Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RaphaelBT
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 1:40 pm Assunto: Opinião sobre miha muda de TAMARINDO... |
|
|
Olá pessoal...
Tenho uma muda aqui de mais ou menos uns 9 meses e gostaria da opinião de vocês.. Segue abaixo as fotos da mesma..
Estou pensando em começar um processo de aramação na mesma para deixar seu tronco ereto.. O que acham???
Todo tipo de opinião e ajuda será muito bem-vinda!!!!
Desde já agradeço...
Abraços!!!!!!!!! |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 1:48 pm Assunto: |
|
|
Tenho uma outra muda aqui e gostaria de saber qual é a espécie da mesma.. A pessoa que me vendeu as sementes disse que seriam de Pinheiro Vermelho (Pinus Densiflora)... Mas acho que fui enganado.. Pois suas agulhas são bem diferentes do Pinheiro Vermelho.. Hehehehe...
Segue abaixo as fotos...
Alguém saberia me dizer qual a espécie dessa muda???
Dicas também serão bem-vindas!!!
=D
Obrigado mais uma vez!!
Abraços!!!!
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Rb o tamarindo merece uma atenção bem especial pois já vi exemplares bem legais. Deixe ele crescer e arame nele para dar um movimento no tronco desde cedo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 5:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos!!!!
Qual o movimento do tronco que você me aconselharia???
Estou pensando em deixá-lo como este que vi na internet..
Dê uma olhada...
E se reparar.. A minha muda já tem um formato bastante parecido com este da foto.. Só precisa de alguns ajustes..
Você acha que devo deixar seu tronco ereto fazendo a aramação.. Ou deixo do jeito que está nas fotos.. Meio "torto"...
Acho melhor deixá-lo ereto né??
O que acha???
Muito obrigado pelas dicas!!!
Abraços!!! |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 9:03 pm Assunto: |
|
|
up.. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 1:10 am Assunto: |
|
|
rbtavares,
acho que você deve aramar para dar movimento ao tronco desde já mesmo que você pretenda um MOYOGI. Se deixar crescer como está a planta ficará muito alta. Veja uma muda que tenho em um escorredor:
Até mais.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 9:59 am Assunto: |
|
|
Olá Edson!!!!
Belo exemplar de Tamarindo.. Ele possui quanto tempo já???
Qual o estilo que você pretende dar para sua planta??
Hoje mesmo eu irei comprar o arame... Assim que a aramação estiver pronta eu posto fotos de como ficou aqui no tópico.. para você's me darem dicas quanto ao movimento do tronco..
Você acha que o Moyogi ficará bom nesta muda??? Tem algum outro estilo em mente???
Existe alguma técnica para que a planta não fique tão alta???
Outra coisa.. Você saberia me dizer qual é esta outra espécie que coloquei no tópico.. Quem me vendeu as sementes disse que era de Pinheiro Vermelho.. Mas duvido muito que seja.. Suas agulhas estão muito diferentes..
Desculpe a quantidade de perguntas.. Mas é que sou iniciante e não sei quase nada ainda sobre esta bela arte..
Hehehe..
Obrigado!!!!!!
Abraços!!! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 11:18 am Assunto: |
|
|
Eu plantaria em escorredor e mamadeira para daqui alguns anos ele estar mais grosso. No decorrer do tempo ia vendo o estilo pretendido. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 11:19 am Assunto: |
|
|
rbtavares,
a minha muda tem uns três anos. O estilo pretendido é talvez um MOYOGI ou mesmo o estilo "chorão". Veja aí alguns belos exemplares para inspiração; foram todos capturados na Internet como sendo Tamarindus indica:
MOYOGI - ERETO INFORMAL
HOKIDASHI - VASSOURA
SOKAN - TRONCO DUPLO
KABUDASHI
CHORÃO
A técnica pra árvore não ficar alta é a poda. Na minha muda vou deixar crescer livremente mais uns dois anos para depois fazer alguma poda buscando conicidade do tronco.
A outra espécie eu não sei o que é, mas ainda acho a muda muito nova para uma identificação positiva.
Até mais...Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Olá Edson....
Achei bem interessante o estilo SOKAN e o CHORÃO... Esses exemplares estão lindos..
Mas acho que irei educá-la ao estilo MOYOGI mesmo..
O que você acha que devo fazer?? Deixo a muda crescer livremente também mas com aramação??? Irei aramá-la ainda hoje... Assim que estiver pronto posto fotos para você ver como ficou e me orientar quanto ao estilo do tronco.. ok??
Obrigado!!
Abraços!!!!!!! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 2:17 pm Assunto: |
|
|
rbtavares,
acho que você deve aramá-la agora, senão depois ninguém mais consegue entortar o tronco e no mais é pertinente a orientação do junior/pr, escorredor e mamadeira pra ela engrossar!!
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Qui Jul 03, 2008 4:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson,
Comprei o arame aqui.. Mas não deu muito certo não.. Oo''
Hehehehehe...
Acho que ele está muito grosso, ou o material não é muito favorável (alumínio se não me engano).. Não consigo entortá-lo direito na muda.. Só se fizer um pouco de força.. O que pode acabar prejudicando a planta, por ela estar muito frágil ainda...
Deu até uma marquinha no tronco.. =/
Vou ver se compro outro esse final de semana.. Um mais fino..
Assim que conseguir coloco fotos..
Abraços!!
Obrigado!!! |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 11:12 am Assunto: |
|
|
Fala Edson!!! Tudo bom????
Aramei duas mudas de Tamarindo aqui hoje..
Dê uma olhada nas fotos para ver o que você acha..
MUDA 1
MUDA 2
O que acha??? Está bom ou devo modificar alguma coisa??
Na muda 1 não aramei até o topo.. por ela estar muito frágil ainda.. Tenho medo de quebrá-la.. Pode deixar assim né???
Opinião de outras pessoas também será muito bem-vindo... =D
Abraços!!!! |
|
|
 |
RaphaelBT
|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 11:07 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!!!!!!
Modifiquei a aramação das minhas mudas...
Deêm uma olhada nas fotos...
MUDA 1
MUDA 2
E aí.. O que acharam??? Qual a opinião de vocês???
Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato...
Abraços!!!! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 2:54 pm Assunto: |
|
|
Talves seria melhor dar um movimento maior ao tronco. Seria um moyogi bem interessante. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|