|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Schwed

Registrado: 26/01/12 Idade: 40 Mensagens: 26 Localização: Itapecerica da Serra-SP
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 8:16 pm Assunto: Meus Primeiros Bonsais |
|
|
Olá amigos, comprei meus primeiros bonsais ou pré-bonsais de uma vizinha que cultiva milhares deles... Como eles nunca foram aramados e podados, gostaria de opiniões... vou postar todos eles de uma vez...
Pinheiro Negro
Uploaded with ImageShack.us
Pinheiro Vermelho
Junípero Rígido
Piracanto
Calliandra
Jabuticaba
O que acham? |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 8:59 pm Assunto: |
|
|
GOSTEI DA PIRACANTA, TEM UM BOM FUTURO. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 10:48 pm Assunto: |
|
|
acompanhando! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 5:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, de fato voce adquiriu um bom material de trabalho. As mudas, para que possam ser transformadas em pré bonsai, precisam agora de um atendimento mais intenso, no sentido de mudar a aparencia de todas elas. Isso pode ser facilmente conseguido com uma aramação, vez que o arame enrolado ao longo do caule delas, irá permitir que voce dê a eles um leve movimento sinuoso, algo como a letra "S" alongada.
Como provavelmente voce não deve ter muita prática nisso, sugiro que faça alguns treinos, usando galhos finos (ou da grossura da maioria de suas plantas) de outras arvores (como de goiabeira, por exemplo). Faça várias voltas, em angulos de 45 graus, até adquirir certa facilidade, podendo depois realizar esse trabalho em suas plantas, sem risco nenhum para elas, ou para voce.
O arame deve ser grosso e forte o bastante para forçar a planta a adotar a posição que voce quer. Para testar se o arame que possui é adequado, use a ponta para tentar "empurrar" o tronco. Se o arame for bom, ele consegue fazer isso sem dobrar. Se for fino e fraco, então a planta é quem ganha, dobrando o arame. Geralmente usamos cortar o comprimento correto do arame comparando-o com o material que será aramado mais um palmo e meio. Essa "sobra" permite que façamos os volteios com tranquilidade e não falte arame no final do percurso.
Para aramar, prenda sempre uma extremidade do arame por baixo das raizes da planta, travando-o. Em seguida, usando a mão como apoio e as pontas dos dedos, vá enrolando calmamente o arame ao longo do caule da planta, firmando-o bem, não apertando em demasia, mas com firmeza porém, para que ao promover o movimento o caule seja subjugado pelo arame, sem problemas.
Para maiores detalhes sobre como aramar corretamente, sugiro uma pesquisa na net, usando o google imagens ou o Youtube, se não tiver condições de frequentar um curso de bonsai. Esses cursos presenciais são, de longe, a melhor oportunidade que temos para aprender não só a aramar, como a lidar corretamente com nossas plantas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Schwed

Registrado: 26/01/12 Idade: 40 Mensagens: 26 Localização: Itapecerica da Serra-SP
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 2:36 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, fico muito grato com suas dicas, realmente nunca aramei e estava receoso de faze-lo. Vou acatar suas dicas e tentar começar com o meu Pinheiro Vermelho que ja imagino um "desenho" pra ele... Tenho procurado exemplos de Bonsai na net, das mesmas especies que as minhas para me basear. Ainda não sei se coloco elas em baso fundo ou deixo-as em vasos de Bonsai....
Estou tentando entrar em contato com a Bonsai Mizuno para fazer o curso, mas eles mudaram o telefone e não consigo contato com eles. Fui na Bonsai Kai conhecer, mas achei caro pra um curso de um dia...
Obrigado,
Rafael |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 5:36 pm Assunto: |
|
|
Faça um telecurso da distancia aqui mesmo... vc vai aprender muito ... e de graça . |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 6:02 pm Assunto: |
|
|
Gostei dos pré-bonsai, principalmente da piracanta, acho que todos têm futuro.
Aproveito este tópico para dizer que de uns tempos para cá não tenho mais usado arames nas minhas plantas apenas podas e um ou outro tracionamento com barbante. Parece que existe uma vertente chinesa ou japonesa que faz o mesmo. Acho estressante ficar enrolando e desenrolando arames enquanto que a poda e tracionamento me proporcionam enorme prazer. O que acham? _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Daniel Garcia

Registrado: 05/09/11 Idade: 43 Mensagens: 50 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 11:14 pm Assunto: |
|
|
Cara, eu comecei a ter minhas primeiras plantas há mais ou menos 7 meses atras. Hj em dia estou com 32 e subindo hehe...Parabéns, suas plantas são bem promissoras! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 6:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Zeluis, nos primórdios do bonsai, principalmente na China, usava-se tracionar os galhos com fios de seda presos a pedras, ou então com varetas de bambu amarradas aos galhos com fios de seda. Serviu bem para um tempo em que o arame era ainda um produto desconhecido, particularmente para ser usado para essa finalidade especificamente.
Com o progresso, vieram outros artificios com que moldar uma planta, deixando-a mais de acordo com o interesse artistico de seu cultivador, sendo que o arame passou então a fazer parte do cotidiano, largamente empregado para "educar" um galho ou moldar um tronco. No inicio usou-se então o fio de cobre, que por ter uma ductilidade mais plastica, era melhor que o fio de ferro ou o de aço. Não se tinha ainda o fio de aluminio, que surgiu e foi introduzido bem mais tarde. Tão mais tarde que ainda hoje, no Japão, há predileção pelo fio de cobre, embora os produtores dos fios de aluminio tenham contornado esse problema, isto é, a não acietação do fio de aluminio por parte de bonsaistas conservadores, mudando a tonalidade do fio de aluminio e tornando este um pouco mais "duro", para ficar assemelhado ao de cobre e assim suprir essa demanda, com lucro.
Não há, em todo o mundo civilizado, hoje em dia, quem pratique a arte "voltando" no tempo, advogando a tese de que usar fios de seda e pedras seja o melhor caminho para se moldar uma planta. É plausível, contudo, dizermos que determinadas espécies podem ser ligeiramente conduzidas apenas via poda, mas é inegável a excelencia do resultado obtido com o uso do arame, na "educação" de outras espécies mais complexas, como as coníferas, por exemplo.
Ainda se usa, por outro lado, as varetas de bambu, não só na China, no Japão, mas mesmo no Brasil, onde os descendentes dos orientais, que cultivam o pinheiro negro voltado para a jardinagem oriental, o fazem para moldarem os galhos das grandes arvores, espécimes de até dois ou tres metros, com troncos bem robustos e galhos fortes e duros. Para esse tipo de planta torna-se impraticável a modelagem com arame, não só por ser extremamente dispendioso fazê-lo em "trocentas" plantas, mas por que não iria surtir o efeito que eles buscam, que nada tem a ver com a estética do bonsai, lamento dizer.
Então, devo salientar que esse suposto "retorno às origens", em que bonsaistas estejam moldando suas plantas com o emprego de técnicas milenares, em desuso há "séculos", é pura invencionice de quem não tem o que fazer ou de dos "saudosistas", pessoas que nunca viveram aquelas épocas atribuladas e dificeis dos bonsaistas antigos, que tinham que se desdobrar em "inventar" maneiras de "dobrarem" a natureza das plantas à sua verve, e que produziam pouco e quase sempre plantas de qualidade muito inferiores ao que vemos hoje em dia, graças ao arame.
Para que voce não se estresse "enrolando e desenrolando" arames, minha sugestão é fazer como os japoneses: cortar em pedacinhos, na hora de retirar o arame, para não ter todo esse "trabalho". Embora isso seja mais verdadeiro quando se trata de bonsai formado há vários anos e não para os pré bonsai ou para mudas ainda em formação. E tambem apenas para determinadas espécies, não para todas. Algumas, de tão sensíveis que são, eles ainda chegam ao cumulo de enrolar seda ou papel de arroz no arame, antes de usá-lo, para não provocar danos ao material e, assim, criar um entrave que venha a desvalorizar seu bonsai, na hora da venda.
Amarrar barbante ou outro recurso para tracionar um galho até pode servir para alguma coisa. Mas se a intenção for buscar originalidade e diferenciação, pode até funcionar, entretanto devo dizer que se for para buscar qualidade técnica mais primorosa, então esse recurso se torna quase tão dificil de ser executado e depois retirado quanto o usar arame para moldar. Pois senão veja voce, um galho em formação livre, que precise receber movimentos levemente sinuosos "lateralmente", e não apenas voltado para baixo, se torna um tanto quanto dificil de ter atendida essa pretensão do cultivador, embora não de todo impossível. Mas aí estamos sugerindo apenas um galho. Imagine ter que fazer isso em todos os galhos de uma planta complexa, como um Hokidashi ou um Chokkan, em que há mais galhos envolvidos e em que é necessário esse tipo de abordagem.
Ora, podemos sempre dizer que no Chokkan os galhos são todos retos. Bem, lamento dizer que não é mais assim, desde que se começou a usar arame para moldar seus galhos, esse estilo tem adotado a "praxis" de se dar a eles um levissimo movimento sinuoso lateralmente falando, bem como de abaixá-los levemente ao meio, com a ponta sempre voltada ligeiramente para cima. Vá fazer isso apenas com barbante e veja o resultado pifio, ao cabo de anos de treinamento.
Podemos sempre tentar fazer bonsai da maneira mais dificil, com resultados até certo ponto, razoáveis. Mas se quisermos de fato termos um bonsai de qualidade técnica superior, então teremos que usar não só o arame, mas igualmente outros recursos técnicos,como barras de ferro para forçar tracionamento em tronco e galhos mais robustos e duros. E para que esse recurso surta o efeito desejado, terá forçosamente que ser amarrado, isto é, devidamente preso, com arame. Que mais tarde terá que ser retirado, cortando-se em pedaços ou desenrolando-se..... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 9:02 am Assunto: |
|
|
Zeluiz e amigo Nicky eu particularmente utilizo as duas tecnicas tração e aramação.
A primeira utilizo ''somente'' em plantas muito jovens quando quero abaixar um determinado galho jovem em formação ou todos, para ser mais exato os ''primarios'' principalmente, depois deixo desenvolver até atingirem o calibre desejado, logo mais quando faço a primeira poda deste galho ai entro com a ''aramação'' para dar sinuosidade, coisa que com tração e poda não se consegue o resultado mais desejado.
''Eu'' procedo desta forma, até poderia deixar crescer livre e depois entrar logo com a aramação daria na mesma.
Mas fazendo isso é um motivo a mais para mexer com minhas plantas e estar sempre fazendo alguma coisa sem contar que me da prazer fazer.
Se é certo, correto ou não vai de cada um...
Abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Rafael Schwed

|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 9:42 am Assunto: |
|
|
Nickyfury como você escreve bem!!! Gosto de ler seus textos, sempre completos e bem escritos. Se me permite, gostaria de usar eles no site que estou montando www.infobonsai.com.br, mencionando sempre é claro, a autoria no fim.
marcio gabiatti, concordo contigo. Também procuro sempre um motivo para mexer nas minhas plantas, sejam elas Bonsai, Pimentas ou qualquer outra que venho a cultivar.
Abraços _________________ Rafael Schwed
www.pilicoh.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 6:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, mencionando a origem do texto, fique à vontade para usar o que escrevo em sua pagina, sem problemas. O importante, para mim, é dar a conhecer sobre técnicas e cuidados, desde que relacionados a nossa nobre arte bonsai, ao maior numero possível de adeptos e apreciadores.
Marcio, não quis, com minhas colocações, dizer ser contrário ao uso desses outros recursos para aprimorar nossos trabalhos. Mas antes, elucidar alguns equívocos que infelizmente pululam aqui e ali, sobre a correção do uso de determinadas técnicas, muitas delas antiquadas e que não fazem parte da realidade do bonsai atual, mas que infelizmente, vez por outra, vemos muitos empenhados em divulgá-las como se diferente disso fossem.
Acredito ser importante esclarecer esses pontos controversos. Claro que podemos e devemos, sempre que for possível, adequar o nosso trabalho no sentido de obtermos o melhor resultado possível, e as vezes o uso dessa ou daquela outra técnica, seja ela antiquada para os padrões atuais ou mais moderna, sempre será razoável, sempre que permitir que atinjamos nossos objetivos com elas. Mas uma coisa é ser razoável sobre esse aspecto do cultivo, outra, mais complexa, é tê-lo como único padrão e querer que seja mais real e objetiva, quando na verdade é apenas complementar.
O uso da tração é mais disseminado em trabalhos com plantas do jardim, como podemos ver nos links (japoneses) abaixo:
http://livedoor.blogimg.jp/m132/imgs/f/9/f9b603ce.jpg
Sustentação:
Olinda tem um big cajueiro, cujos galhos são sustentados por escoras. Os japoneses fizeram o mesmo com o pinheiro abaixo:
Bem, deixemos os jardins para lá. Voltemos ao bonsai. Será que é possível fazer um bonsai sem usar arame, de maneira que a moldagem resulte satisfatória em determinados estilos? Certamente, não. Senão, vejamos:
Como dizia vovó: é de novinho que se entorta o pepininho, ou melhor, o kuromatsu (zinho):
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/52/78/takesi6203/folder/382429/img_382429_8291212_0?1327466411[/img]
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/52/78/takesi6203/folder/382429/img_382429_8291212_2?1327466411[/img]
Mas para ficar bem e não me chamarem de "reacionário" ou "intransigente" quanto as minhas opiniões e posições, devo dizer que é possível usarmos outros tipos de amarração no bonsai:
Brincadeiras à parte, passemos ao real:
Enquanto isso, no jardim, para impedir os galhos de "fugirem para longe":
Combinando:
O famoso "NINHO DE MAFAGAFO, COM SEUS MAFAGAFINHOS":
Visto de longe, fica melhor:
É pau, é pedra, é tudo que pode-se usar:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|