais rápido para a planta.
Lembrando que, ao podar raízes, deve-se igualmente diminuir a parte área, a copa, para que a planta possa sentir menos essa agressão. No mais, boa sorte. Em pouco tempo sua planta estará restabelecida novamente, com forte brotação e vigor.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Stainer

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 4:55 pm    Assunto: ulmus Responder com citação

Blz, então estou fazendo tudo certinho, tem em média 40 dias que replantei, então se fosse para morrer já teria morrido né ? quanto aos brotos estão saindo mais não desenvolvem, vou esperar uns 15 dias dai coloco um pouco de torta de mamona.....

grato pela atenção,
Alex fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 10:23 pm    Assunto: ulmus Responder com citação

Não tem por que agradecer. Estamos todos aqui para aprender e orientar, com o pouco que sabemos, aos que precisarem. Ulmus é uma planta versátil e de crescimento ágil. A sua logo, logo estará em plena forma.
Se possível, e querendo, poste umas fotos para vermos em que situação ela se encontra. Talvez, daqui a quinze dias, ao inves de usar adubo organico como torta de mamona, seja preferivel adubo liquido, bem diluido em agua, a ser aplicado quinzenalmente, durante os próximos seis a sete meses, para só então passar para o adubo organico.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Stainer !!!! Laughing Laughing Laughing

O Nicky como sempre nos ensinando cada vez mais.

Como ele bem falou, agora é só dar tempo, prestar atenção e principalmente saber adubar.

Eu adubaria com adubo líquido bem fraquinho no início e depois, menos fraco. Após 1 ano aí sim, eu adubaria a planta com osmocote. O que você acha Nicky ????

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 10:58 pm    Assunto: dicas Responder com citação

Angela, quisera saber tanto para poder ensinar. O que posso fazer, no mais, é dar algum palpite, uma dica ou duas, que possam auxiliar quem vem atras ou ao meu lado.
Algum caminho todos já trilhamos. Não nos custa nada orientar onde estão as pedras, onde estão os espinhos... não é mesmo? Assim todos ganhamos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: