Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 8:12 am Assunto: Yamadori de benjamina |
|
|
Olá amigos! Ontem eu coletei um fícus que estava próximo a minha casa, deu maior trabalho pra cavar pois a terra estava muito dura mas ainda bem que a raiz pivotante estava toda enrolada, acho que ela esteve em algum vaso antes de ir para o chão.
O certo é que agora gostaria da ajuda dos colegas para saber se devo diminuir ou não a parte aérea da planta? Ai vão algumas fotos que tirei.

O dono estava tentando matar a árvore mas ele só cortou várias vezes sem aplicar nada contra ela. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 8:56 am Assunto: |
|
|
se eu não estou enganado esse não é um ficus benjamina e sim um ficus Retusa.
deixa ela se recuperar bem ficus e lerdo em um mes ja tem muita raiz |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 10:21 am Assunto: |
|
|
André,
sugiro podar um pouco dessa copa para não estressar demais a planta em sua recuperação...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 10:59 am Assunto: |
|
|
André, realmente não parece um benjamina.
Como fez o yamadori, uma parte da raiz foi retirada da planta. Da mesma forma, devemos diminuir a copa também, para que haja um equilíbrio raiz-folhas. Ao retirar o torrão e lavar as raízes, perdemos muitas das raízes mais finas. Assim a planta diminui absorção de água e se tiver muitas folhas pode não conseguir suprir todas e a planta acaba se desgastando mais para recuprerar. Não precisa e nem seria recomendado retirar todas as folhas, mas eu pensaria em diminuir o tamanho da planta _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 12:37 pm Assunto: |
|
|
André, com certeza é um Ficus Retusa, também chamado de Ficus Microcarpa. Grande achado, a planta já tem um grande desenvolvimento de tronco.
Falando nisso, eu ficava apenas com o grosso, eliminando todos os demais. Outra coisa, reduzia a altura da planta em 2/3. Assim, com as novas brotações a copa ficaria bem mais baixa.
Já na condução dos galhos laterais, deixaria crescer e alongar já aproveitando enquanto jovens sua condução para os lados, o que vai proporcionar um aspecto muito legal.
Dá uma olhada neste exemplo:
Outra opção seria manter todos os troncos mas com alturas diferentes deixando o mais grosso mais alto. Os demais iriam se fundir ao principal e seriam conduzidos para os lados.
Veja este exemplo:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 2:16 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas gente, valeu mesmo.
Ricardo, no caso de deixar todos os troncos é preciso uni-los de alguma forma para que els possam se fundir? _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 2:28 pm Assunto: é |
|
|
ESSE FICUS NÃO É BEIJAMINA,,,,É SIM O RETUSA......É RECOMENDÁVEL EM TODO TRANSPLANTE,,,FAZER UM DESFOLHA QUASE QUE TOTAL,,,PARA QUE PLANTA SE PREOCUPE EM RECUPERAR MAIS RÁPIDO SUAS RAÍZES CAPILARES,,,,E SÓ DEPOIS DE RECUPERADA COMEÇAR A MANDAR MAIS SEIVA PROS GALHOS E FOLHAS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 2:33 pm Assunto: |
|
|
André, no caso de manter todos você precisa fixá-los contra o tronco princila. Isto pode ser feito com câmara de pneu e ara por fora.
Mas não esqueça que eles deverão fundir com o tronco na parte baixa do tronco e fazer um movimento de uns 45º se afastando para compor o restante da copa. Veja no exemplo que dei:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 4:24 pm Assunto: |
|
|
Será que não vai ser um pouco difícil afastar já que é um retusa? Acho que vai ter que amarrar na base e ir afastando aos poucos com uma pedra ou coisa do tipo. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 5:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
A idéia de fundir os troncos é ótima. Eu sugiro, então, preencher os espaços vazios entre os troncos, previamente tendo retirado ao menos uma fita da casca para ajudar na fusão, com musgo esfagno umedecido com solução contendo hormonio enraizante. Após usar e abusar do musgo, desde a base do solo até maios ou menos na proximidade desse primeiro galho grosso, cubra tudo com um plastico, transparente ou não, apertando bem. Pode amarrar as extremidades do plastico, se quiser, com cordão grosso de algodão.
Essa técnica permite uma fusão mais equilibrada, além de favorecer a emissão de raízes aereas, que serão canalizadas para a fusão e formação estrutural do tronco.
O ideal é deixar o musgo e o plastico no local pelos próximos dois ou tres anos, enquanto aguarda o estabelecimento do tronco. Ao final do período, ou antes, pode retirar o plastico, adicionar mais musgo e cobrir novamente a area.
Ao cortar, visando reduzir a altura da planta, aproveite para usar os galhos cortados para formar novas plantas via estaquia. Use apenas areia grossa de rio, para isso, que é bom demais para o ficus. Novas mudas obtidas assim, poderão ser adicionadas oportunamente ao tronco, para engrossá-lo, bem como permitir alguma correção no nebari.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:31 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas dicas! Nicky para as estacas eu costumo deixar por algum tempo em água aquelas que são mais lenhosas, no caso do fícus isto também é necessário. A pouco tempo eu encontrei um galho que já estava secando de fícus variegata que alguem havia feito uma poda e jogado fora, fiz isso, e já estou com quatro estacas apresentando forte brotação.
Novamente obrigado. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 2:47 pm Assunto: |
|
|
Valeu mesmo Ricardo somou muito, e bota muito nisso, ao que o Nick comentou.
Obrigado. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
|