FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

piracanta
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 12:15 pm    Assunto: piracanta Responder com citação

Há algum tempo adquiri uma pedra lisa com uma caracteristica singular: numa das extremidades há um furo, feito naturalmente, o qual por si só daria um lindo suiseki. Entretanto, como gosto de misturar as coisas, resolvi criar um bonsai diferente.
Assim, peguei uma mudinha de piracanta, e plantei, passando as raizes para um lado e aramando-a, conduzindo o tronco para o outro lado do furo na pedra.
Passados tres anos desde então, o caule da piracanta engrossou, obstruindo totalmente o furo. as raizes, dispostas o mais radial possivel, resultaram num nebari interessante.
Ocorre que estou tendo uma certa dificuldade em escolher o tipo de copa ideal para essa composição. Assim, posto fotos dessa planta para que os colegas apreciem o trabalho até agora realizado e postem sugestões, sobre qual a melhor maneira de continuá-lo, principalmente na parte aerea.
Estruturei alguns galhos principais e um ápice inicial. mas todas as opiniões e sugestões são bem vindas.
Um abraço a todos.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337356&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337355&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337357&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1084478&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1084471&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1084470&size=3

Desculpem se por acaso alguma foto parecer repetida, mas tentei obter todos os angulos. O vaso mede 30cmx20cmx12cm, o caule, na saida da pedra, 2,5cm. A altura do conjunto 25cm.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 2:26 pm    Assunto: Re: piracanta Responder com citação

Oi Nicky, tudo bem?

Muito legal seu trabalho...!!!
A pedra tem o fundo chato?...
Te pergunto isso porque a característica mais marcante desse bonsai é o fato de estar sobre (e dentro) de uma pedra.
Pegando a 1a. foto, imaginei que se voce virasse um pouco a pedra no sentido horário, o tronco partirá de um ponto mais alto, realçando seu estilo. Ou seja, as raizes que saem pelo furo lateral seriam um pouco mais enterradas e o nebari subiria.
A duvida é se o formato do fundo da pedra aceitaria este movimento....
Claro que isso exigiria também uma correção da estrutura do bonsai, mas na minha opinião esta mudança seria mais simples.
Confesso que não consegui enxergar bem a parte aérea a ponto de te sugerir algo...
Ainda assim, acho que uma alternativa que ela aceitaria seria uma copa bem baixa e larga, sendo um dos lados bem mais largo que o outro, se projetando bem além da pedra....
Apenas uma "pequena viagem".... Rolling Eyes

Abraço,
Charles

Editado pela última vez por Charles em Seg Jun 20, 2005 9:26 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nicky !!!! Laughing Laughing Laughing

Fiquei maravilhada com seu trabalho !!!!! Fiquei olhando por vários minutos cada foto. Você está de parabéns !!!!! Razz Razz Razz

Oi Charles !!! Laughing Laughing Laughing
Depois do que você falou, quem sou eu para opinar alguma coisa ??? Question Question Sou apenas aprendiz !!! Embarassed

Quem conhece bem e sabe trabalhar em plantas colocadas em pedra é o Nelmar, quem sabe depois ele entra nesta discussão....

Mais uma vez parabéns Nicky!!!!

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 8:25 pm    Assunto: Nicky Responder com citação

Nicky,

Achei muito maneiro o seu bonsai, mas não sei como te ajudar. Acho que a opinião do Charles é interessante e o máximo que consegui visualizar na copa foi uma estrutura na forma de um "capuz" de cogumelo, entende? Acredito que uma copa arredondada ou oval seria interessante.
Parabéns pelo trabalho!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Angela....

Pode parar !!!! Mad Shocked Very Happy
Seu slogan "aprendiz de bonsaísta" é também o meu. Se eu o copiasse não seria plágio, uma vez que é a pura verdade!
Portanto mocinha... aprendiz por aprendiz... jogo empatado... Wink

Sério agora... acho muito legal tentar passar nossa forma de ver, porque eu já senti muitas vezes o quanto as opiniões dos colegas me fizeram enxergar algo que não tinha percebido ainda.... e fez muita diferença...

Concordar ou discordar da opinião prá mim é secundário. Importante é oferecer alternativas que façam refletir...

Abraço,
Charles
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

OH CHARLES SAN !!!!!! Laughing Laughing Laughing
Chorei de rir com o "mocinha", aliás... quando minha filha quer mexer comigo me chama assim.... Razz Razz Razz

Sou de fato eterna aprendiz e não me envergonho, pelo contrário, tenho o maior prazer em aprender com vocês EXPERTS. Very Happy Very Happy Very Happy

Acho o trabalho de planta acoplada numa pedra algo belíssimo ! Tenho um pequeno Ipê que ganhei do Nelmar que é lindinho e o admiro diariamente vendo sua evolução.

Abraços

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2005 8:01 pm    Assunto: piracanta Responder com citação

Charles, agradeço pela atenção dispensada com minha planta. Sua sugestão é interessante, mas a estrutura da raiz pretendo deixar como está.
Apenas a copa, isto é, a parte aerea, que está saindo um pouco dificil. Consegui estruturar os galhos, criando tres patamares distintos. Mas, para mim, não ficou bom. Parece não assentar muito bem com esse tipo de trabalho.
Um outro colega havia sugerido cortar a planta próximo ao primeiro galho, escolhendo um novo ápice e recomeçar toda a planta a partir disso.
Mas antes de lançar mão desse recurso, ficarei no aguardo de opiniões de outros colegas.

Angela, obrigado pela sua atenção, tambem. Como voce, sou um eterno aprendiz, vez que a natureza escolhemos como moldura, e nossa arte está eternamente em modificação. Digo isto porque não vejo um bonsai como arte final. Aos olhos de quem criou, talvez. Mas se outro artista pegar a mesma planta, pode resolver mudar tudo e recomeçar, fazendo algo totalmente novo, contrário ao que existia antes.
Temos visão de algo, temos farto material de trabalho. Aprendamos, pois, com esse material a moldar nossa visão.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2005 8:37 pm    Assunto: Re: piracanta Responder com citação

Oi Nicky... tudo bem?

É isso aí...
Opiniões dos colegas são matéria-prima para nosso processo criativo!
Nossas análises e reflexões, idem...
Algo mais importante ainda, é aquele nosso período de contemplação, onde simplesmente nos deixamos levar pela planta....
Mas aquele "click" que tanto desejamos, decorre dessa mistura toda, e acontece no momento certo....
Claro... tudo isso regado pela indispensável, paciência... Very Happy

Abraço,
Charles
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2005 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nicky !!!! Laughing Laughing Laughing

Volto hoje a admirar sua planta com a finalidade de ajudar com meus parcos conhecimentos. Como diz nosso amigo Charles, temos que esperar um "click". Às vezes levamos dias e dias olhando uma planta e não "vemos" nada e um outro dia..... VEMOS TUDO QUE A ´LANTA QUER E NOS PEDE. Isto é fantástico.
Com pedido de desculpas a quem falou para cortar um galho... eu não cortaria nenhum, deixaria eles crescerem a vontade e depois começaria a trabalhar. Temos que pensar em outra coisa tb. Esta bela planta ficará no vaso que está ??? Dependendo do vaso, temos que repensar a colocação dos galhos.

Abraços

jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2005 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nick,

na minha opinião
- reduziria o comprimento das pontas dos galhos em +ou- 50%, tornando-a mais compacta,

- curvaria o galho que cai para a direita para o lado esquerdo, completando o "esse", aumentando a altura do ápice.

- selecionaria apenas os galhos que ficam na parte externa da curva e eliminaria os outros

- trocaria a posição no vaso deixando como frente a posição da segunda foto.

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Grande amigo!
Não consegui visualizar nenhuma das fotos!
Só aparecia propaganda da Apple

Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

por que eu não consigo ver as fotos??

Sad
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Não consegui visualizar amigo Nicky... Sad
ROSIMEIRE E. G.
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Também não consegui visualizar as fotos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: