Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Lima

Registrado: 03/12/12 Idade: 42 Mensagens: 17 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:41 pm Assunto: Trabalhando c/Bonsai Fícus Boni/+ Espécie MURTA (20/04/2013) |
|
|
Olá galera! Vim postar uma foto do meu primeiro Bonsai Ficus Boni.
Estou pensando no que vou fazer para mudar algum movimento dela.
Quem tiver alguma sugestão. Manda aí.
Ah! Pessoal, eu achei essa muda de.. (???) Não sei o nome..
Es a minha dúvida, alguém aí sabe que espécie seria esta???
Por favor, quem souber me mande o nome, pois, tenho mais três mudas dela.

Editado pela última vez por Carlos Lima em Sáb Abr 20, 2013 10:05 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:44 pm Assunto: |
|
|
Quanto à primeira, eu faria um falso transplante, num com dia com clima mais ameno, claro.
Já a segunda eu não sei do que se trata. Espere a galera mais cascuda. _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
Carlos Lima

Registrado: 03/12/12 Idade: 42 Mensagens: 17 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:55 pm Assunto: Resposta |
|
|
André Rocha escreveu: | Quanto à primeira, eu faria um falso transplante, num com dia com clima mais ameno, claro.
Já a segunda eu não sei do que se trata. Espere a galera mais cascuda. |
Valeu André Rocha!
Desculpa a minha ignorância, mas, para que serve esse falso transplante? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:59 pm Assunto: |
|
|
A segunda planta é uma Murta, Murraya paniculata.
Muito usada na arborização urbana e em jardins. Flores delicadas e extremamente perfumadas.
Apesar de seu crescimento lento, pode-se fazer belos bonsai com ela.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:59 pm Assunto: |
|
|
.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:00 pm Assunto: |
|
|
É simplesmente retirar a planta do vaso que ele se encontra, sem mexer no seu torrão, e colocá-la num vaso maior, com substrato mais drenante. Serve pra ajudar a planta a se desenvolver, pois se ela continuar nesse vasinho de plástico, as raízes não terão espaços para crescer e, consequentemente, a planta tb não irá se desenvolver.
No caso, deve-se fazer o falso transplante, e não o transplante, porque estamos no verão, uma época que não é propícia para se mexer nas raízes. _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:25 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
edson0605 escreveu: | A segunda planta é uma Murta, Murraya paniculata.
Muito usada na arborização urbana e em jardins. Flores delicadas e extremamente perfumadas.
Apesar de seu crescimento lento, pode-se fazer belos bonsai com ela.
 |
Obrigado Edson! Valeu mesmo! |
|
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:34 pm Assunto: Resposta |
|
|
André Rocha escreveu: | É simplesmente retirar a planta do vaso que ele se encontra, sem mexer no seu torrão, e colocá-la num vaso maior, com substrato mais drenante. Serve pra ajudar a planta a se desenvolver, pois se ela continuar nesse vasinho de plástico, as raízes não terão espaços para crescer e, consequentemente, a planta tb não irá se desenvolver.
No caso, deve-se fazer o falso transplante, e não o transplante, porque estamos no verão, uma época que não é propícia para se mexer nas raízes. |
Ok, vou dar uma olhada pra ver se as raizes estão com pouco espaço.
Nele tem um pedaço de uma supostamente poda de um galho, só que deixaram um toquinho de 1cm sobrando. será que convem corta-lo?
Meu medo é dele secar e ficar com um defeito no tronco.. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:41 pm Assunto: |
|
|
Relaxa, Carlos. Se ele secar, melhor ainda. Vai virar um jin natural!
De qualquer forma, essa planta ainda está nova e precisa se desenvolver, logo, precisa de um vaso/bacia grande. _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:50 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
André Rocha escreveu: | Relaxa, Carlos. Se ele secar, melhor ainda. Vai virar um jin natural!
De qualquer forma, essa planta ainda está nova e precisa se desenvolver, logo, precisa de um vaso/bacia grande. |
Mais uma vez, Obrigado pelas dicas André Rocha!
Valeu "Rapa". |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 9:51 pm Assunto: |
|
|
Imagina, CampiXta! rsrsrs _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Seg Jan 28, 2013 1:44 pm Assunto: |
|
|
O Ficus Boni é considerada uma cream cracker ( aquelas bolachas de água e sal ) porque ela quebra muito fácil na aramação. Então cuidado quando for faze-lo. Não desfolhe ela inteira, ela não gosta muito deste procedimento pois ela pode secar galhos inteiros, deixe um par de folha por galhos... Tentativas de jin nunca consegui (talvez tenha feito algum procedimento errado para essa planta), a parte descascada mucha. Essa é minha experiência. Talvez outros tenham tido experiência diferentes.
Ai vai uma de minhas plantas... Em breve posto mais...
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Ter Jan 29, 2013 2:05 pm Assunto: Laboratório: Meu primeiro Bonsai ficus Boni. |
|
|
Carlos Lima escreveu: | Olá galera! Vim postar uma foto do meu primeiro Bonsai Ficus Boni.
Estou pensando no que vou fazer para mudar algum movimento dela.
Quem tiver alguma sugestão. Manda aí.
|
Eu fiz algumas podas:
Nesta foto está o exemplo dos locais de cores vermelhas onde podei.
Nesta outra, o resultado de como ficou.
Usei uma caneta de tamanho normal, para ter uma noção exata do tamanho do meu bonsai ficus boni.
Não sei se ficou bom, mas como eu coloquei na minha apresentação, estou aprendendo, e tentando me aperfeiçoar.
Este ano é a minha primeira experiência na arte bonsai, nunca tive nenhum bonsai, nunca se quer tinha visto um bonsai pessoalmente.
Estou tentando cair de cabeça nessa arte porque passei apreciar essa linda arte. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 29, 2013 2:36 pm Assunto: |
|
|
Faça um falso transplante, aproveitando que o clima, mesmo nesse verão, está ameno. O ficus é bem resistente. _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Ter Jan 29, 2013 2:46 pm Assunto: |
|
|
André Rocha escreveu: | Faça um falso transplante, aproveitando que o clima, mesmo nesse verão, está ameno. O ficus é bem resistente. |
É, eu tô querendo fazer, mas tô procurando um melhor vaso.
O que você achou da poda? Ficou bom? |
|
|
 |
|