Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 08, 2010 4:22 pm Assunto: Jabuticabeira Hibrida - Yamadori |
|
|
Novo Yamadori de jabuticabeira híbrida. Apesar da grossura do tronco ( 8 cm), tirei apenas 4 centímetros da raiz pivodante. Esta raiz cresceu enrolada pra dentro. Entao creio que tive sorte.
Estou abrindo a discussão para novas projeções da estrutura principal. Fiz a poda drástica na pressa por causa do pouco tempo que tinha. Fiz de acordo com um belo exemplar que eu lembrava, mas estou estudando outros cortes por estes dias antes de deixá-la descansar. Se acharem que está bom ou não, me avisem. O que vocês acham?
Inspiração, ou não
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 4:29 pm Assunto: |
|
|
Não faça mais nada, agora é tempo de deixar a planta descansando. Se é para cortar, a gente sempre pode fazer depois, mas conseguir outro exemplar destes é bem mais difícil. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 4:35 pm Assunto: |
|
|
Bela planta amigo, vejo que já fez um bom trabalho, espere pelas brotações, escolha os ramos bem posicionados e elimine os que não sirvam, a partir daí, a planta vai responder melhor, o momento agora é de descanso, "sombra e água fresca"... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko disse tudo essa planta pode ser que nunca mais você consiga. Vamos dar tempo para ela se recuperar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 3:44 pm Assunto: |
|
|
Bela planta, vou acompanhar  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 1:55 pm Assunto: |
|
|
Vou comprar um vaso para esta planta, não vou transplantar agora, vou seguir o conselho de todos aqui e não mexer nela agora, mas na opinião de vocês, qual vaso fica melhor? Oval ou retangular?
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 3:31 pm Assunto: |
|
|
Vai dar frutos?????
Tirei a foto hoje, 23 dias pós-transplante, embora pequeno, dá pra perceber que não é um broto e sim inicio de floração.... brotos são pontudos, este é arredondado.
Creio que isso não seja muito comum em yamadoris, vamos ver o que vai acontecer.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 08, 2010 10:30 am Assunto: |
|
|
Apenas uma sobreviveu.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 14, 2010 2:50 pm Assunto: |
|
|
S.O S
Coloquei adubo quimico sem querer nesta planta, e os brotos estão murchando. O que seria para colocar 50ml, coloquei 500!, achando que era vitamina B1. O que eu faço? ja joguei muita agua pra lavar, mas o adubo foi colocado ontem.
Ajudem! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 1:17 pm Assunto: |
|
|
Muita água acho que lavar as raízes não seria interessante. Regue com mais frequência. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 2:09 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio, agora é regar e esperar , aquela flor que surgiu não significa que o tronco já "pegou", isso levará muitos meses ..
Acontece que troncos como este teu conservam muita seiva depois de coletados e continuam a emitir brotos e flores dando a impressão que já se recuperaram ..
Não pense em vasos ou estilos por enquanto , apenas na recuperaçã, deixe a mãe natureza agir com calma e sabedoria ...  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 18, 2010 10:21 am Assunto: |
|
|
Reguei bastante e os brotos voltaram a crescer.
Agora surgiram pulgões. Notei também que algumas folhas estão muito grandes.
Creio que a praga é devido a longa permanência dentro de casa (já está com 42 dias na sombra).
Estou na dúvida se devo colocar ao sol já, devido a este problema com a adubação.
Bonsérgio, quando podemos saber exatamente que a planta “pegou”, e não apenas é seiva armazenada?
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Out 18, 2010 1:03 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio . De iniciante para iniciante ..:
Pela foto , acredito que sua jabu não corre mais perigo de morte , mas ainda exige cuidados ...
- Quando for trocar a bacia de lugar tome muito cuidado no transporte , qualquer esbarrão ou queda.. ou movimento no tronco pode abalar ou quebrar as raizes capilares que estão se recuperando, prejudicando sua planta . O trauma da coleta ainda é recente e as raizes demoram para fixar o tronco ao substrato ... Acredito que em 2 anos o sistema radicular estará refeito . ..
- Já poderia leva-la ao sol gradualmente , começando com o sol da manhã , por 1 hora .. depois ir expondo aos poucos até que fique a pleno sol ...
- Os pulgões apareceram provavelmente por causa da over-dose de adubo , que entra pelas raizes e chega as folhas , causando uma produção de seiva exagerada , o que atrai os pulgões e outros parasitas que se alimentam dela ..
- As folhas maiores tb são resultado da adubação exagerada e falta de sol ... na sombra as folhas tentem a crescer mais , ficam maiores na intenção de captar mais luz e assim fazer a tal fotossintese ...{ penso eu } .
- Com yamadori de calibre maior , é comum o surgimento de brotos nos primeiros dias , que logo secam .. para depois vir as brotações que realmente vingam ... Sei muito pouco ainda , mas , pela ultima foto vemos que sua planta esta em otimas condições , parabens e boa sorte.
PS: Favor corrigirem as eventuais informações equivocadas ... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 12, 2010 8:40 pm Assunto: |
|
|
Atualizando,
 |
|