FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pinheiro negro!! Esta no ciclo certo??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 4:14 pm    Assunto: pinheiro negro!! Esta no ciclo certo?? Responder com citação

OLa,

Tenho este PN ,e é o mais encaminhado ..esta comigo a mais de 1 ano! gostaria de saber se ele esta certo dentro do ciclo sei que pode variar , mas como nao completei varios ciclos de trabalhos com pinheiros sempre tenho que pesquisar e correr ao Forum ..

Ele esta com bastate brotação a baixo das pontas que ainda nao sao velas .. tive um tempo sem condições de dar as devidas manutenções nas minhas plantas e vou retomalas agora !!

Oque devo fazer neste PN ???

Abraços..[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Capasciuti

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo!!

Pelo que consigo observar nas fotos, esta faltando o MEKIRI, que seria o corte das pontas dos galhos mantendo alguns pares de agulhas no intuito de forçar novas brotações e consequente ramificação.

Isso se faz no inicio de fevereiro aqui na minha região (Sudeste de SP).

Como o verão estava "frio" por aqui, resolvi fazer o MEKIRI um pouco antes, no inicio da segunda quinzena de Janeiro. Como vc pode ver abaixo, os novos botões estão surgindo e até o fim deste mês ou inicio de março acredito que de para passar para proxima etapa que é o MEKAKI, que constitui na seleção destes botões, retirando-se os indesejaveis e deixando geralmente apenas 2 que formaram a ramificação.

Acredito que se vc estiver na mesma região que eu ou num local com clima semelhante, ainda de tempo de fazer. Pois para esta fase o Pinheiro precisa de muito sol e calor para brotar. Se fosse meu faria, pois corre o risco de ficar muito "galhudo" até o inicio do proximo ciclo, mas isso somente vc deve avaliar.

Uma outra observação importante que gostaria de fazer... parece que não foi feito o MEKAKI da forma correta nas ultimas vezes. Percebe-se isso devido a muitos galhos nascendo em paralelo, roda de carroça, etc. Sempre devemos ter em mente que os botões a serem escolhidos (que formarão novos galhos) devem ser sempre os que brotam lateralmente. Os demais, que crescem em cima ou em baixo devem ser retirados. O intuito disso é que seja feita uma boa ramificação sempre na horizontal e quando visto de cima, assemelham-se a palma da mão.

Não sou muito bom em foto mas seguem algumas para vc ter idéia do que estou falando. Very Happy

Grande Abraço!!

Editado pela última vez por Capasciuti em Qua Fev 15, 2012 11:19 am; num total de 1 vez
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 11:15 am    Assunto: Responder com citação

JA QUE O ASSUNTO É PN, TBM QUERO AJUDA.
TENHO ESSE PN E NÃO SEI OQ FAZER COM ELE ATE AGORA.

ABÇ
Capasciuti

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!!

O que eu faria urgente no seu pinheiro se fosse meu seria o MEKIRI para faze-lo ramificar. Por hora não cortaria nada de galhos até porque isso deve ser feito no inverno. E nesse tempo, decidiria que estilo educa-lo.

Uma boa adubação tb seria ideal até o inverno para ele se fortalecer.

Ou seja, inicie o ciclo nele urgente, caso contrario os galhos ficaram tão longos que ficará dificil uma solução.

Grande Abraço!!
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Capasciuti,

Obrigado pela dica !! era oque tinha em mente .. e um PN de "Produção em serie " sao tem os devido cuidados vou começar os trabalhos nele e fazer a seleção de galhos e a brotação pra ter as ramificações primarias secundarias e terciarias..

Fiz uma seleção previa no final do inverno quando reenvasei .. agora vamos colocar ele no eixo!!

abraço..
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando.
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

COMO FAZER O TAL MEKIRI, OQ DEVO TIRAR (QUAIS AGULHAS) OU VELAS?
OBRIGADO
Capasciuti

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

O MEKIRI, como tentei explicar lá em cima, é o processo de cortar os galhos no local desejado mas deixando algumas agulhas. Este processo ira forçar a brotação de novos botões e consequentemente novos galhos e ramificações. As agulhas que são deixadas servirão para vc não perder o galho, pois se cortar num local que já não tem mais agulhas, muito provavelmente o galho irá morrer.

De um olhada no esquema abaixo que ilustra bem. Peguei aqui mesmo no forum num topico que o pessoal estava discutindo sobre o ciclo do pinheiro em diferentes climas. Essa abaixo foi o sugerido para a região sul e encaixa-se quase que perfeitamente para a região sudeste de SP (apenas somar um mês).

Qq duvida, vamos discutindo.

Grande Abraço!!

Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

VLW BROTHER, JA FIZ O PROCEDIMENTO, AGORA VAMOS AGUARDAR.

ABÇ
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: