|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Jan 25, 2012 11:43 pm Assunto: Aroeira Pimenteira |
|
|
Boa Noite pessoal!
Recebi umas sementes de aroeira pimenteira pela net "de grátis", quando comprei um massageador de madeira...rs
Como não conheço a planta pesquisei no google e vi mais ou menos o formato dela...perguntas:
Dá pra fazer bonsai dela?
Se é possivel, a época é boa para o plantio?
Na realidade, como nunca vi uma ao vivo e por aqui não tem...não sei por onde começar...ha! e tem outra!!!
Coloquei a minha noiva na jogada dos bonsais, assim ela entende o tempo que eu perco com eles.
Então, dependendo do que os Srs. me indicarem, vou ganhar uma ajudante rsrs
Abraço a todos!!! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 10:44 am Assunto: |
|
|
Pelo tamanho dos frutos e das folhas, parece ser uma boa aposta, o tronco antigo também fica muito bonito e a madeira é mole e resistente. Então eu diria que vale a pena tentar trabalhar com a espécie. Aqui em casa tem uma dessas que foi podada recentemente, e aproveitei para fazer umas estacas dos rebentos da brotação da poda. Vamos ver no que vai dar. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 1:21 pm Assunto: |
|
|
Seph, a aroeira pimenteira é uma ótima espécie para se trabalhar visando formar um bonsai com ela. Cultivo a espécie há alguns anos, e tenho várias em desenvolvimento no meu viveiro, sendo a maior delas obtida via recuperação do chão, onde a mantive por tres anos, para engrossar bem o tronco:
O vaso em que ela está na foto acima é Izumi, mas um pouco pequeno para permitir um bom desenvolvimento para a planta, por isso ano passado a reenvasei, usando um vaso maior, ovalado, de procedencia chinesa. Não tenho fotos atuais dela, mas posso dizer que consegui melhorar o aspecto geral da planta, remodelando a base e estabelecendo galhos em posições mais bem situadas ao longo do tronco. Como se trata de uma planta alta (93cm), tenho que construir algo que fique mais natural. Essa planta frutifica todo ano, com uma ótima produção de flores, frutos e sementes.
As outros que tenho são duas bem menores que essa, tipo mini bonsai e outras cinco que estão engrossando no chão, estando com o tronco, atualmente, com a circunferencia desse vaso do Izumi, há seis anos recebendo apenas rega diária e poda para manter uma altura de 45cm.
Por isso minha sugestão é voce plantar o quanto antes, usando como substrato apenas areia lavada (dessas de contrusção, sem peneirar), mantendo o recipiente em local semi sombreado, até que as sementes germinem. Quando as mudas tiverem um ano de idade, retire e plante em recipientes individuais (tipo aqueles vasinhos plasticos de tamanho médio, na cor preta), para que possam crescer livremente até o terceiro ano, quando então poderá planta-las ou no solo ou em vasos maiores, tipo bacias plasticas. O desenvolvimento dessa espécie é incrivelmente rápido, se comparada a outras. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 10:47 pm Assunto: Aroeira |
|
|
Atila
Pois é cara como não conheço ela vamos às dicas...como vc mesmo diz vamos ver como ela é...
conversando com um amigo, ele me disse hj que ela causa alergia em certas pessoas.
Pode ser que seja verdade ou pode ser que seja outra variedade...
Nicky
Pelas suas dicas me animei, pois estava procurando alguma planta de crescimento rápido para trabalhar.
Então, usando tuas palavras:
"Por isso minha sugestão é voce plantar o quanto antes...":
Essa é a época certa para o plantio? Pergunto pois me disseram ser uma planta do cerrado...
"Quando as mudas tiverem um ano de idade, retire e plante em recipientes individuais":
Ela desenvolverá bem se eu utilizar garrafas pet para germinar as sementes? A que profundidade eu planto?
Sempre parti de pré bonsais, mudas e estacas mas nunca de sementes, então meu conceito tá baixo com elas...
Outra coisa: as sementes, preciso dar um choque nelas, tipo congelamento?
Abraço e Obrigado _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 8:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Seph, plantar sementes é relativamente fácil, e as dessa espécie não fogem à regra. Porém, é preciso primeiro verificar se estão de fato aptas a germinarem. Para isso, um teste simples: encha um copo com agua e jogue as sementes dentro. As que flutuam, pode descartar, aproveitando somente as que afundarem.
Use apenas areia para forçar a germinação. Não é preciso escarear nem quebrar dormência, muito menos dar-lhes choques congelantes ou frios. É bem simples, na verdade.
Quando escrevi sobre plantar o quanto antes, se deve ao fato de que toda semente tem embutida em si um gene que estabelece um tempo de vida fértil, sendo que se não aproveitarmos corretamente isso, a semente perderá sua capacidade germinativa, e ao ser enterrada na areia irá secar, definhar e apodrecer, sem que ocorra a tão esperada germinação. Então, aqui, o fator tempo decorrido entre a aquisição/obtenção da semente e seu plantio é crucial, para evitar essa perda.
A profundidade de plantio é a minima necessária. Geralmente algo em torno de um cm a um cm e meio ou dois cm é o bastante para que a semente encontre seu espaço e germine. Se não quiser usar areia, compre BIOPLANT ou PLANTMAX ou PLANTAX, ou qualquer outro produto com outro nome, desde que seja o produto usado por horticultores para a germinação de sementes de hortaliças. Há muito se difundiu a prática de uso desse material, por conter os itens básicos essenciais não só para uma boa germinação de sementes, mas tambem por permitir o desenvolvimento inicial da nova plantinha gerada, até que se tome a providência de a transplantar ao local mais adequado.
Usar garrafas pet é um bom recurso, pois podemos sempre aproveitar um material descartável que não tem muita destinação certa em nosso país, infelizmente. Faça furos grandes no fundo, preencha ao menos um terço do fundo com caco ceramico grande (do tamanho de caroços de azeitona, p.ex.), areia e carvão sobre esses granulos, em seguida areia pura, onde irá depositar a nova mudinha de um ano de idade, mas lembrando de reduzir sua raiz pivotante principal, mantendo apenas as raizes capilares adjacentes a ela, quando houver alguma.
Assim, voce garante que as raizes capilares se desenvolvam bem, evitando ter trabalho extra mais tarde com a pivotante principal, vez que ela é dificultosa quando desenvolvida no chão.
No entanto, para germinar as sementes, sugiro fazer uma caixa de madeira ou então aproveitar aquelas caixas de madeira usadas para acondicionar e vender uvas, que vemos no comércio. Se não tiver nenhuma delas para pedir a alguem, faça uma voce mesmo com ripas e pregos, é simples por demais:
Para evitar sujeira, pode-se forrar a caixa com um plastico (perfurando o fundo para vazar a agua da rega, claro), e tambem usar outro plastico para recobrir o solo, criando assim um efeito estufa, onde haja uma mini climatização (concentrando o calor), para favorecer melhor a germinação. Ou então deixar exposto mesmo, que funciona da mesma maneira.
Se tudo mais falhar, use um vasinho plastico ou recorte a garrafa pet no sentido do comprimento, com a tampa no local e use como se fosse um recipiente de cultivo (terá uma area maior para conter as sementes, com ela recortada e deitada assim). Faça vários furos no fundo para drenar bem a agua da rega, pois o excesso de umidade é tão prejudicial quanto a ausencia dela. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 11:38 am Assunto: Aroeira |
|
|
Obrigado Nicky
Agora mão a obra, posto fotos do desenvolvimento assim que tiver...
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 10:24 am Assunto: |
|
|
Também já ouvi falar dessa alergia.Também que alguns usam os frutos ou a semente (não tenho certeza) na culinária. Boa sorte ae. |
|
|
 |
Tchelow

Registrado: 26/01/12 Idade: 41 Mensagens: 10 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 9:48 pm Assunto: |
|
|
Plantamos aroeira pimenteira na semana passada aqui em casa e já temos vários brotinhos, então acredito que seja uma boa época.
Com as dicas que o pessoal postou, acredito que terá excelentes resultados!
Abraços, _________________ Marcelo Romera |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 8:46 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas opiniões pessoal.
Vou testar as sementes hj e plantá-las.
Abraço a todos. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 8:10 am Assunto: curiosidade |
|
|
Nicky
Só por curiosidade: quanto tempo ela demora para germinar? Rsrs
Abraço! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|