|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Akioshe
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 12:14 am Assunto: Novas Mudas |
|
|
Hoje eu sair pra comprar algumas mudas, achei algumas interessantes..
o que vocês acham?
Cajá mirim (já dei uma podada drástica, amanhã posto fotos.)
2 mudas de Siriguela. (está com um tronco bem grosso, ta com 30cm do vaso até o topo, tô pensando em diminuir um pouco, uns 10cm..)
Romã
 |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
BELAS PLANTAS AKIOSHE...
UMA DICA Q APRENDI NA PRATICA, SIRIGUELAS NAUM GOSTAM MUITO DE AGUA, NEM NA PLANTA JAH FORMADA OU FAZENDO ESTAQUIA OU ALPORQUIAS....
E UMA PERGUNTINHA, Q TIPO DE SUBSTRATO TAH NA SERIGUELA E NA ROMA???
ABRACOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Akioshe
|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
fala RCasagrande, blz ?
cara eu comprei essas mudas com esse substrato..
me parece ser 80% terra vegetal..
mais como vc está falando que ela não gosta muito de água, posso mudar esse substrato, colocar mais pedrisco, areia grossa, pinus triturado..
que que vc acha ? |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 20, 2011 11:59 pm Assunto: |
|
|
Tá parecendo ser barro esse substrato citado pelo RCasagrande...
Não sei se agora é o momento certo de fazer, mas se você ver que o substrato está compactando demais após as regas, eu faria o que chamam de um 'falso transplante'. Consiste em transplantar para outro vaso, mas sem tocar no torrão e nas raízes, simplesmente passar para um novo vaso com um novo substrato, aí sim seria mais drenante... normalmente recomendam: caco de tijolo/telha (chamote), pedriscos (de 2 a 5 mm), casca de pinus, carvão vegetal e areia granulada. Depois de 45 dias você começa a adubar!
Salientando que eu sou iniciante, então aguarde mais observações!
Abraços |
|
|
 |
Akioshe
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 12:14 am Assunto: |
|
|
AguiaR, acho que da pra fazer sim, porque elas não tem praticamente raiz nenhuma.. eu comprei até um enraizador pra ajudar.. acho que da pra fazer o transplante tranquilo..
eu pensei nesse substrato, não sei se e o certo.. 30% de pedrisco, 40% terra vegetal, 10% de areia grossa e 20% de pinus triturado..
caco de telha e areia granulada e complicado de achar, ainda não conseguir achar em brasília.. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 10:45 am Assunto: |
|
|
Akioshe,
caco de telha é só pegar telhas quebradas ou tijolos maciços velhos, restos de construção, etc., e quebrar com martelo ou qualquer coisa dura e resistente... daí ir separando os grânulos menores dos maiores e ir quebrando mais os maiores. Eu uso uma toalha velha para embrulhar os cacos e martelo por cima do pano, para não ficar respirando a poeira e não fugir os cacos quando martelar. O interessante é ter várias telas (daquelas de construção), peneiras, etc., que tenham abertura de no máximo 5mm. Aí a coisa fica mais fácil, mas é demorada e precisa de vontade!
A terra granulada realmente é mais complicada de se achar. Eu particularmente utilizo somente pedriscos, caco de telha/tijolo e terra vegetal. Faço numa proporção de 40%, 40% e 20%, respectivamente. Minhas plantas estão reagindo bem a essa mistura, concomitantemente estou adubando sempre, com a mistura de torta de mamona + farinha de osso, isso depois de 30 a 45 dias do transplante. A casca de pinus eu não encontro tão facilmente, por isso não adiciono na minha mistura.
abraços |
|
|
 |
Akioshe
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 2:58 pm Assunto: |
|
|
Bacana AguiaR, eu vou arrumar as telhas aqui..
casa de pinus eu acho em praticamente todo supermercado que eu vou, na área de jardinagem..
vou fazer os transplantes, comprei um enraizador também, acredito que vai ajudar bastante..
abraços... |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 3:48 pm Assunto: |
|
|
Ó, mas só faz o transplante se o substrato atual compactar muito. Porque ainda não é a época boa para transplantes, que o mais recomendado é no inverno ou em alguns casos na primavera, romã por exemplo.
Só se ele estiver compactando, deixando duro, porque aí vai prejudicar o desenvolvimento das mudas, quanto ao seu enraizamento.
Aí se for o caso, você poderá fazer o falso transplante, retira o excesso do substrato atual, deixa a planta com as raízes intactas e o torrão, consequentemente. E passa para o mesmo ou para uma bacia maior, com o substrato novo.
Mas digo mais uma vez, é preciso verificar se realmente há a necessidade da mudança, porque como não é a época adequada, pode acabar a perder a planta! :\
Abraços |
|
|
 |
Akioshe
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 2:29 pm Assunto: |
|
|
Pois é AguiaR, tem que ver tudo isso, como ela está brotando não vou mexer.. daqui um tempo eu faço um falso transplante. |
|
|
 |
Fhabio Souza
Registrado: 03/01/12 Idade: 38 Mensagens: 17 Localização: Guará-DF
|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 7:39 pm Assunto: |
|
|
Akioshe, legal suas plantas. Percebi que vc já tem bastante bonsai, hein?
Aonde costuma comprar essas mudas em Brasília?? Sabe algum lugar próximo ao Guará ou Tanguatinga?
Abraço! |
|
|
 |
Akioshe
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 2:44 am Assunto: mudas |
|
|
fala Fhabio Souza, blzinha ?
cara, indo para taguatinga norte, tem um lugar que vende plantas, o dono e um japones, tem um avião pequeno que nao funciona na frete, essas foram compradas la, paguei em torno de 15 reais em cada.
qlqr coisa manda MP que eu te explico melhor.. abraço. |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 10:46 am Assunto: |
|
|
O nome da loja e Kireibara.
Mais galera tem lugares melhores pra comprar plantas em brasilia!
valeu _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|