FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com mudas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Yuri

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 8:30 pm    Assunto: ajuda com mudas Responder com citação

Bem, como é minha primeira postagem no fórum, apesar do tempo de registrado, gostaria de primeiramente parabenizar todos os integrantes do forum. É incrivel a quantidade de informações que pude encontrar aqui. Com certeza esta ajudando muitos iniciantes como eu Very Happy ! Vamos à minha questão:

A um ano comprei um muda de bonsai, desses de supermercado. Não vinha dizendo o nome e muito menos a idade. Pesquisando aqui mesmo no forum, descobri (acho) que se trata de um juniperus horizontalis. Acontece que na época eu não tinha interesse de faze-la se desenvolver e se tornar um bonsai de verdade, pois achei que morreria facilmente. Coloquei em meu jardin e consegui ficar com ela por um ano. Agora tenho vontade ter varios Very Happy . Pesquisei alguns estilos e gostei muito do kengai. Gostaria de saber a opinião de pessoas mais experientes sobre a saúde dele, o que devo fazer, substrado, adubação, etc. Moro no nordeste, clima sempre quente e umido, e coloco ele em um lugar com sol quase o dia todo. Também ganhei recentemente uma muda de Bougainville (flor vermelha) e de pingo de ouro, se puderem, opinem sobre eles também!
algumas fotos:

Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2008 5:07 am    Assunto: Re: ajuda com mudas Responder com citação

olá Yuri

A primeira planta trata-se da popular tuia azul, muito temperamental, derepente seca galhos, não é, com certeza uma planta boa para iniciar.
A pressa em ver resultados na arte do bonsai é o principal fator desanimo, pois resultados são obtidos com muita calma, sem pressa, não falaremos de estilo antes de se adiquirir a muda, trabalhar e reconhecer na planta qual estilo ela quer adiquirir.
Existem plantas mais faceis de se trabalhar, como a serissa chinesa, o ulmus chines, o ficus, o acer até certo ponto,.... creio que uma dessas plantas com uma grande quantidade de bom substrato por algum tempo, acompanhados de podas regulares podem trazer um bonsai,
Se queres transformar sua Tuia em um bonsai Kengai , deve transplanta-la para um escorredor, uma mamadeira, com subtrato adequado, adiquirir conhecimento sobre os requisitos do kengai e propor a sua planta a educação nescessaria.
Leia muito, procure comprender como se sente as raizes da planta, sentir as dificuldades que um vaso de plastico apresenta para fixação e retenção e excesso de agua, a tranpiração e respiração.
a arte do bonsai vale " a pena"!!!!!
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 11:41 am    Assunto: Responder com citação

O Pingo d'ouro é uma planta interessante. Tive uma , e estava aprendendo bastente com ela, até qu eela se envolveu em um "acidente" com meu cachorro em um findi que eu não estava em casa.
Talvez seja interessante colocar em um vasão ou até no chão memso para ela engrossar e dar uma base de tronco melhor para ficar mais harmônico com o tamanho das folhas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

YURI , A PRIMEIRA PLANTA É UMA TUIA JACARÉ, O AMIGO RODRIGO DEVE TER CONFUNDIDO.
BOM EU SUGIRO PRA VC COLOCA-LAS EM UM RECIPIENTE MAIOR , APESAR DE NÃO SER A ÉPOCA MAIS ADEQUADA. MAS FAÇA O SEGUINTE PEGUE UMA BACIA E FAÇA VARIOS FUROS NO FUNDO E NAS LATERAIS, PREPARE UM SUBSTRATO COM BOA DRENAGEM, DESFAÇA O TORRÃO COM CUIDADO PRA NÃO DANIFICAR TANTO AS RAIZES E REPLANTE. DEIXA ELAS UNS DIAS A MEIA SOMBRA .
BOM ACHO QUE É ISSO POR ENQUANTO.

ABÇ
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 02, 2012 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: